Buscar

todos os casos fundamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Plano de aula 1: Caso concreto: 
O senso comum é o conhecimento que temos sem necessidade de fazer um estudo sobre o assunto, é uma coisa que vem de geração a geração, como costumes. Um exemplo disso é quando dizem que maracujá acalma. Já o conhecimento cientifico é adquirido de forma prática, ou seja, com a observações de fenômenos e estudo dos mesmos. Embora a ciência possa cometer alguns erros, esses erros são mais raros que os do senso comum, devido aos cuidados dos pesquisadores em estudar, fazer testes. E um exemplo disso é a descobertas de vacinas que evitam uma certa doença. 
Questão Objetiva: Alternativa D.
Plano de aula 2: Caso concreto: 
Os fenômenos podem ser percebidos, divididos, classificados e explicados objetivamente dentro de condições de relativo controle e em condições de laboratório. Os eventos estudados têm determinações complicadas e podem ocorrer em ambientes diferentes. 
Questão objetiva: Alternativa A. 
Planos de aula 3: Caso concreto:
Trecho: “Descubro, quanto mais vejo de seus costumes, que não temos o direito de olhá-los de cima para baixo”. O método utilizado pelo antropólogo foi o campo da etnografia, ele se introduziu na sociedade “selvagem” e pretendia estudar com o objeto de investigar seus costumes culturais. 
Franz descobriu novos maneiras de ser que são melhores que a suas maneiras antigas. Ele acreditava que cada sociedade tem suas maneiras particulares e é justamente por essa variedade que torna a vida humana uma riqueza. 
Questão objetiva: Alternativa D. 
Plano de aula 4: Caso concreto:
O multiculturalismo consiste na coexistência de várias em um mesmo espaço territorial e nacional. 
Festivais de músicas, que misturam vários tipos de músicas, recebe pessoas do mundo inteiro e de diferentes culturas. 
Questão objetiva: Alternativa E. 
Plano de aula 5: Caso Concreto: 
Os Europeus viam a sociedade como inferiores, devido a sua postura etnocêntrica. Assim consideravam o mundo a partir de seus próprios valores. 
Defendia a ideia de superioridade dos “Naturais” do povo Europeu. 
Questão Objetiva: Alternativa E. 
Plano de aula 6: Caso Concreto: 
Comte definiu a Sociologia ou Filosofia Positiva como uma física social, ciência que toma os modelos da biologia e explica a sociedade como um organismo coletivo. Desta forma, acreditava que os conhecimentos e métodos utilizados pelos cientistas naturais também eram válidos para explicar e interferir nos fenômenos sociais.
Comte acreditava que a humanidade passou por três estágios de evolução histórica, cultural e de desenvolvimento intelectual: o teológico ( teológico ou Religiosos: explica os fatos por meio de vontades análogas à nossa vontade), o universo era explicado em termos de deuses, demônios e seres mitológicos – causa para explicar a existência do fenômeno estava calcada na figura de um Deus (monoteísmo) ou deuses (politeísmo), ou outros seres transcendentais – fetichismo; o metafísico(substitui os deuses por princípios abstratos como “o horror do vazio” por longo tempo atribuído à natureza), a realidade era explicada em termos de abstrações como a essência, existência, substância e acidente. Substituição das divindades por forças abstratas e o positivo (é aquele em que o espírito renuncia a procurar os fins últimos e procura responder aos últimos “porquês”), explicações somente poderiam ser baseadas em leis científicas descobertas através da experimentação, observação ou lógica da razão humana. 
Questões objetivas: Alternativa C. 
Plano de aula 7: Caso concreto: 
A violência contra a mulher. Trata-se de um fenômeno geral, exterior ao indivíduo e coercitivo, impondo-se e às vontades individuais.
Na sociedade em questão trata-se de um fato social considerado normal, por ser frequente, recorrente e tolerado ou aceito pela média dos indivíduos desse grupo.
Questão objetiva: Alternativa C. 
Plano de aula 8: Caso concreto: 
Sociedade simples ou tradicional, em que predomina a solidariedade mecânica. Nesse tipo de sociedade a consciência coletiva exerce todo tipo de poder de coerção sobre os indivíduos, que se identificam pelas tradições e costumes.
Direito repressivo, cuja principal preocupação é punir aquele que agride uma regra importante para a coletividade e merece um castigo de grande intensidade, que possa servir de exemplo para os outros.
Questão objetiva: Alternativa E.
Plano de aula 11: Caso concreto: 
Ação racional em relação a valores, motivada por um a causa ideológica, no caso a defesa dos direitos da mulher em relação ao uso de seu corpo;
Ação tradicional motivada por hábitos e costumes arraigados no caso, o preconceito contra indivíduos de orientação sexual fora dos padrões tradicionais.
Questão Objetiva: Alternativa E.

Outros materiais