Buscar

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL 1

Prévia do material em texto

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
CCE0488_A5_201702202216_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: WANDERLEY JUNIO DE FREITAS LIMA 
	Matrícula: 201702202216
	Disciplina: CCE0488 - ÉT.RESP.SOC.  
	Período Acad.: 2017.3 EAD (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		"Soma total das condições que atuam sobre os organismos: fatores físico-químicos, edáficos (relacionados com o solo), climáticos, hídricos e biótipos" é a conceituação de:
		
	
	
	
	
	Nicho Ecológico
	
	
	Meio ambiente
	
	
	Bioma
	
	
	Fauna
	
	
	Biota
	
	
	
		2.
		O respeito e a conservação do meio ambiente é uma preocupação global. Essa nova consciência se deve a valorização da qualidade de vida e à percepção de que a sobrevivência do homem depende diretamente da conservação dos recursos naturais. Com relação aos procedimentos que auxiliam na conservação do meio ambiente, assinale a ÚNICA alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Descartar as lâmpadas queimadas e pilhas, devidamente embaladas em sacolas plásticas para a companhia de limpeza urbana recolher.
	
	
	Utilizar terrenos baldios para o descarte do lixo doméstico orgânico.
	
	
	Reduzir o consumo de energia elétrica mediante a troca da luz incandescente pelo uso da luz fluorescente.
	
	
	Adotar a coleta seletiva do lixo.
	
	
	Descartar o óleo de cozinha usado diretamente na rede de esgoto.
	
	
	
		3.
		É aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades, esta definição se refere ao:
		
	
	
	
	
	ecossistema 
	
	
	desenvolvimento sustentável 
	
	
	desenvolvimento ecológico 
	
	
	biossistema 
	
	
	meio ambiente 
	Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Contemporaneamente os estudiosos sobre o comportamento humano e suas relações com o meio ambiente criaram uma área de investigação chamada de ética ambiental. Esta, por sua vez, está apoiada em duas recentes teorias que a fundamentam. Essas teorias são:
		
	
	
	
	
	Teoria socialista e teoria evolucionista de Darwin; 
	
	
	Teoria da Gaia e teoria aristotélica; 
	
	
	Teoria aristotélica e teoria platônica; 
	
	
	Teoria da terra e teoria evolucionista; 
	
	
	A teoria evolucionista de Darwin e a teoria de Gaia. 
	Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Qual é o fundamento e a sustentação da Ética Ambiental (base cientifica)?
		
	
	
	
	
	O estudo da relação homem X natureza; 
	
	
	A relação entre os produtores e os investidores; 
	
	
	A relação entre o mercado e os atravessadores 
	
	
	A relação entre os produtores e os consumidores; 
	
	
	O estudo da relação entre os empreendedores e os trabalhadores; 
	Gabarito Comentado
	
	
		6.
		No Brasil, uma grande diversidade biológica convive com uma grande ameaça . Qual é o nome desse Bioma?
		
	
	
	
	
	O Cerrado do Brasil Central; 
	
	
	O Pantanal 
	
	
	A Mata Atlântica; 
	
	
	A Floresta da Tijuca
	
	
	As Caatingas; 
	Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A empresa Química F & A havia sido multada diversas vezes por não cumprir as exigências técnicas quanto aos níveis de gases tóxicos emitidos na atmosfera. Preocupada com a imagem negativa que havia produzido junto à comunidade local e sob risco de fechar as portas pela incidência em crime ambiental, os diretores da empresa resolveram adequar-se às normas ambientalmente corretas. Além disso, promoveram diversas ações junto à comunidade local, recuperando áreas degradadas pelos poluentes emitidos pela empresa e, ainda, iniciaram o patrocínio regular de projetos ambientais realizados por alunos da escola pública local. Após esse conjunto de ações, a empresa teve sua imagem reconstruída, recebeu do Conselho Nacional de Defesa Ambiental o "Selo Verde" como reconhecimento de práticas ambientalmente corretas. Seus produtos passaram a ser comercializados em todo o território nacional e a certificação ambiental serviu ainda como critério de escolha dos seus produtos por clientes preocupados com a questão ambiental, o que alavancou significativamente os negócios da empresa. Sobre esse tema, leia as afirmativas abaixo e assinale a única alternativa que corresponde corretamente a análise do caso da empresa Química F & A. 
		
	
	
	
	
	As ações da empresa Química F & A no que tangem a despoluição de áreas degradas se enquadram no conceito de sustentabilidade ambiental e apenas o patrocínio aos projetos escolares é que se enquadra no conceito de responsabilidade ambiental. 
	
	
	Não há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta se enquadra perfeitamente no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente sustentável.
	
	
	) Embora inicialmente preocupada com a questão ambiental, a empresa Química F & A deixou de ser socialmente responsável a partir do momento que se utilizou, de forma instrumental, das suas boas ações para alavancar seus negócios.
	
	
	As organizações visam o lucro, mas isso não impede que os meios usados sejam socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis e, é por esse motivo, que as ações empreendidas pela empresa Química F & A são enquadradas no conceito de Responsabilidade Social.
	
	
	Há divergência entre os conceitos de responsabilidade ambiental e sustentabilidade social, de modo que a ação organizacional que visa estritamente o lucro de forma ambientalmente correta não se enquadra no conceito de responsabilidade organizacional do meio ambiente lucrativo.
	Gabarito Comentado
	Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Os estudiosos afirmam que o ambiente que oferece um conjunto de condições favoráveis para o desenvolvimento e a sobrevivência de determinados organismos é denominado de:
		
	
	
	
	
	Habitat; 
	
	
	Biótipo; 
	
	
	Bioma; 
	
	
	Comunidade.
	
	
	Biota;

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes