Buscar

Caso concreto aula 6

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso concreto aula 6
Questão discursiva:
Sim. Pois, decisão judicial, igual a sentença, considerando a impossibilidade de trato consensual entre o poder público ou seu delegatário e o proprietário serviente, será a servidão administrativa intentada por meio de ação judicial, conforme 40 do Decreto 3.365/41.
Tomando por base o que foi estudado neste sentido nas desapropriações, tem se que a declaração, inclusive da servidão, pertence exclusivamente ao poder público, a exemplo do que trata a Lei 8.987/95, no seu art. 31, VI.
Jurisprudência
STF - AG.REG. NO AGRAVO DE INSTRUMENTO AI 820552 RS (STF)
Data de publicação: 17/09/2014
Ementa: EMENTA DIREITO ADMINISTRATIVO E AMBIENTAL. INTERVENÇÃO DO ESTADO NA PROPRIEDADE. DISCUSSÃO SOBRE A MODALIDADE DE INTERVENÇÃO. LIMITAÇÃO ADMINISTRATIVA. ANÁLISE DA OCORRÊNCIA DE EVENTUAL AFRONTA AOS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS INVOCADOS NO APELO EXTREMO DEPENDENTE DA REELABORAÇÃO DA MOLDURA FÁTICA CONSTANTE NO ACÓRDÃO REGIONAL. ÂMBITO INFRACONSTITUCIONAL DO DEBATE. ACÓRDÃO RECORRIDO PUBLICADO EM 17.11.2009. Divergir do acórdão recorrido quanto à modalidade de intervenção praticada pelo Estado na propriedade, se limitação administrativa ou se desapropriação indireta, exigiria o reexame da moldura fática constante no acórdão regional e análise das normas infraconstitucionais aplicáveis à espécie, o que torna oblíqua e reflexa eventual ofensa, insuscetível, portanto, de viabilizar o conhecimento do recurso extraordinário. As razões do agravo regimental não se mostram aptas a infirmar os fundamentos que lastrearam a decisão agravada, mormente no que se refere à inviabilidade de recurso extraordinário cuja suposta afronta ao texto constitucional demande a interpretação de normas infraconstitucionais – Lei Federal nº 4.771/65, Leis Estaduais nº 7.989/85 e nº 9.519/92 e Decreto/RS n° 36.636/96 - e do reexame da moldura fática constante no acórdão de origem. Precedentes. Agravo regimental conhecido e não provido.
Encontrado em: ARARIPE CARNEIRO. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. PROCURADOR-GERAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL AG

Outros materiais