Buscar

trabalho previdenciario

Prévia do material em texto

1. Quantos e quais são os regimes de previdência social que existem hoje no Brasil? Explicar cada um deles. 
O sistema previdenciário tem dois tipos de regimes: regimes públicos e regime privado.
	São os regimes públicos o Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o regime previdenciário próprio dos servidores públicos civis e o regime previdenciário próprio dos militares. Esses regimes previdenciários são de caráter obrigatório, isto é, a filiação independe da vontade do segurado. 
	É regime privado a previdência complementar, prevista no art. 202 da CF. É regime de caráter facultativo, no qual se ingressa por manifestação expressa da vontade do interessado.
2. Explicar as características do sistema público de previdência, bem como em quantos e quais subsistemas ele se divide. 
O Sistema Público de Previdência caracteriza-se por ser mantido por pessoa jurídica de direito público, tem natureza institucional e é de filiação obrigatória, no qual possui uma repartição simples, caracterizado pelo principio da solidariedade. 
A classificação dos segurados obrigatórios é feita pelos artigos 12 da lei 8212/91 e 11 da lei 8213/91, e também pelo artigo 9º do decreto 3048/99. Os segurados obrigatórios são divididos nas seguintes espécies: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. Na verdade, como se vê, toda pessoa física que recebe renumeração pelo trabalho, nesta condição é considerada contribuinte obrigatório da previdência social.
Regime geral – RGPS
O Regime Geral de Previdência Social (RGPS) tem suas políticas elaboradas pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda e executadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. Este Regime possui caráter contributivo e de filiação obrigatória. Dentre os contribuintes, encontram-se os empregadores, empregados assalariados, domésticos, autônomos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais.
Regime Próprio-RPPS
O Regime Próprio de Previdência Social é um sistema de previdência, estabelecido no âmbito de cada ente federativo, que assegure, por lei, a todos os servidores titulares de cargo efetivo, pelo menos os benefícios de aposentadoria e pensão por morte previstos no artigo 40 da Constituição Federal. São intitulados de Regimes Próprios porque cada ente público da Federação (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) pode ter o seu, cuja finalidade é organizar a previdência dos servidores públicos titulares de cargo efetivo, tanto daqueles em atividade, como daqueles já aposentados e também dos pensionistas, cujos benefícios estejam sendo pagos pelo ente estatal. Desta forma, de um lado, temos o Regime Geral de Previdência Social – RGPS, cuja gestão é efetuada pelo INSS, que vincula obrigatoriamente todos os trabalhadores do setor privado e também os servidores públicos não vinculados a regimes próprios de previdência social e, por outro lado, temos vários regimes próprios de previdência social cujas gestões são efetuadas, distintamente, pelos próprios entes públicos instituidores. 
3. O que é o regime geral de Previdência Social? Qual o conceito e por quem ele é organizado? Quais são as pessoas abrangidas por esse regime? 
É um regime amplo responsável pela tutela dos trabalhadores privados e empregados públicos regidos pela CLT que possui caráter contributivo e filiação obrigatória. Organizado e executado pelo INSS, autarquia federal vinculada ao Ministério de Desenvolvimento social.
Além disso, é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família em casos de: doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Também oferece vários benefícios que unidos garantem o equilíbrio e tranquilidade quanto a situações presentes e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. 
Portanto, para ter tal proteção é necessário estar inscrito e contribuir todos os meses. Assim as pessoas abrangidas por esse regime deveram ser classificadas sobre dois pressupostos básicos: 
Ser pessoa física
Exercer atividade laborativa, remunerada e lícita
As pessoas abrangidas por esse sistema são
Segurados aqueles com vinculo direto ao INSS – art. 11 Lei 8213
Dependentes aqueles com vinculo indireto do INSS – art. Lei 8213
4. Explicar os tipos de contribuintes dos segurados do regime geral da Previdência Social, definindo cada um e citando exemplos: 
Facultativos: é a pessoa natural que não trabalha e que objetiva proteção previdenciária filiando-se RGPS mediante inscrição formalizada e o ulterior pagamento de contribuição previdenciária com previsão legal no Art.14 da Lei 8.212/91. Entretanto de acordo com o Art.11 da RPS a idade mínima para a filiação do segurado facultativo é de 16 anos, sendo este o posicionamento dominante na doutrina e administrativa do INSS exemplo a dona de casa.
Empregados: são aqueles os quais presta serviço de natureza urbana ou rural a uma empresa, em caráter não eventual sob a subordinação e mediante remuneração, aquele que mesmo contratado pela empresa por período temporário definido em uma legislação especifica o qual presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição a qual se estende ao brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado no exterior ou até mesmo aquele que presta serviço no Brasil à missão diplomática ou repartição consular.
O civil brasileiro que trabalha para a União, no exterior em organismos oficiais, o brasileiro contratado para trabalhar como empregado em empresa fora do país ou até mesmo o servidor publico ocupante de cargo de comissão sem vinculo efetivo com União, Autarquias incluindo o regime especial e Fundações Públicas Federais.
Exemplos vendedor de uma loja.
Empregados domésticos: é aquele que presta serviço de natureza continua à família ou à uma pessoa no âmbito residencial desta em atividades sem fins lucrativos. Exemplo cozinheiro
Trabalhadores avulsos: Seria aquele que presta serviços a diversas empresas sem o vinculo empregatício de natureza urbana ou rural sendo sindicalizado ou não por intermédio de órgãos de gestão de mão de obra ou do sindicato da categoria. Exemplo carregador de bagagem. 
Contribuintes individuais: é a pessoa física proprietária ou não que explora atividade agropecuária, extração mineral em caráter permanente ou temporário com auxilio de empregados ou por intermédio de prepostos.
Titular de firma individual urbana ou rural, o diretos não empregado e o membro do conselho de administração de sociedade anônima, o sócio cotista que recebe remuneração decorrente de seu trabalho em empresa urbana ou rural.
A pessoa física que exerce por conta própria, atividade econômica de natureza urbana com fins lucrativos ou não. Ex: comerciante de pequena loja.
Segurados especiais: aquela pessoa física residente em aglomerado urbano ou rural que individualmente a renda familiar ainda que com auxilio de terceiros ou na condição de produtor rural em explore a atividade em até 4 módulos fiscais ou seringueiros ou extrativista vegetal ou pescador artesanal que faz da pesca o principal meio de sustento.
Conjugue ou companheiro bem como o filho maior de 16 anos que comprovadamente trabalhem como grupo familiar respectivo. Ex: pescador artesanal.
Categorias de Dependentes: 
Dependentes de primeira classe: cônjuge, companheiro, filho, menor ou invalido
Dependentes de segunda classe: os pais
Dependentes de terceira classe: irmão menor ou invalido.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes