Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601610805)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	VI Exame de Ordem Unificado
Assinale a alternativa que relacione corretamente o cargo político e o sistema eleitoral adotado.
		
	 
	Prefeito: sistema majoritário de maioria simples para municípios com menos de 200 mil eleitores.
	
	Congressista: sistema proporcional.
	
	Vereador: sistema distrital.
	
	Governador: sistema proporcional de dois turnos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602190453)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Determinado Governador de Estado, inconformado com decisões proferidas pelo Poder Judiciário local, que determinaram o fechamento de diversos estabelecimentos comprovadamente envolvidos com ilícitos, decidiu que os órgãos estaduais a ele subordinados não cumpririam as decisões judiciais. Alegou que os negócios desenvolvidos nesses estabelecimentos, mesmo sendo ilícitos, geravam empregos e aumentavam a arrecadação do Estado, e que o não cumprimento das ordens emanadas do Poder Judiciário se justificava em razão da repercussão econômica que o seu cumprimento teria. Das opções a seguir, assinale a que se mostra consentânea com a Constituição Federal
		
	 
	O Presidente da República, após a requisição do Supremo Tribunal Federal, decretará a intervenção federal, dispensado, nesse caso, o controle pelo Congresso Nacional.
	
	O Presidente da República poderá decretar a intervenção federal, se provocado pelo Procurador Geral da República e com autorização prévia do Congresso Nacional, que exercerá um controle político.
	
	O Supremo Tribunal Federal, prescindindo de qualquer atuação por parte do Presidente da República, determinará, ele próprio, a intervenção federal, que será posteriormente apreciada pelo Congresso Nacional.
	
	O Governador de Estado, tendo por base a inafastável autonomia concedida aos Estados em uma organização federativa, está juridicamente autorizado a adotar o indicado posicionamento.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601493074)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 05 Exame 130 Tipo 1 - OAB-SP) - O Poder Legislativo municipal:
		
	
	é organizado por Lei Orgânica, aprovada pela Assembléia Legislativa do respectivo Estado-membro.
	
	está limitado ao gasto de cinqüenta por cento de sua receita com folha de pagamento.
	
	é composto por vereadores, em igual número para todos os municípios.
	 
	é competente para cassar o mandato do Prefeito Municipal, no caso de crime de responsabilidade.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602016553)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta: I - A constituição prevê como entes federados a União, os Estados, o Distrito Federal e os Territórios. II - A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios devem ser feitos por lei estadual, observados os requisitos previstos na Constituição Federal. III - De acordo com a constituição Federal, o DF é a capital federal do Brasil.
		
	
	Todas as afirmativas estão erradas.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Somente a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	Somente a afirmativa II está correta.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602000688)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O instituto da intervenção é de extrema excepcionalidade, razão pela qual restam minuciosamente delineadas as hipóteses na CRFB/88. Assinale a opção que contempla, à luz da CRFB/88, hipótese correta de intervenção.
		
	
	O Município Y, localizado no Estado Z, não vem destinando nos últimos seis meses o mínimo exigido da receita municipal na manutenção das escolas públicas municipais, sob o fundamento de que a iniciativa privada realiza melhor ensino. Nesta hipótese, tanto a União quanto o Estado Z, à luz da CRFB/88, poderão intervir no Município Y para garantir a aplicação do mínimo exigido da receita municipal na aludida manutenção.
	
	O Município Z, em razão de problemas orçamentários, em 2013, decidiu, excepcionalmente, pela primeira vez na sua história, não realizar o pagamento da sua dívida fundada. À luz da CRFB/88, poderá o Estado W, onde está localizado o referido Município, intervir no ente menor para garantir o pagamento da dívida fundada.
	 
	O Estado X, sob o pretexto de celeridade e efetividade, vem realizando somente contratações diretas, sem a aplicação da Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos ¿ Lei n. 8.666/93. Nessa situação, poderá a União intervir no Estado X para prover a execução de lei federal.
	
	Nos casos de desobediência à ordem ou decisão judiciária, a decretação de intervenção independe de requisição judicial.

Outros materiais