Buscar

avaliando desenvolvimento mo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201512150841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Tempo de reação (TR) é o tempo entre apresentação de um estímulo e a ativação inicial dos músculos envolvidos na realização da tarefa. Sabe-se que conforme a idade avança esse tempo se torna maior e mais variável de acordo com as características individuais, do ambiente e da tarefa. Em relação ao Tempo de Reação é correto afirmar que: I - As perdas de neurônios e diminuição do fluxo sanguíneo característico do envelhecimento afetam o tempo de reação. II - Possibilitar o uso de objetos de apoio (bengalas, andadores) e evitar superfícies irregulares são boas estratégias para minimizar o aumento do TR característico do envelhecimento. III - Possibilitar aumento da intensidade do estímulo e trabalhar a melhora da motivação podem fazer com que priorizem a rapidez na execução das tarefas. Estão corretos os itens:
		
	
	I.
	 
	I e III.
	
	I e II.
	
	I, II e III.
	
	II.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511593023)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	    Num orfanato de Teerã, verificou-se que os bebês e crianças viviam num ambiente restrito e recebiam pouca estimulação. A maioria das crianças de dois anos não sentavam sem ajuda e as de quatro não andavam sozinhas. (Dennis, 1960 citado por Tani et alii, 1988). Este estudo evidencia que:
		
	
	aprendizagem e desenvolvimento são processos sem relação.
	
	apenas as experiências atuam no desenvolvimento.
	 
	a maturação e as experiências atuam no desenvolvimento.
	
	a fase dos movimentos culturalmente determinados foi transposta .
	
	apenas a maturação atua no desenvolvimento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512106952)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação à aprendizagem motora, seus componentes e características, assinale a alternativa correta.
		
	
	Habilidade motora se refere à qualidade de uma ação, voluntária ou involuntária, do corpo ou de um segmento seu.
	
	Nos contextos educativos formais, devem prevalecer o ensino e aprendizagem das habilidades motoras parciais e isoladas, típicas da abordagem baseada na resolução de problemas.
	
	Em relação à organização da tarefa, uma habilidade discreta se refere a uma ação breve sem identificação clara do seu início e/ou fim.
	
	Em relação ao ambiente, uma habilidade motora aberta se refere a uma ação executada em um ambiente estável e previsível.
	 
	O estágio autônomo da aprendizagem motora pressupõe a ocorrência de pouquíssimos erros na execução de uma tarefa e a capacidade de identificar e corrigir os próprios erros.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511587940)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O envelhecimento humano pode ser definido como um processo gradual, universal e irreversível, que acelera na maturidade e que provoca uma perda funcional progressiva no organismo. Podemos afirmar que fazem parte das mudanças e alterações fisiológicas do organismo em envelhecimento:
		
	
	diminuição da densidade óssea e aumento da propriedade elástica dos vasos sanguíneos
	
	diminuição das atividades hormonais e aumento da absorção de cálcio
	
	diminuição da massa muscular e da massa gorda
	
	diminuição da densidade óssea e aumento da propriedade elástica dos vasos sanguíneos
	 
	diminuição da densidade óssea e diminuição da massa muscular
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511757142)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A otimização de um programa de educação física para crianças e jovens requer o conhecimento básico das características anatômicas e fisiológicas de diversas faixas etárias. Com relação à fase que compreende o início do período escolar até os 10 anos de idade é correto afirmar que:
		
	
	Há uma reduzida capacidade de concentração dos alunos, devido a predominância de processos motores sobre os inibitórios.
	
	A instabilidade emocional do aluno deve ser levada em consideração na dosagem dos estímulos (cargas de treinamento).
	 
	Deve ser aproveitada para consolidação das técnicas desportivas superficiais e, se possível, mais refinadas.
	
	O condicionamento físico deve situar-se no ponto central, com a coordenação motora sendo aprimorada de modo gradual.
	 
	As condições psicofísicas para o aprendizado motor nessa faixa etária devem ser utilizadas para o aumento de repertório de movimento e para melhoria da coordenação de alunos iniciantes.
	 1a Questão (Ref.: 201511757128)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	No contexto do conhecimento Ginástica, o professor planejou um conjunto de aulas sobre o tema ¿rebater a bola com as mãos¿. Na primeira aula ele propôs a execução de diferentes tarefas, com graus diferenciados de dificuldade, tendo constatado a seguinte situação: um grupo constituído por alunos co grande dificuldade e execução das tarefas, cometendo erros frequentes e grosseiros; um segundo grupo, evidenciando maior domínio na execução das tarefas, embora cometessem erros eventuais; e um terceiro grupo com satisfatório domínio das tarefas propostas, demonstrando capacidade para detectar seus erros e corrigi-los. Estes três grupos exemplificam, respectivamente, os seguintes estágios de aprendizagem motora:
		
	 
	Cognitivo, autônomo e associativo.
	
	Associativo, cognitivo e não-verbal.
	
	Associativo, autônomo e não-verbal.
	
	Não-verbal, cognitivo e autônomo.
	 
	Cognitivo, associativo e autônomo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512154738)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No ensino médio, a educação física deve apresentar características próprias e inovadoras, que considerem a nova fase cognitiva e afetiva social atingida pelos adolescentes. Tal dever não implica em perder de vista a finalidade de integrar o aluno na cultura corporal de movimento. Pelo contrário, no ensino médio pode-se proporcionar ao aluno o usufruto dessa cultura, por meio das práticas que ele identifique como significativo para si próprio. (BETTI, M. e ZULIANI, L. R. Educação física escolar: Uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte ¿ 2002, 1(1):73-81.) De acordo com o texto, analise as afirmativas. I - O desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato, a capacidade de análise e de crítica já presente nos alunos do ensino médio permite uma abordagem mais complexa de aspectos teóricos. II - As abordagens dos aspectos socioculturais e biológicos são requisitos indispensáveis para a formação do cidadão capaz de usufruir, de maneira plena e autônoma, a cultura corporal de movimento. III - A aquisição de um conjunto de conhecimentos deverá ocorrer na vivência de atividades corporais dos alunos do ensino médio, com objetivos vinculados ao lazer, saúde/bem-estar e competição esportiva. IV - A sistematização de conceitos teóricos sobre a cultura corporal de movimento não busca associação entre a vivência e o conhecimento, nem a inter-relação com outras matérias como a história e estudos sociais. Estão corretas as afirmativas
		
	 
	I e II, apenas.
	 
	I, II e III, apenas.
	 
	II e IV, apenas.
	 
	I, III e IV, apenas.
	 
	I, II, III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512103411)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque dentre as fases do movimento descritas abaixo qual é involuntária
		
	 
	Fase Reflexiva
	
	Fase Fundamental
	
	Fase Rudimentar
	
	Fase Profissional
	
	Fase Especializada
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511587906)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito "um tipo de adaptação, consistindo numa alteração durável da resposta como consequência da prática" refere-se à:
		
	
	maturação
	
	crescimento
	 
	aprendizagem
	
	desenvolvimento motor
	
	adaptação
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512086311)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As crianças desenvolvem ao longo do tempo segundo as relações entre a pessoa, a tarefa e oambiente. Neste sentido, a aprendizagem, conceituada como mudanças relativamente estáveis no comportamento, é resultado da interação dos três aspectos citados anteriormente. Quando a criança atinge o sétimo ano de vida, ela inicia a fase dos movimentos especializados. Contudo, o progresso de uma fase para outra não é uma proposta de tuno ou nada. De acordo com o exposto acima, pode-se afirmar que:
		
	
	A criança, para estar na fase dos movimentos especializados, é obrigatório estar no estágio maduro das habilidades chutar, receber, correr, saltar e arremessar.
	
	O desenvolvimento da criança é dependente apenas dos processos maturacionais e o desenvolvimento motor na fase dos movimentos especializados são determinados apenas por fatores genéticos.
	
	A fase dos movimentos fundamentais é caracterizada por movimentos reflexos e sempre ocorrerá antes da fase especializada.
	 
	A criança apenas para a fase dos movimentos especializados após ter atingido o estágio maduro das habilidades na fase dos movimentos fundamentais.
	 
	A criança pode estar na fase dos movimentos especializados sem apresentar todas as habilidades fundamentais no estágio maduro.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes