Avaliando Nutrição Esportiva
16 pág.

Avaliando Nutrição Esportiva


DisciplinaNutrição Esportiva4.439 materiais46.577 seguidores
Pré-visualização5 páginas
1a Questão (Ref.: 201408272426)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao realizarmos atividade física nossos músculos devem se adequar a necessidade e incrementar a síntese de energia sob a forma de ATP. Com relação as vias metabólicas capazes de gerar ATP podemos afirmar que:
		
	
	Dentre todas as vias metabólicas geradoras de energia a glicólise anaeróbia possui a maior capacidade de sintetizar ATP por segundo
	
	A fosforilação oxidativa é uma via metabólica utilizada preferencialmente em exercícios de "explosão muscular"
	 
	A fosforilação oxidativa é uma via metabólica dependente de oxigênio
	
	Independente do exercício utiliza-se primeiro a cretina-creatina fosfato, depois a glicólise anaeróbia e, posteriormente, a fosforilação oxidativa para a obtenção de energia
	
	O maratonista utiliza preferencialmente a via creatina-creatina fosfato como fonte de energia ao longo da maratona
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408261698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desidratação é uma das causas mais comuns que levam o atleta a fadigar durante eventos sob alta temperatura ambiente. Dessa forma é recomendável a ingestão de liquidos por parte do atleta. Nesse contexto marque a opção correta com relação a água no nosso organismo:
 
I - Por conter vitaminas e minerais a água auxilia na reposição energética do atleta durante os exercícios.
II - O nosso organismo é composto majoritariamente por água.
III - A água auxilia nos processos de digestão, absorção, transporte e excreção de moléculas e metabólitos produzidos pelo nosso organismo.
 
IV - Nosso organismo é capaz de produzir água em pequenas quantidades.
 
V - A água contribui para a lubrificação das nossas articulações.
 
		
	
	somente as alternativas II e III estão corretas
	
	todas as alternativas estão corretas
	 
	somente as alternativas II, III, IV e V estão corretas
	
	somente as alternativas II, IV e V estão corretas
	
	somente as alternativas II, III e V estão corretas
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408274744)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O músculo esquelético utiliza diferentes fontes energéticas de acordo com a intensidade e duração da atividade. Em atividades de grande intensidade que duram entre 5 a 10 segundos qual(is) o(s) principal(is) substrato(s) energético(s) utilizado(s)?
		
	
	Fosfocreatina
	
	ATP + Glicogênio
	 
	ATP + Fosfocreatina 
	
	Metabolismo oxidativo
	
	ATP
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408742234)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os efeitos da desidratação podem trazer sérios problemas de saúde ao atleta, por isso a reposição adequada de fluidos após uma prova esportiva, é primordial, principalmente, quando as condições ambientais são quentes. Um triátlon iniciou sua competição com 60Kg e quando finalizou tinha 57kg. De acordo com essa perda hídrica, seu percentual de desidratação é:
		
	 
	5%
	
	4%
	
	3%
	
	2%
	
	1%
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408742218)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João Vitor é um atleta que pratica esporte de longa duração e baixa intensidade. Seu peso é de 70Kg. Na última competição que participou perdeu 06 kg de líquidos. Nesse contexto, a quantidade máxima recomendada de líquidos para garantir sua hidratação até 6h após o exercício é de:
		
	
	5 litros;
	
	6 litros;
	 
	9 litros;
	
	2 litros;
	
	7 litros.
		
	1a Questão (Ref.: 201408273723)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) ao lado de cada questão e assinale a sequencia CORRETA.
( ) Os carboidratos não são os únicos macronutrientes cuja energia armazenada pode ser usada para gerar ATP anaerobicamente.
( ) No exercício moderado a intenso, os carboidratos proporcionalmente são os "combustíveis" mais utilizados para atender as necessidades do organismo.
( ) Quando uma atividade física de alta intensidade e longa duração acarreta uma depleção significativa de glicogênio corporal, os aminoácidos oriundos da proteólise passam ser utilizadas como combustível durante o exercício.
( ) A proteína funciona como importante substrato energético, isto porque depois que o nitrogênio é removido da molécula do aminoácido durante o processo de desaminação, os esqueletos de carbono restantes penetram em várias via metabólicas para a produção aeróbica de ATP.
 
		
	 
	F; V; F; V
	
	V; V; V; F
	
	F; V; V; V
	
	F; F; V; V
	
	V; V; F; F
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408272597)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os minerais auxiliam em várias funções metabólicas e a sua carência pode estar correlacionada com a queda do rendimento físico. Dentre os minerais abaixo qual normalmente está presente em maior quantidade no suor devendo ser reposto através da ingestão de repositores hidroeletrolíticos
		
	
	Potássio
	
	Cloro
	
	Cálcio
	 
	Sódio
	
	Fósforo
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408754379)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	OS REQUERIMENTOS DE ENERGIA DE CRIANÇAS ATLETAS SÃO DIFERENTES DOS DE ATLETAS ADULTOS. QUANTO UMA CRIANÇA DE 7 ANOS, POR EXEMPLO PODE GASTA A MAIS DE ENERGIA?
		
	 
	25 A 30%
	
	50 %
	
	25 A 35%
	
	35 A 40%
	
	MAIS DE 50%
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408272601)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Atletas envolvidos em esportes com características aeróbias necessitam de um grande volume de eritrócitos na corrente sanguínea. Para os eritrócitos serem funcionais no transporte de oxigênio pelo organismo eles necessitam da presença de qual mineral:
		
	 
	Ferro
	
	Iodo
	
	Manganês
	
	Magnésio
	
	Sódio
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408272430)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	João M.D. ao acordar pela manhã realizou uma atividade física de longa duração (2h) e de alta intensidade em estado de jejum (jejum de 8h). Durante o exercício João sentiu-se tonto e posteriormente verificou-se que ele tinha experimentado um episódio de hipoglicemia. De acordo com esse relato podemos estimar que a base fisiológica para o ocorrido foi:
		
	
	A lipólise e a proteólise diminuíram ao longo do exercício dificultando a manutenção da glicemia
	
	o glicogênio hepático e muscular já estavam depletados previamente ao exercício. Como ambos possuem função da manutenção da normoglicemia o indivíduo teve uma hipoglicemia durante o exercício
	
	O glicogênio muscular foi depletado o que induziu diretamente a hipoglicemia durante o esforço
	 
	o glicogênio hepático foi depletado e a taxa da ativação da gliconeogênese não foi suficiente para atender a demanda de glicose pelas células
	
	João ainda possuia boas reservas de glicogênio hepático mesmo ao final do exercício, entretanto, a não ativação da gliconeogênese resultou na hipoglicemia.
		
	
	1a Questão (Ref.: 201408273725)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Avalie as afirmativas pertinentes a água para performance.
I-Se o indivíduo não se hidratar adequadamente, a perda de água refletirá na perda de peso, que por sua vez aumentará o risco de hipotermia.
II-Quando o corpo está exposto ao frio, ele reage com uma vasodilatação e aumenta o metabolismo com tremor, calafrio.
III-Ocorre hipotermia quando a perda de calor para o meio ultrapassa a sua produção endógena, de forma que a temperatura corpórea pode cair a níveis perigosos.
IV-São considerados efeitos da desidratação: boca seca, tontura, confusão mental, etc.
V-A adição de quantidades adequadas de carboidratos e/ou eletrólitos aos fluidos para reposição hídrica é recomendado para esportes que tenham mais de 1 hora de duração
É correto o que se afirma em:
		
	
	I, III, IV
	
	II, III, IV
	 
	III, IV, V
	
	II, IV, V
	
	I, II, V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408261698)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A desidratação