Buscar

TRABALHO DE GRUPO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO EM GRUPO – TG
ESTILOS DE APRENDIZAGEM E METODOLOGIAS ATIVAS
A escola pode ser considerada nos dias atuais, como um lugar que por excelência, exige que os alunos tenham conhecimento crítico e criativo, que passou a ser exigido ao longo dos tempos pelo conjunto de sujeitos sociais. Sua função então é realizar a mediação entre o conhecimento prévio dos alunos e o conhecimento formal e sistematizado, possibilitando novas formas de acesso ao conhecimento científico. 
Conforme as mutações que ocorreram com o passar do tempo, a educação se tornou um processo constante na história de todas as sociedades. Diferente de anos atrás, os alunos hoje tem acesso muito mais rápido e fácil às informações, não sendo mais possível que os professores deixem de observar a realidade na qual as crianças e jovens estão inseridas, que é o contexto tecnológico.
Para que os recursos tecnológicos façam parte da vida escolar, as novas tecnologias de informação e comunicação devem ser utilizadas como ferramenta, pois trazem uma grande contribuição para a prática escolar em qualquer nível de ensino, sendo necessário que alunos e professores o utilizem de forma correta. Dessa forma, é preciso pensar como devem ser incorporadas no dia a dia da educação, de maneira definitiva. 
Para que a escola seja um centro de inovações para o aprendizado, os professores devem estar capacitados a utilizar as tecnologias da informação para o benefício do aluno, sendo capaz de reconhecer os diferentes modos de pensar e as curiosidades do aluno sem que haja a imposição do seu ponto de vista. Com estas tecnologias, a sala de aula se torna um ambiente cada vez mais interativo e, consequentemente, atrai mais a atenção dos alunos. Com a utilização das tecnologias educacionais, também se torna mais fácil os processos de inclusão que são tão importantes para a interação escolar. 
Porém, mesmo com todos os benefícios que a tecnologia da informação e comunicação oferecem, muitos professores ainda possuem resistência quanto ao uso da tecnologia, e teimam em utilizar métodos tradicionais de ensino por não saberem lidar com novos instrumentos tecnológicos, percebendo assim, uma reação negativa de muitos educadores a essas inovações. 
Essa reação às inovações se deve ao despreparo do professor, que não se adaptou às diversas mudanças ocorridas na educação. Para que essas inovações aconteçam, é necessário que os professores estejam em constante aperfeiçoamento, principalmente em termos da inserção dos recursos tecnológicos aplicados ao ensino. Logo, entende-se que é necessário haver professores capacitados e qualificados para inserir na sua prática educativa recursos que auxiliem a aprendizagem do aluno.
A escola como um dos espaços mais privilegiados de discussão, produção e construção do conhecimento deve oportunizar aos estudantes o uso das ferramentas tecnológicas disponíveis no ambiente escolar, visando dinamizar e intensificar o ensino, e o professor como agente mediador no processo de formação de um cidadão apto para atuar nessa sociedade de constantes inovações, tem como desafios incorporar as ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem.
Os diversos estilos de aprendizagem também requerem que sejam consideradas as tecnologias da informação. Esses estilos são maneiras que uma pessoa usa para conseguir aprender o que é proposto, são únicos e pessoais, pois cada um apresenta facilidade em um determinado estilo e dificuldade em outro.
Pelo fato de os estilos serem diversos, e muitos alunos apresentarem dois ou mais estilos associados, pode-se utilizar muitas atividades diversificadas, tais como aulas virtuais em computadores, figuras, filmes, músicas, danças, encenações de teatro, jogos, atividades extraclasse, trabalhos individuais e em grupos, buscando assim a identificação de cada aluno em determinadas atividades para que seja destacada a sua habilidade e seu estilo de aprendizagem.
O professor precisa então, estar preparado para propor atividades que utilize o maior número de estilos de aprendizagem possíveis, detectando o estilo de cada aluno dentro de uma sala de aula para que estes possam desenvolver-se e entender o que está sendo proposto de maneira mais fácil, possibilitando que todos os alunos se interajam diante das atividades propostas, trabalhando para que haja aprendizagem significativa, tentando assim usar o melhor de cada um dos alunos, para que possam refletir sobre os acontecimentos e aplicar no seu dia a dia. 
As metodologias que fazem uso de mídias apropriadas são caminhos para a educação exigida pelo século XXI. Não basta apenas que seja utilizada uma tecnologia, precisa saber a forma certa de utiliza-la. E o professor sempre estará por trás desse aprendizado. 
Todas nós, componentes deste grupo, vivenciamos situações de estilo de aprendizagem, seja em nossa prática profissional ou em nossa atuação em estágios.
Verificamos alunos com aprendizagens físicas, que tinham gosto pela prática de esportes, dança, invenção, construção de objetos, que ficavam montando e desmontando brinquedos. 
Notamos também que em uma sala de aula a qual uma de nós foi auxiliar, a maioria dos alunos, apresentavam estilo intrapessoal, se mostrando tímidos, calados, que não gostavam de interagir entre si. 
Vimos também alunos do estilo interpessoal, sendo alunos mais prestativos, autênticos, com maior capacidade de interagir com alunos novatos e com necessidades especiais. Esses alunos também não gostavam de atividades individuais, pois sempre juntavam-se em grupos para realizar atividades.
Não notamos nenhum aluno que se encaixasse nos estilos linguísticos e visuais, porém uma de nós trabalhamos em uma sala, onde utilizava-se muito o raciocínio lógico, número, padrões e sequencias, contagem e classificação de objetos, pois a professora dizia que os alunos se identificavam muito com aquelas aulas. 
Quanto ao estilo visual, notou-se alunos que ainda não eram alfabetizados folheando livros, o que pudemos analisar que se tratava de um estilo de aprendizagem visual. 
Enfim, vimos em nossa vivência acadêmica, diversos alunos que se encaixava nos estilos de aprendizagem estudados por nós. Tanto nós como as professoras que davam aula, para esses alunos, percebeu que por mais que cada um apresentasse um estilo diferente, quando se realiza uma atividade com a utilização de recursos tecnológicos, todos se interagem muito bem e constroem uma aprendizagem significativa. 
A partir dos conhecimentos adquiridos na palestra, foi possível entender as diferenças no processo de ensino aprendizagem, e como cada um adquire conhecimentos com mais facilidade ou mais dificuldade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?
Você viu 1, do total de 5 páginas

Outros materiais