Buscar

Ativismo Judicial e a Democracia Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Período: 1º .
Síntese do texto: As práticas judiciárias em Terrae Brasilis ou “De como fluem os sentidos que desnudam um paradigma”.
Atualmente,em nosso país, vemos respectivos casos em que juízes tomam decisões individuais ,não cumprindo com a devida lei .Dedicidindo o caso conforme a sua  consciência não respeitando as doutrinas .
Relacionando o ativismo judicial onde afetam os direitos fundamentais caracterizando o quando o juiz, se considera no dever de interpretar a constituição .No sentido de garantir direitos que ela já preve ,como por exemplos ,direitos sociais ou  econômicos.
O ativismo judicial, portanto, está ligado ao fenômeno da judicialização da política, concorrendo uma série de fatores, para este fenômeno, tais como: um sistema político democrático; a separação dos poderes, o exercício dos direitos políticos, o uso dos tribunais pelos grupos de interesse; a inefetividade das instituições majoritárias, a transferência dos poderes decisórios de outros poderes ao Poder Judiciário.
Muitos juízes praticam o solipsismo judicial utilizando a sua vontade para decretar a sentença .Uma prática que consiste em ser anti democrática é aceita de forma irrefletida em muitas das etapas processuais não fazendo jus a verdadeira justiça perante as leis.

Outros materiais