Buscar

617498 Aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
PROFESSORA CLAUDIA ABBASS
E-MAIL claudia.abbass@terra.com.br
JORNADA DE TRABALHO
CTPS – CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL
É um documento fornecido gratuitamente pelo Estado com o objetivo de consignar os registros dos contratos de trabalho e outras anotações relacionadas ao trabalho e a Previdência Social(férias, salários, dependentes, nº do PIS/PASSEP, etc). Essas anotações deverão ser feitas pelo empregador(quando relacionadas ao contrato de trabalho(salário, função, férias) no prazo improrrogável de 48 horas, conforme disposição do Art. 29-CLT, e pelo INSS, quando relacionadas a previdência(dependentes, estado civil, acidentes do trabalho, aposentadoria).
CTPS – CARTEIRA DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL
CARACTERÍSTICAS
a)Não pode haver anotações de fatos negativos do empregado(faltas, justa causa) ainda que verdadeiras - § 4º do Art. 29 da CLT.
b) retenção dolosa é crime.
Art. 29. CLT . A Carteira de Trabalho e Previdência Social será obrigatoriamente apresentada, contra recibo, pelo trabalhador ao empregador que o admitir, o qual terá o prazo de quarenta e oito horas para nela anotar, especificamente, a data de admissão, a remuneração e as condições especiais, se houver, sendo facultada a adoção de sistema manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho.
 § 1º As anotações concernentes à remuneração devem especificar o salário, qualquer que seja sua forma de pagamento, seja ele em dinheiro ou em utilidades, bem como a estimativa da gorjeta.
§ 2º - As anotações na Carteira de Trabalho e Previdência Social serão feitas: 
a) na data-base; 
b) a qualquer tempo, por solicitação do trabalhador; 
c) no caso de rescisão contratual; ou 
d) necessidade de comprovação perante a Previdência Social
Art. 29. CLT 
§ 3º - A falta de cumprimento pelo empregador do disposto neste artigo acarretará a lavratura do auto de infração, pelo Fiscal do Trabalho, que deverá, de ofício, comunicar a falta de anotação ao órgão competente, para o fim de instaurar o processo de anotação. 
§ 4o É vedado ao empregador efetuar anotações desabonadoras à conduta do empregado em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social.
§ 5o O descumprimento do disposto no § 4o deste artigo submeterá o empregador ao pagamento de multa prevista no art. 52 deste Capítulo
Art. 52 - O extravio ou inutilização da Carteira de Trabalho e Previdência Social por culpa da empresa sujeitará esta à multa de valor igual à metade do salário mínimo regional.
Art. 53 - A empresa que receber Carteira de Trabalho e Previdência Social para anotar e a retiver por mais de 48 (quarenta e oito) horas ficará sujeita à multa de valor igual à metade do salário-mínimo regional. 
DURAÇÃO DO TRABALHO
 Entende a doutrina brasileira que Duração do Trabalho é a expressão geral, abrangendo assim o Horário e a Jornada de Trabalho, como tal estudaremos individualmente cada ponto, ressaltando-se que o legislador tratou da matéria em Capítulo específico na CLT.
DURAÇÃO DO TRABALHO
HORÁRIO DE TRABALHO - É o marco temporal diário em que se desenvolverá a jornada de trabalho, fixando o início e término de cada turno, bem como os respectivos intervalos.
 Ex.: 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00h.
JORNADA DE TRABALHO - É o montante de horas que o empregado está obrigado a prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador - Art. 58-CLT, por força do contrato de trabalho, estando também disciplinado pelos incisos XIII e XIV do Art. 7º da CF.
JORNADA DE TRABALHO
BaseLegal
JornadaDiária
Jornada Semanal
Jornada Mensal
Art.58 CLT
Art. 7°, XIII - CF
08
44
220
Art. 7°, XIV– CF
06
36
180
Art. 58. CLT. A duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.
§ 1o Não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários.
§ 2o O tempo despendido pelo empregado até o local de trabalho e para o seu retorno, por qualquer meio de transporte, não será computado na jornada de trabalho, salvo quando, tratando-se de local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o empregador fornecer a condução. 
§ 3o Poderão ser fixados, para as microempresas e empresas de pequeno porte, por meio de acordo ou convenção coletiva, em caso de transporte fornecido pelo empregador, em local de difícil acesso ou não servido por transporte público, o tempo médio despendido pelo empregado, bem como a forma e a natureza da remuneração.
ART. 7º CF/88. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: (...)
XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.
XIV - jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva;
TRABALHADORES EXCLUÍDOS DA JORNADA DE TRABALHO
Trabalhadores externos
 
Art. 62.CLT
      
 I - Os empregados que exercem atividade externa incompatível com a fixação de horário de trabalho, devendo tal condição ser anotada na Carteira de Trabalho e Previdência Social e no registro de empregados; 
 
 
 Gerente
Art. 62
II - os gerentes, assim considerados os exercentes de cargos de gestão, aos quais se equiparam, para efeito do disposto neste artigo, os diretores e chefes de departamento ou filial.
 
Parágrafo único - O regime previsto neste capítulo será aplicável aos empregados mencionados no inciso II deste artigo, quando o salário do cargo de confiança, compreendendo a gratificação de função, se houver, for inferior ao valor do respectivo salário efetivo acrescido de 40% 
Salário Proporcional a jornada
 TRABALHO EM TEMPO PARCIAL
 O regime de trabalho em tempo parcial é aquele em que o empregado cumpre uma jornada de, no máximo, 25 horas semanais, como preceitua o Art. 58/A-CLT.
Férias anuais proporcionais a jornada (mínimo 08 e máximo 18 dias)
Proibição do abono pecuniário.
Proibição de horas extras ou compensação;
Art. 58-A.  CLT. Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda a vinte e cinco horas semanais. 
§ 1o  O salário a ser pago aos empregados sob o regime de tempo parcial será proporcional à sua jornada, em relação aos empregados que cumprem, nas mesmas funções, tempo integral. 
§ 2o  Para os atuais empregados, a adoção do regime de tempo parcial será feita mediante opção manifestada perante a empresa, na forma prevista em instrumento decorrente de negociação coletiva. 
CLASSIFICAÇÃO DA JORNADAS DE TRABALHO
QUANTO
AO PERÍODO
Empregado urbano: das 22:00 às 05:00.
Hora é computada, a cada 52 minutos e 30 segundos. 
 Empregado Rural, que por força do disposto no § único do Art. 11 do Decreto nº 73.626/74, há de se observar duas situações, uma para quem trabalha na Lavoura, cujo horário noturno será das 21:00 às 05:00 horas, e outra para os que trabalham na Pecuária, cujo horário será das 20:00 às 04:00 horas, contando a sua hora com 60 minutos.
 
Advogado Empregado o horário noturno será das 20:00 às 05:00 horas, em face das disposições do Art. 20, § 3º da Lei nº 8.906/94. 
 
É proibido o trabalho noturno para os empregados menores de 18 anos.
Art. 404-CLT, haja vista lhes ser prejudicial à saúde.
 
QUANTO
A DURAÇÃO
CLASSIFICAÇÃO DA JORNADAS DE TRABALHO
CLASSIFICAÇÃO DA JORNADAS DE TRABALHO
QUANTO
A REGULAMENTAÇÃO
 TELEFONISTA
 TÉC. EM RAIOS-X
 ADVOGADO
 JORNALISTA: 
 BANCÁRIOS 
Os intervalos interjornadas ou intrajornadas são garantias que visam a proteção da saúde do trabalhador. Assim não admitem a sua flexibilização por ato unilateral
do empregador, bem como pela via de acordos individuais ou coletivos, pois constitui medida de higiene, saúde e segurança do trabalho, garantido por norma de ordem pública - Art. 71 da CLT e Art. 7º, XXII, da CF/1988, exceto quando esses pactos contemplem alterações ampliativas. 
INTERVALO NAS JORNADAS
INTRAJORNADA
INTERJORNADA
INTERVALO INTERJORNADAS
São aqueles que ocorrem fora da jornada efetiva, ou seja, entre o término de uma jornada e o início da jornada seguinte.
Entre o término de uma jornada e o início da jornada seguinte, deverá haver o intervalo mínimo de 11 horas consecutivas. 
A supressão do intervalo implica no pagamento das horas suprimidas como extra- Súmula 110- TST .
Chamado de Repouso ou Descanso Semanal Remunerado, consiste no direito a um descanso de 24 horas consecutivas preferencialmente aos domingos.
Ocorrendo trabalho no dia destinado ao DSR as horas serão remuneradas em dobro- Súmula 146- TST.
 São aqueles que ocorrem dentro da jornada, destinados à alimentação, ao descanso físico e à prevenção de doenças ocupacionais e/ou profissionais- Art. 71 CLT.
INTERVALO INTRAJORNADAS
 
INTERVALO PARA DESCANSO OU ALIMENTAÇÃO: Este tipo de descanso obedece as regras dispostas no Art. 71-CLT, os quais demonstraremos por meio da tabela abaixo:
 OJ n° 307- SBDI-1
“Após edição da lei n° 8.923/1994, a não-concessão total ou parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação implica o pagamento total do período correspondente, com o acréscimo de, no mínimo, 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho (Art. 71 da CLT).”
JORNADA DIÁRIA
INTERVALO
Até 04 horas
Não há
Mais de 04 até 06
15 minutos
Mais de 06 até 08
De01 a02horas
ART. 71. CLT. Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 (seis) horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 (uma) hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 (duas) horas.
§ 1º - Não excedendo de 6 (seis) horas o trabalho, será, entretanto, obrigatório um intervalo de 15 (quinze) minutos quando a duração ultrapassar 4 (quatro) horas.
§ 2º - Os intervalos de descanso não serão computados na duração do trabalho.
§ 3º O limite mínimo de uma hora para repouso ou refeição poderá ser reduzido por ato do Ministro do Trabalho, Indústria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social, se verificar que o estabelecimento atende integralmente às exigências concernentes à organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogado a horas suplementares.
ART. 71. CLT.
§ 4º - Quando o intervalo para repouso e alimentação, previsto neste artigo, não for concedido pelo empregador, este ficará obrigado a remunerar o período correspondente com um acréscimo de no mínimo 50% (cinqüenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho. 
§ 5º Os intervalos expressos no caput e no § 1o poderão ser fracionados quando compreendidos entre o término da primeira hora trabalhada e o início da última hora trabalhada, desde que previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do serviço e em virtude das condições especiais do trabalho a que são submetidos estritamente os motoristas, cobradores, fiscalização de campo e afins nos serviços de operação de veículos rodoviários, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a mesma remuneração e concedidos intervalos para descanso menores e fracionados ao final de cada viagem, não descontados da jornada
JORNADA EXTRAORDINÁRIA
 Também chamada de jornada suplementar, sobrejornada ou jornada excedente é aquela que ultrapassa a jornada diária normal, ou seja, é hora extra trabalhada.
 Toda hora extraordinária trabalhada deverá ser remunerada com o adicional de hora extra - Art. 7º, Inciso XVI da Constituição Federal, de no mínimo 50%(cinqüenta por cento). 
 Nos domingos e feriados, a hora extra somente ocorrerá após as horas previstas para a jornada diária (8ª hora). Todavia, as oito primeiras serão remuneradas em dobro como hora normal. 
 A CLT, ex vi Art. 59, visando proteger a saúde do empregado, limitou o trabalho extraordinário a 02 horas diárias. 
ART. 59. CLT. A duração normal do trabalho poderá ser acrescida de horas suplementares, em número não excedente de 2 (duas), mediante acordo escrito entre empregador e empregado, ou mediante contrato coletivo de trabalho.
§ 1º - Do acordo ou do contrato coletivo de trabalho deverá constar, obrigatoriamente, a importância da remuneração da hora suplementar, que será, pelo menos, 20% superior à da hora normal. (V. ART. 7°, XVI, CF) – 50% 
§ 2o  Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias.
ART. 59. CLT. § 3º Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma do parágrafo anterior, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão.
ART. 7°. CF/88 - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
XVI - remuneração do serviço extraordinário superior, no mínimo, em 50% (cinqüenta por cento) à do normal;
JORNADA EXTRAORDINÁRIA
REGIME DE COMPENSAÇÃO
Havendo acordo ou convenção coletiva que preveja a adoção deste regime, poderá a jornada excedente em um dia ser compensada pela folga ou diminuição em um outro dia. - Art. 59 § 2º - CLT. Mais recentemente a jurisprudência passou a admitir a adoção de regime de compensação pela via de acordos individuais – Súmula nº 85-TST, celebrados entre empregados e empresas.
BANCO DE HORAS
Duração máxima de O1 ano;
 Acúmulo máximo do número de horas correspondente a jornada semanal;
Acumulação máxima de 02 horas por dia;
Proibição de compensação durante o aviso prévio;
Proibição para os regimes de tempo parcial;
 Exigência de acordo ou convenção coletiva.
HORAS “IN INTINERE”
Art. 58 § 2° CLT
 Também chamadas de horas de trajeto, são aquelas gastas pelo empregado no deslocamento de sua residência ao seu local de trabalho no trecho ida e volta. 
Local de difícil acesso
Não servido por transporte público
ou
+
Empregador fornecer a condução
OBS: Quando se fala em jornada de trabalho, não se leva em consideração apenas aquelas horas pactuadas no contrato de trabalho, mas também aquelas efetivamente trabalhadas, as despendidas no trajeto(in itinere), as em que o empregado permanece à disposição do empregador aguardando ordens, quer seja no local de trabalho, quer seja em casa (sobreaviso), e ainda aquelas decorrentes da supressão total ou parcial dos intervalos intra e interjornadas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais