Buscar

CULTURA ORGANIZAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CAMILA RODRIGUES DA LUZ 
Com relação á cultura organizacional e ao seu desenvolvimento organizacional o que vocês julgam como valido ?
A organização deve interagir entre si e com o mundo externo, padroniza a maneira como as pessoas devem resolver problemas e reduz a incerteza. Uma das principais funções da cultura é regular as relações entre os membros da organização: como devem interagir, que tratamento devem dar-se, como resolvem conflitos. Esses e muitos outros comportamentos são desenvolvidos pela convivência do dia-a-dia e passam a fazer parte. A cultura, por exemplo, define os critérios para a avaliação de resultados e do desempenho dos indivíduos, bem como as ações corretivas a serem implementadas no caso de erro se problemas. Outra função importante que a cultura desempenha é regular as relações com outros grupo se com o ambiente de forma geral: a forma como o mundo externo deve ser encarado e como os membros de outros grupos devem ser tratados. Em relação a esse mundo exterior, desenvolvem-se hábitos e atitudes. Por exemplo, o grau de confiança ou desconfiança em relação aos integrantes de outras organizações, bem como a rivalidade entre bairros e cidades, são componentes da cultura das organizações e sociedades. 
 A cultura organizacional inicia-se com a seleção dos empregados que comporão a estrutura organizacional. Como vocês realização? 
. É preciso analisar os requisitos da vaga e a cultura organizacional da empresa para saber identificar colaboradores que possam de identificar, assimilar e agregar valor a organização e não simplesmente escolher o candidato mais preparado.
Para que o processo alcance a eficácia é importante uma análise criteriosa nas etapas de:
Definição do Perfil
O solicitante ou o departamento de recrutamento e seleção deve determinar as características, conhecimentos e habilidades exigidas para o preenchimento da vaga, considerando a cultura organizacional.
Análise do currículo
Analisar os currículos que são pré-selecionados de acordo com o perfil exigido.A análise de currículo deve checar criteriosamente se o candidato tem o perfil básico para preencher a vaga. Essa análise tem que ser objetiva e criteriosa para evitar a convocação de candidatos sem o perfil exigido.
Processo seletivo
Utilização das diversas técnicas de seleção para comparar os requisitos da vaga com o perfil do candidato e escolher aquele que parece ser o mais adequado para a vaga. A seleção precisa ser eficaz e não apenas eficiente, ou seja, além do conhecimento técnico é necessário avaliar o perfil comportamental e o potencial do candidato, identificando seus valores e benefícios para a organização com a contratação.
Escolha do candidato
Realizar a comparação do perfil do candidato com os requisitos exigidos pelo cargo. Em muitos processos é possível identificar mais de um candidato apto para ocupar o cargo, cabe ao entrevistador avaliar qual o mais adequado para exercer o cargo na organização.
Concluindo para o sucesso do processo de recrutamento e seleção não se deve identificar apenas profissionais competentes, mas aqueles que possam se identificar com a cultura organizacional
A cultura e o clima organização são fatores irrelevantes no desenvolvimento organizacional? Não
 
 Os maiores influenciadores da cultura organizacional são os fundadores e as principais lideranças da empresa. Como definidores do modelo de gestão por deterem o poder máximo na empresa, impõem suas convicções pessoais, o seu jeito próprio de fazer as coisas acontecerem.

Outros materiais