Buscar

Eja apol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Educação de Jovens e Adultos
Na década de 1950, “a Campanha de Educação de Jovens e Adultos, sofreu muitas críticas pelos métodos usados e foi extinta por não obter resultados positivos.  Surge nesse momento uma referência no panorama da educação para Jovens e Adultos: Paulo Freire” (Disponível em: http://monografias.brasilescola.uol.com.br/historia/a-educacao-jovens-adultos-movimento-brasileiro-alfabetizacao.htm. Acesso em: 04 fev. 2016). 
De acordo com o fragmento, e com o livro base, a Campanha de Educação de EJA se refere:
	
	A
	A um movimento que emerge da iniciativa governamental e tem o objetivo de amenizar a disparidade social no que se refere ao nível de escolaridade da população.pg 43
	
	B
	A um movimento que emerge da iniciativa privada e tem o objetivo de amenizar a disparidade social no que se refere ao nível de escolaridade da população.
	
	C
	A um movimento que imerge da iniciativa popular e tem o objetivo de amenizar a disparidade social no que se refere ao nível de escolaridade da população.
	
	D
	A um movimento que emerge da iniciativa governamental e tem o objetivo de escolarizar a população para que o país atinja níveis de crescimento econômico satisfatórios.
	
	E
	A um movimento que emerge da iniciativa popular e tem o objetivo de escolarizar a população para que o país atinja níveis de crescimento econômico satisfatórios.
Questão 2/10 - Educação de Jovens e Adultos
A história da EJA no Brasil está ligada a Paulo Freire. O Sistema Paulo Freire, desenvolvido na década de 60, teve sua primeira aplicação na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. E, com o sucesso da experiência, passou a ser conhecido em todo País, sendo praticado por diversos grupos de cultura popular.
http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf   
Fruto da prática educativa empreendida por movimentos sociais, tendo em Paulo Freire a inspiração teórico-prática, a perspectiva política e pedagógica de qual programa é pautada pela formação cidadã e na alfabetização como ação política e cultural?
	
	A
	Mova. Pg 174
	
	B
	Pronera.
	
	C
	Proeja.
	
	D
	Projovem.
	
	E
	MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra)
Questão 3/10 - Educação de Jovens e Adultos
O artigo 214 da Constituição da República do Brasil de 1988, declara que: “A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração plurianual, visando à articulação e ao desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e à integração das ações do poder público que conduzam à: I -  erradicação do analfabetismo; II -  universalização do atendimento escolar; III -  melhoria da qualidade do ensino; IV -  formação para o trabalho; V -  promoção humanística, científica e tecnológica do País”
SOUZA, Maria Antonia de. Educação de Jovens e Adultos. Curitiba: Ibpex, 2011.
Com relação a Educação de Jovens e Adultos – EJA no PNE, analise as afirmativas:
I. Tem como premissa que o ato de ensinar a ler e escrever é suficiente para garantir a oferta da EJA;
II. No PNE está expresso que o corpo docente pode ser composto pelos mesmos profissionais do Ensino Médio e cursos profissionalizantes.
III. É preciso diversificar os programas de EJA em função da clientela numerosa e heterogênea;
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II apenas.
	
	B
	Afirmativa I apenas.
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III apenas.
	
	E
	Afirmativas III apenas. Pg 89
Questão 4/10 - Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento do artigo: 
Gadotti critica a visão dos defensores do letramento como mais amplo do que a alfabetização, ou que são equivalentes, pois seria a habilidade de leitura e escrita nas práticas sociais e profissionais, e sua importância estaria nas novas demandas da sociedade de adaptabilidade às transformações que ocorrem em ritmo acelerado. É importante observar e compreender sua crítica, pois a visão de Paulo Freire não se resume a leitura e escrita e seu acesso antes da alfabetização mas da leitura do mundo.”ARAÚJO, Edmilsa Santana De. Alfabetização e letramento na visão de Paulo Freire. Disponível em:http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito__0721f167b554939018b948ecd8443cdf.pdf Acessado em: 10/02/2016
De acordo com o livro-base: “A Educação de Jovens e Adultos”, da autora Maria Antônia de Souza, analise as afirmativas que representam a terceira característica da concepção baseada na alfabetização em Freire:
I. A terceira característica refere-se a escolha dos conteúdos.
II. Essa característica relaciona-se a investigação de palavras e temas geradores.
III. A terceira característica relaciona-se a memorização dos códigos alfabéticos.
IV. Esta característica refere-se à imposição de palavras para a leitura de mundo.
 
Estão corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas III e IV.
	
	B
	Afirmativas I e II. Pg 122 e 121
	
	C
	Afirmativas II e IV.
	
	D
	Afirmativas II e III.
	
	E
	Afirmativas I e IV.
Questão 5/10 - Educação de Jovens e Adultos
“As diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA garantem mais do que um direito para esta modalidade educativa; elas contribuem de forma significativa para o esclarecimento dos direitos constitucionais traduzidos como política não so de governo, mas também política de Estado.
 
MOURA, T. M. M.M (org). A formação de professores(as) para a educação de jovens e adultos em questão. Maceio: EDUFAL, 2005.
 
As diretrizes não são normas, são norteadores de um processo educacional nacional, que possuem certa flexibilidade conforme as especificidades regionais. No que diz respeito as Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA analise as afirmativas, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
 
(  ) Defendem um modelo pedagógico próprio que propicie equidade, que respeite a diferença e que tenha proporcionalidade; V
(   ) São exclusivas com relação às referências na formação dos profissionais da EJA;F
(  ) Apresentam definições dos objetivos da EJA, bem como estabelecem a idade mínima para inscrição e realização dos exames supletivos em conformidade com a LDBEN nº 9.394/1996. V
(   ) Trata-se de um documento que não possui caráter exclusivo à Educação de Jovens e Adultos, podendo ser adaptado aos demais níveis de ensino;
	
	A
	F – F – F – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	V – V – F – V.
	
	D
	F – F – V – V.
	
	E
	V – V – V - F.
Questão 6/10 - Educação de Jovens e Adultos
É meta do Plano Nacional de Educação: “estabelecer políticas que facilitem parcerias para o aproveitamento dos espaços ociosos existentes na comunidade, bem como o efetivo aproveitamento do potencial de trabalho comunitário das entidades da sociedade civil, para a educação de jovens e adultos” (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001, p. 47).
Sobre as parcerias criadas entre o poder público e a sociedade civil, cada uma das partes tem sua obrigação. Relacione corretamente, de acordo com o livro base:
I. Governo
II. Organização social/empresa
III. Comunidade
(  ) organização para a participação nas turmas de EJA.III
(  ) encaminhamento pedagógico. II
(  ) financiamento. I
 Pg 54
Marque, agora, a sequência correta:
	
	A
	III, I, II.
	
	B
	III, II, I. Pg 54 
	
	C
	I, II, III.
	
	D
	I, III, II.
	
	E
	II, III, I.
Questão 7/10 - Educação de Jovens e Adultos
Jovens e adultos trabalhadores lutam para superar as condições precárias de vida e poderem ter uma vida mais digna com direitos a moradia, saúde, alimentação, transporte etc. Em todas essas necessidades está a implicação do analfabetismo, pois em todos esses problemas sociais aparece o comprometimento com o processo de alfabetização dos jovens e adultos. Pois, a maioria dos alunos que frequentam os programas de jovens e adultos são os jovens trabalhadores.
http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2004/anaisEvento/Documentos/CI/TC-CI0099.pdf 
 
O programa Projovem
Integrado é um programa composto de quatro modalidades de programas. De acordo com o livro-base relacione cada modalidade a sua característica:
 
	Projovem Adolescente
	Projovem Urbano
	Projovem Campo
	Projovem Trabalhador
 
(  ) Objetiva fortalecer e ampliar o acesso e permanência dos jovens agricultores no sistema educacional.III
(  )  Elevar a escolaridade de jovens integrando a qualificação profissional e o desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania. II
(  )  Destina-se a jovens de 15 a 17 anos. I 
(  )  Visa a preparação dos jovens para o mercado de trabalho.IV
 
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3, 2, 1, 4. Pg 168 e 169
	
	B
	3, 4, 2, 1.
	
	C
	2, 3, 4, 1.
	
	D
	4, 2, 1, 3.
	
	E
	1, 4, 3, 2.
Questão 8/10 - Educação de Jovens e Adultos
No Programa Brasil Alfabetizado, é necessário que o alfabetizador, antes de iniciar as atividades de ensino, conheça o grupo com o qual irá trabalhar. Esse conhecimento prévio pode ser pelo cadastro dos alunos e pelo diagnóstico inicial que deve servir de base para o planejamento das atividades. A intenção é tornar o processo de alfabetização participativo e democrático. A formação de alfabetizadores compreende a formação inicial e a formação continuada.
http://www.cereja.org.br/pdf/revista_v/Revista_SelvaPLopes.pdf 
De acordo com o livro-base da disciplina, a quem se destina o Programa Brasil Alfabetizado?
	
	A
	Jovens e adultos do campo.
	
	B
	Jovens e adultos.
	
	C
	Jovens, adultos e idosos. Pg 158
	
	D
	Adultos e idosos ligados à empresas.
	
	E
	Adultos e idosos do campo.
Questão 9/10 - Educação de Jovens e Adultos
“(...) É preciso pensar em estratégias de acesso, permanência e qualidade para a EJA, se desejamos uma educação de fato comprometida com o direito público subjetivo de todos os cidadãos. Estamos falando de uma EJA que reconhece que seus estudantes precisam ser atendidos nas suas especificidades e necessidades, na construção de conhecimentos que possam efetivamente auxilià-los, e que transforme a visão negativa que sempre marcou o imaginário da sociedade sobre a escola noturna e a EJA”.
LIMA, J. R. MAGNA, J. R. Educação de jovens e adultos sujeitos, saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2015. p. 87.
Com base no texto apresentado e no livro da disciplina, indique quais os fatores estão ligados ao que denominam de proteção social do analfabetismo.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Acesso a permanência na escola durante a infância e adolescência; v
II. Alto índice de reprovação, evasão e reingresso no sistema escolar; v
III. A renda familiar é a característica que apresenta relação mais intensa com a discriminação no acesso a alfabetização no Brasil; v
IV. Realização profissional;
São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativas I, II e III apenas. Pg 91
	
	B
	Afirmativas II, III e IV apenas.
	
	C
	Afirmativas I, III e IV apenas.
	
	D
	Afirmativas I, II e IV apenas.
	
	E
	Afirmativas I e II apenas.
Questão 10/10 - Educação de Jovens e Adultos
(...) o que podemos ressaltar aqui é a presença do princípio da igualdade, positivado no art. 5ª da Constituição, o que também busca efetivar um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, pois sendo a educação direito de todos, deve eliminar qualquer forma de discriminação ou preconceito.
 
RINALDI, P. H. C. Educação, constituição e legislação. São Paulo: Baraúna, 2013.
 
Com relação ao reconhecimento do caráter nacional da educação, como direito de todos, analise as afirmativas, após, assinale a correta:
I. Deu-se com a Constituição de 1934, que se referiu ao PNE; v
II. Deveria obedecer ao princípio do ensino primário integral, gratuito, de frequência obrigatória e extensivo aos adultos; v
III. Deu-se com a Lei Orgânica do Ensino Primário (Decreto-Lei nº 8.529, de 1946) com disciplinas obrigatórias e dois anos de duração; v
	
	A
	Afirmativa II apenas.
	
	B
	Afirmativas I e II e III. Pg 73 e 74
	
	C
	Afirmativas I e III apenas.
	
	D
	Afirmativas II e III apenas.
	
	E
	Afirmativa III apenas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais