Buscar

Dir. Fin. e Trib. 1 semana 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I
ALUNO: 
PROFESSOR (A): 
CASO CONCRETO SEMANA 08
	O Município de Angra dos Reis promulga lei em 30.05.2006, estabelecendo a incidência do ITBI sobre as embarcações alienadas no território municipal, já que esses bens são garantidos por hipoteca, o que demonstraria a natureza imobiliária das embarcações. Ester efetua alienação de uma embarcação para Moisés (ambos domiciliados naquele Município, mediante contrato lavrado em cartório no dia 30.05.2007. Firme na legislação municipal, a Fazenda Pública de Angra dos Reis efetua o lançamento de ofício do ITBI. Ester apresenta impugnação na via administrativa, pleiteando o seu direito de não pagar o tributo em tela. 	Examine o caso, em suas várias nuances, sob a ótica das normas do CTN sobre interpretação.
	De uma forma geral o direito trata as embarcações como bens móveis. Desta forma, a cobrança realizada pelo município é ilegal, visto que as embarcações não podem sofrer da incidência do ITBI, uma vez que o direito tributário não pode alterar os conceitos dos institutos de direito civil para ampliar competência tributária, esta é a previsão do art. 110 do CTN.
Questão objetiva 
	(FAURGS-2015) No que se refere à legislação tributária, assinale a alternativa que contém afirmativa correta. 
a) Leis expressamente interpretativas não podem ser aplicadas a atos ou fatos pretéritos se contrariarem orientação favorável aos contribuintes já firmada pelos Tribunais Superiores. 
b) Os conceitos utilizados pela Constituição da República para outorgar competência impositiva podem ser alterados pelo legislador do ente político que a titularizar, dada a sua autonomia tributária e financeira. 
c) O Código Tributário Nacional admite a utilização da analogia para a aplicação das hipóteses de incidência tributária a fatos juridicamente semelhantes àqueles por elas previstos, com vistas à promoção da igualdade. 
d) O legislador ordinário pode estabelecer que multa tributária menos gravosa somente se aplique a fatos futuros. multa ou imputação de débito tem a natureza de título executivo.

Outros materiais