Buscar

Palavras parecidas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Palavras parecidas, mas com significados diferentes.
Cessão" refere-se a ceder ("As terras serão cedidas aos herdeiros" - basta lembrar que ambos começam com "c"), enquanto que a palavra "sessão" está relacionada a uma reunião, que abrange também espetáculos, de cinema e teatro, por exemplo (ex.: Combinamos de ver a sessão das 9h no cinema). Já "seção" ou "secção" indica o ato de repartir ou subdivisão (ex.: Eu voto na seção eleitoral perto da casa de minha mãe).
"Senso" refere-se à capacidade de julgar e apreciar algo (ex.: bom senso, senso de humor, senso crítico). Já "censo" diz respeito a recenseamento, cadastramento, levantamento (ex.: Com base no censo, podemos saber quantos homens e mulheres vivem no Brasil). "Contrassenso", por sua vez, remete a algo ilógico, contrário ao senso comum ou despropositado (ex.: É um contrassenso fazer dieta e ir a um rodízio de pizza).
"Assento" serve para sentar, seja no carro ou no avião, por exemplo. Já "acento" é o sinal gráfico que demarca a sílaba forte de uma palavra (ex.: Todas as palavras proparoxítonas levam acento).
"Ascender" significa subir, elevar ("Ele foi elevado ao cargo de gerente"). "Acender", por outro lado, quer dizer colocar em funcionamento, estimular, ligar, colocar fogo (ex.: Ele acendeu a fogueira). Já "assender" não existe.
"Discriminar" refere-se ao ato de diferenciar, distinguir, separar. O mesmo termo refere-se também a pessoas: alguém foi discriminado pela cor da pele, por exemplo. Já "descriminar" quer dizer inocentar, absolver alguém de um crime (ex.: O júri descriminou o acusado de corrupção).
"Cassar" quer dizer anular. Já "Caçar" é usado quando nos referimos a perseguir, procurar (caçar animais, por exemplo).
O verbo "absorver" diz respeito ao ato de consumir, fazer esgotar, exaurir. "Absolver" quer dizer inocentar, desculpar (ex.: O padre absolveu os fiéis de seus pecados).
"Retificar" é usado no sentido de corrigir, emendar, tornar reto, endireitar, mas também pode ser usado como sinônimo de alinhar, recondicionar (ex: O mecânico retificou o motor do automóvel). Já "ratificar" é sinônimo de confirmar, validar, reafirmar (ex.: Eu ratifico tudo o que já disse a respeito do tema).
"Expiar" significa sofrer castigo, e o adjetivo "expiatório" diz respeito àquele que serve para expiação (penitência, castigo); "bode expiatório" é alguém que leva a culpa por algo. Já a palavra "espiatório" não existe. O que existe é o verbo "espiar", que significa observar, e o adjetivo desse verbo corresponde a "espião", ou seja, aquele que espia.
"Incipiente", com "c", quer dizer principiante, que está no começo. "Insipiente", com "s", diz respeito àquele que não sabe, que é ignorante (ex.: João é insipiente em matemática e nunca tira notas boas).
"Concerto" diz respeito a uma sessão musical, com músicos, instrumentos etc. "Conserto", por sua vez, refere-se a reparo, restauração, reforma, correção (ex.: "Meu sapato preferido foi para o conserto, pois perdeu a sola").
"Extático" refere-se a algo ou alguém que se encontra em estado de êxtase, ou seja, encantado, maravilhado, como na frase desta questão. Já "estático" é sinônimo de imóvel, parado e refere-se a alguém ou alguma coisa sem movimento (ex.: Quando vi o carro se aproximar, fiquei estático e não fui atropelado por pouco).
"Desapercebido" quer dizer desprevenido, desprovido, aquele ou aquilo que não está preparado. Já "despercebido" refere-se a algo ou alguém que não chama a atenção, não é percebido (ex: Se você quer a promoção, não deixe que sua presença passe despercebida por seu chefe).

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes