Buscar

Inspeção

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSPEÇÃO POR AMOSTRAGEM 
Impossibilidade de controle 100% de todas as características. Por este motivo adotou-se um sistema de controle por amostragem. 
Esse sistema se baseia em amostras formadas por um certo número de peças extraídas do lote de acordo com regras bem determinadas. 
A utilização desse sistema não oferece certeza total desses resultados devido ao erro amostral, que pode incorrer em dois tipos de risco: 
Um lote de má qualidade pode ser aprovado; 
Um lote de boa qualidade pode ser rejeitado. 
Em um lote de 2000 peças, das quais 60 são defeituosas (3%), obtenhamos 4 peças defeituosa em uma amostra de 100 peças, das quais são admitidas no máxima 3 peças defeituosas. 
Esse erro, entretanto, não ocorre de forma descontrolada, desde que a amostra seja retirada aleatoriamente (ao acaso) do lote. Determinadas leis probabilísticas regem os limites de variação desse erro. Assim, para o erro acima, o lote tem a probabilidade de 65% de ser aceito e 35% de ser rejeitado, calculadas pelo modelo matemático binomial. 
Em outras palavras, se 100 lotes ou remessas de qualidade igual a 3% forem inspecionados por um plano de amostragem n= 100 e o número de aceitação a =3. Então 65 desses lotes serão provavelmente aceitos e 35 rejeitados. Quanto maior for a porcentagem de peças defeituosas no lote, menor será a probabilidade de aceitação. Essa situação pode ser representada graficamente através da CCO – Curva Característica Operacional do plano de inspeção por amostragem aleatória.
A CCO define, para cada plano de amostragem, a probabilidade de aceitação (P) de um lotes que tenha uma qualidade (p) em fração defeituosa. Ao ser esse lote submetido a inspeção através de uma amostra de tamanho n, retirada aleatoriamente do lote, e um critério de aceitação (a) do lote ou da remessa. 
DEFINIÇÃO DOS NIVEIS DE QUALIDADE E RISCOS 
Nos planos de amostragem normalmente utilizados, riscos giram em torno de 5% para o Produtor e 10% para o Consumidor. 
O Risco do produtor (α) é a probabilidade de rejeição de um lote de boa qualidade, ao ser inspecionada por uma amostra de tamanho n e número de aceitação a 
O Risco do Consumidor (β) é a probabilidade de aceitação de um lote de má qualidade ao ser inspecionado por uma amostra de tamanho n e número de aceitação a 
Um lote é considerado de boa qualidade quando a fração defeituosa (p) do lote for menor ou igual ao valor de NQA pré-estabelecido. 
NQA –Nìvel de Qualidade Aceitável é definido pela MIL STD 105D (NBR 5426) como sendo a máxima porcentagem defeituosa para fins de inspeção por amostragem pode ser considerada satisfatória como média de um processo. O valor de NQA é pré-fixado em contratos ou outros documentos. 
Um lote é considerado de má qualidade quando a fração defeituosa (p) for maior ou igual ao valor de QL(Qualidade Limite) , também chamada de FDT (Fração Defeituosa Tolerável). 
QL – Qualidade Limite é definida como sendo o limite mínimo de porcentagem de peças defeituosas (número mínimo de defeitos por 100 unidades) acima do qual o lote é considerado de má qualidade. 
a = Numero de Aceitação número máximo de defeitos aceitos em uma amostra de tamanho n. 
r= número de rejeição número de defeitos a partir do qual a amostra é rejeitada. Normalmente r= a+1 
n= tamanho da amostra, ou seja, número de itens da amostra
TIPOS DE PLANOS POR AMOSTRAGEM 
Inspeção por variáveis é aquela segundo a qual uma característica de qualidade em uma unidade do produto é medida numa escala contínua, tal como: quilograma, metros, metros por segundo, etc. e o resultado de cada medição é anotado (MIL STD 414). 
Inspeção por atributos é aquela segunda a qual a unidade de produto é classificada simplesmente como defeituosa ou não ( ou o número de defeitos é contado), em relação a um dado requisito ou a um conjunto de requisitos (MIL STD 105D e NBR 5426) 
Inspeção por atributos MIL STD 105D e NBR 5426
Nível de inspeção normal; Normalmente a inspeção começa no nível normal. Caso em 5 (cinco) amostragens consecutivas, duas forem rejeitadas, sinal que a qualidade do lote diminuiu, passa-se a inspeção severa. 
Nível de inspeção severa: Se em 5 amostragens consecutivas nenhuma for rejeitada, melhorou a qualidade do lote, passa-se para a inspeção normal. 
Nível de inspeção atenuada: Se em dez inspeções normais nenhuma for rejeitada, melhorou a qualidade do lote, passa-se a inspeção atenuada. Uma única rejeição na atenuada volta-se para a normal.
Planos de Amostragem Simples onde a decisão de aceitação/rejeição do lote é tomada após a realização da inspeção de uma única amostra. 
Vamos supor que toma-se uma amostra de 200 peças (letra código L) e o número de aceitação a= 5 e r= 6 para um NAQ =1,0%. Se a quantidade de defeitos na amostra for menor ou igual a 5, aceita-se o lote; se for igual ou maior que 6, rejeita-se o lote.
Distribuição binomial
Esta distribuição descreve experimentos independentes, repetidos em condições estáveis. Com apenas dois resultados possíveis em cada repetição: peça defeituosa ou peça perfeita; sucesso ou fracasso.
Em uma repetição, a probabilidade de ocorrer peça defeituosa é “p”, e a de ocorrer peça não-defeituosa é “q”. Como as repetições são independentes, a probabilidade de ocorrerem “x” peças defeituosas, em “n” repetições
A distribuição binomial é utilizada em amostras com f = n / N = < 0,10 de partidas grandes. 
Numa partida de 200 peças produzidas por uma determinada máquina, faz-se uma amostragem de 10 peças ao acaso. Supondo que a probabilidade de que uma peça produzida seja defeituosa é de 0,2, qual a probabilidade de aceitação, havendo até uma peça defeituosa nesta amostra? 
Numa partida de 200 peças produzidas por uma determinada máquina, faz-se uma amostragem de 10 peças ao acaso. Supondo que a probabilidade de que uma peça produzida seja defeituosa é de 0,2, qual a probabilidade de aceitação, havendo até uma peça defeituosa nesta amostra? 
Em uma partida de 1000 peças, a fração defeituosa é de 0,04. Calcular as probabilidades de aceitação e de rejeição da partida, com amostras de 50 peças, com até 3 peças defeituosas? 
Em uma partida de 1000 peças, a fração defeituosa é de 0,04. Calcular as probabilidades de aceitação e de rejeição da partida, com amostras de 50 peças, com até 3 peças defeituosas?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais