Buscar

Princípios do Direito Penal

Prévia do material em texto

Aula 2
A função principal do direito penal é dar efetividade ao sistema penal, como forma de controle social, com base nas disposições da Constituição Federal de 1988, pautada no respeito à dignidade da pessoa humana em outros princípios que dela se originam e funcionam como norteadores, garantidores e limitadores do direito de punir do Estado (ius puniendi), configurando-se como elementos de proteção dos indivíduos.
Diferença entre normas ou lei e princípios
Quando houver conflito entre normas, ou a lei será válida ou inválida, ou seja, somente haverá a aplicação de uma delas caso haja o conflito entre princípios, será utilizado o princípio da proporcionalidade para resolvê-lo, verificada um no caso concreto, aplicando-se um deles, entretanto, o outro não deixará de existir no direito. Outra diferença é que os princípios são mais abstratos e amplos que a lei, pois ela será aplicada à determinado fato específico, enquanto eles podem ser aplicados em alguns casos a todo o direito ou a um grupo indefinido de hipóteses.
Princípios norteadores, garantidores ou limitadores do direito penal
Princípio da intervenção mínima ou da última ratio
O direito penal só será aplicado aos casos extremamente necessários, quando as demais esferas jurídicas de controle não puderem dar proteção suficiente e eficiente a bens jurídicos tutelados (caráter subsidiários), considerando-se ainda apenas as situações de relevante lesão ou ameaça de lesão aos bens jurídicos penalmente protegidos (caráter fragmentário).
Obs. Bens jurídicos são valores, direitos ou interesses materiais ou imateriais, individuais ou não, considerados indispensáveis para a existência e desenvolvimento da sociedade. Ex. vida, patrimônio, honra, liberdade, meio ambiente, etc.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes