Buscar

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM

Prévia do material em texto

ESTUDOS DE EXAMES POR IMAGEM
	1a Questão (Ref.: 201503056739)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual a incidência radiológica de RX da cervical realizadas para melhor visualizar os forames intervertebrais
		
	
	Axial.
	
	PA
	
	Perfil
	
	AP.
	 
	Oblíqua
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503057841)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os exames de imagem são importantes ferramentas na prática clínica para a complementação do diagnóstico e acompanhamento da evolução de uma doença. De acordo com os tipos de exames existentes, são corretas todas as alternativas, exceto:
		
	
	Na ultrassonografia as imagens hiperecóicas têm cor branca.
	
	Uma das desvantagens da radiografia é a sobreposição de imagens, que dificulta a visualização mais adequada das estruturas.
	
	A tomografia computadorizada permite uma boa visualização de tecido ósseo e sangue.
	 
	O coeficiente de atenuação é uma característica do exame de Ressonância Magnética.
	
	Uma das vantagens do uso da Ressonância Magnética no sistema nervoso central é a melhor distinção de substância cinzenta e substância branca.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502556693)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	no exame em radioimagem o olho humano não é capaz de diferençiar as tonalidades em todas as estruturas anatomicas pois:
		
	
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de branco
	
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de amarelo
	 
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de cinza
	
	O olho humano não consegue distinguir os diferentes tons de preto
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502902535)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre o estudo da radiologia covencional, do que se trata a tomografia computadorizada?
		
	 
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido com movimentação oposta ao tubo de RX e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, Unidade de imagem obtida e a espessura dos cortes podem ser variáveis de acordo com tecido estudado.
	
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido com movimentação oposta ao tubo de RX e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, e as imagens são obtidas como na radiologia convencional.
	
	Todas as alternativas estão erradas.
	
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido, não possui radiação ionizante e filme, e a espessura dos cortes não pode ser variável de acordo com o tecido estudado.
	
	A TC produz imagens em cortes de mesmo sentido, não possui radiação ionizante e filme, possui unidade de varredura com ampola e detectores, Unidade de Computação, Unidade de imagem obtida.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201503045886)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A radiologia convencional (RX) utiliza-se da capacidade de absorção de radiação pelos tecidos para transformá-los em imagens através da impregnação desta radiação em filme específico. De acordo com esta afirmativa, marque a alternativa falsa.
		
	
	Radiopaco é antônimo de radiotransparente
	 
	Hipotransparente é sinônimo de radiotransparente
	
	Radiotransparente é antônimo de hipotransparente
	
	Hipertransparente é antônimo de radiopaco
	
	Hipotransparente é sinônimo de radiopaco
	 1a Questão (Ref.: 201502973212)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Radiografia convencional é de valor inestimável para diagnosticar a presença de uma fratura ou deslocamento em osso. PORQUE Os ossos são estruturas que atenuam muito o feixe de raios X e podem ser visualizadas em alto contraste em relação aos tecidos vizinhos e resolução espacial suficiente para diagnóstico. É correto afirmar que:
		
	
	duas afirmativas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira.
	
	as duas afirmativas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	
	as duas afirmativas são falsas.
	 
	a primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502520310)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	
A imagem acima é uma vista antero posterior (AP). A análise da imagem revela que as alterações que podem ser identificadas:
(enade 2013)
		
	
	em ambos os joelhos do paciente são a diminuição do espaço articular, a formação de osteófitos, a esclerose óssea subcondral e a deformidade em varo, as quais compreendem os sinais radiográficos do diagnóstico de osteoartrose.
	
	no joelho esquerdo do paciente são o aumento do espaço articular, a formação de osteófitos e a perda de massa óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoporose.
	 
	no joelho direito do paciente são a diminuição do espaço articular, a formação de osteófitos e a esclerose óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoartrose.
	
	no joelho direito do paciente são o aumento do espaço articular, a formação de osteófitos e a perda de massa óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoporose.
	
	no joelho esquerdo do paciente são a diminuição do espaço articular, a formação de osteófitos e a esclerose óssea subcondral, as quais compreendem a tríade radiográfica do diagnóstico de osteoartrose.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502417107)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Diferentes aspectos merecem ser valorizados para que uma radiografia de tórax possa ser valorizada como uma segura ferramenta complementar de diagnóstico. Dentre aqueles aspectos é importante considerar que se apresente adequadamente penetrada. Tal condição pode ser julgada avaliando-se:
		
	
	a eqüidistância das clavículas
	
	as hemicúpulas frênicas
	
	as partes moles
	 
	a coluna dorsal
	
	a rotação das clavículas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502415413)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Um paciente é portador de uma pneumonia bacteriana do lobo superior direito. Tal lobo está repleto de secreção purulenta. Considerando a terminologia própria do método, aponte, dentre as opções abaixo propostas, para aquela que corretamente satisfaz simultânea e respectivamente para o correto termo a ser usado ao fazer referência ao padrão de cor da lesão e para o correto termo a ser usado para o caso de o paciente, em vez da condição descrita, viesse apresentar uma lesão sólida no mesmo órgão.
		
	 
	hipotransparente e hipotransparente
	
	radiotransparente e radiotransparente
	
	hipotransparente e hipertransparente
	
	hipertransparente e hipertransparente
	
	hipertransparente e hipotransparente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502415427)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No estudo radiográfico do tórax, no plano frontal, qual a melhor incidência para a adequada avaliação do tamanho do coração?
		
	
	anteroposterior
	 
	posteroanterior
	
	perfil esquerdo
	
	perfil direito
	
	oblíqua
		
	
	 1a Questão (Ref.: 201502417069)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Você acaba de receber um paciente que traz o resultado de um exame ultrassonográfico solicitado por seu médico onde, no laudo, há referência a uma imagem que se mostra hiperecogênica com sombra acústica posterior. Diante do fato, dentre o proposto abaixo, você pode concluir que a lesão apresentada pelo paciente pode ser:
		
	
	constituída de material gelatinoso
	
	constituída de sangue
	
	constituída de pus
	 
	constituída de cálcio
	
	constituída de tecido necrosado
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201503028493)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	4) A Ecografia é um dos exames diagnósticos mais antigos e simples da medicina. Entretanto ainda hoje é amplamente utilizado principalmente na obstetrícia e no diagnóstico de patologias em tecidosmoles. Sobre a Ecografia assinale a alternativa ERRADA.
		
	
	c) Uma imagem Anecóica é uma imagem que não emite eco, propagando a onda sonora. Não havendo retorno, sua cor é preta. Exemplo: líquido, bile, urina, líquor.
	
	b) Os transdutores são dispositivos capazes de transformar uma forma de energia em outra, são construídos com material piezelétrico
	 
	d) Uma imagem Hiperecóica ocorre quando a onda Sonora atravessa tecidos com densidades de partes moles, como rim e pâncreas.
	
	a) Utiliza-se neste método uma fonte produtora de som em uma determinada freqüência, um mecanismo de detecção destas ondas e um mecanismo de processamento das ondas refletidas.
	
	e) Os ossos e o ar apresentam alta impedância acústica.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502416930)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Complete o conceito apresentado com a correta proposta, dentre aquelas dispostas nas opções abaixo. Um paciente tem síndrome do pânico, logo:
		
	
	tem a ressonância magnética como contra-indicação absoluta.
	
	nunca poderá ser submetido à ressonância magnética.
	
	somente poderá ser submetido à tomografia computadorizada.
	
	somente poderá ser submetido à ressonância magnética do joelho.
	 
	poderá ser submetido à ressonância magnética.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502415432)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Aponte, dentre as opções abaixo dispostas, aquela que apresenta duas densidades radiográficas corretamente correlacionadas ao seu padrão isolado de transparência.
		
	
	gordura - radiopaco; cálcio - hipertransparente.
	
	ar - hipertransparente; gordura - radiopaco.
	 
	metal - radiopaco; gordura - hipertransparente.
	
	água - radiopaco; metal - hipertransparente.
	
	cálcio - hipertransparente; gordura - hipotransparente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502950194)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A coluna torácica e o esterno serão mais bem visualizados na incidência em:
		
	
	AP
	 
	Perfil
	
	Axial
	
	PA
	
	Oblíqua
		
	
	1a Questão (Ref.: 201502973211)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considere as afirmativas a seguir com relação a uma radiografia de tórax, na incidência posteroanterior (PA). As imagens devem ser obtidas na: I. inspiração, porque na expiração as bases pulmonares aparecem obscurecidas e a sombra do coração aumenta de tamanho. II. expiração, porque o nível do hemidiafragma direito está perto da extremidade anterior da sexta costela e até 2,5 cm mais elevados do que no esquerdo. III. expiração para que a traqueia possa ser visualizada no meio, ou um pouco à direita do ponto médio, entre as extremidades mediais das clavículas. IV. inspiração e expiração consecutivas para aumento do trabalho respiratório e melhor visualização dos órgãos. Está correto o que se afirmar APENAS em:
		
	
	I e II
	 
	Somente I
	
	II e IV
	
	Somente a IV
	
	I e III
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201502415328)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sua prima vai ser submetida a um estudo do crânio adquirido por ressonância magnética. Preocupada com o seu quadro de saúde e com a avaliação radiológica proposta, solicita que você fique com ela na sala de exame e a acompanhe durante a aquisição da imagem. Considerando o exposto e valorizando a proposta de evitar efeitos biológicos, aponte dentre as opções abaixo, a necessária atitude coerente a ser tomada por você durante o evento, uma vez que sua prima merece sua ajuda e está efetivamente tensa com todo o cenário desenhado pela possível doença.
		
	
	acompanha sua prima despreocupadamente após solicitar e utilizar protetores radiológicos constituídos de chumbo para proteger-se da radiação secundária.
	
	acompanha sua prima com preocupação relativa, após solicitar e utilizar protetores radiológicos constituídos de aço para proteger-se da radiação secundária.
	
	acompanha sua prima com certa preocupação, pois embora as imagens de ressonância magnética sejam adquiridas por ondas de radiofrequência, não são infrequentes efeitos biológicos resultantes do seu uso.
	
	acompanha sua prima despreocupadamente após solicitar e utilizar protetores radiológicos constituídos de aço para proteger-se da radiação secundária.
	 
	acompanha sua prima despreocupadamente, pois embora as imagens de ressonância magnética sejam adquiridas por uma radiação do espectro eletromagnético, não há porque se preocupar com efeitos biológicos a serem provocados pelo uso do método.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201502950211)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O exame radiológico através de Tomografia Computadorizada apresenta vantagens e desvantagens em relação às suas características. Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
		
	 
	Não permite a realização de biópsias e punções durante o exame
	 
	Método invasivo
	 
	Emprego de menor quantidade de radiação ionizante
	 
	Para visualização de vasos sanguíneos é necessária a utilização de contraste iodado
	 
	A presença de placa e/ou parafusos de metal não prejudica a formação de imagem
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201502416919)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A concepção ou idealização de um aparelho para diagnóstico médico é resultante de um intenso trabalho de pesquisa que congrega: físicos, matemáticos, engenheiros, técnicos e médicos. Competências e habilidades em correlacionar o conhecimento tecnológico com o conhecimento da Medicina será uma habilidade que cientistas deverão demonstrar para que certo método de diagnóstico por imagem possa, ao mesmo tempo, alcançar seus objetivos na conclusão dos seus resultados, ser seguro e exequivel quando aplicado na população. Por isso mesmo, acaba que alguns métodos podem ser mais ou menos ricos em certas características, quando entre eles vierem a ser comparados. Se considerarmos o que aqui está sendo dito, poderemos afirmar, por exemplo, que um dos métodos complementares de diagnóstico apresenta como plano de corte fundamental, o plano de corte transversal, reconhecido como corte axial. De forma direta poderá fornecer este corte ( o axial ) e o corte coronal da cabeça, entretanto, os cortes sagitais serão fruto das reconstruções processadas pelos recursos tecnológicos. Considerando o proposto, aponte, dentre as opções abaixo dispostas, para aquela que apresenta o método que está vinculado ao referido no texto.
		
	
	ressonância magnética.
	
	desitometria óssea.
	 
	tomografia computadorizada.
	
	radiologia convencional.
	
	utrassonografia.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201502964285)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As principais incidências radiográficas para avaliarmos uma Fratura de Colles através de RX são:
		
	 
	PA
	 
	Perfil
	 
	Hiperflexão
	 
	Axial
	 
	AP

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes