Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 2 DIREITO CONSTITUCIONAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602019080)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição, assim assinale a opção falsa: (a) são reservadas aos estados as competências que não lhes sejam vedadas pela Constituição da República; (b) organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial (c) Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação; (d) Incluem-se entre os bens dos Estados as águas superficiais ou subterrâneas, fluentes, emergentes e em depósito, ressalvadas, neste caso, na forma da lei, as decorrentes de obras da União; (e) os Estados poderão, mediante lei complementar, instituir regiões metropolitanas, aglomerações urbanas e microrregiões, constituídas por agrupamentos de municípios limítrofes, para integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
		
	
	RESPOSTA 5
	
	RESPOSTA 1
	 
	RESPOSTA 2
	
	RESPOSTA 3
	
	RESPOSTA 4
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601538777)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 40 Exame 04 - OAB-RJ) - No que concerne ao Poder Legislativo:
		
	
	A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, segundo o sistema majoritário;
	 
	Compete ao Senado Federal processar e julgar o Presidente da República nos Crimes de responsabilidade.
	
	As comissões parlamentares de inquérito, instituídas pelas Casas do Congresso Nacional, terão poderes de julgamento próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos nos respectivos regimentos;
	
	Os Deputados e Senadores são invioláveis por suas opiniões, palavras e votos no exercício e fora do exercício do mandato;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601493277)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 10 Exame 130 Tipo 1 - OAB-SP) - É de competência do Congresso Nacional a expedição de:
		
	
	decreto interventivo.
	 
	decreto legislativo.
	
	decreto-lei.
	
	decreto regulamentar
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601494581)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Questão 07 - Exame 120 Tipo 1 - OAB-SP) - No processo de impeachment, o Presidente da República poderá:
		
	
	apenas perder o cargo, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento.
	
	perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, cabendo ao Senado Federal autorizar o processamento e, à Câmara dos Deputados, o julgamento, que será presidido pelo Presidente da Câmara dos Deputados.
	 
	perder o cargo e ser inabilitado para o exercício da função pública por 8 anos, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento, que será presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.
	
	apenas perder o cargo, cabendo à Câmara dos Deputados autorizar o processamento e, ao Senado Federal, o julgamento.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602000688)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O instituto da intervenção é de extrema excepcionalidade, razão pela qual restam minuciosamente delineadas as hipóteses na CRFB/88. Assinale a opção que contempla, à luz da CRFB/88, hipótese correta de intervenção.
		
	 
	O Estado X, sob o pretexto de celeridade e efetividade, vem realizando somente contratações diretas, sem a aplicação da Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos ¿ Lei n. 8.666/93. Nessa situação, poderá a União intervir no Estado X para prover a execução de lei federal.
	
	Nos casos de desobediência à ordem ou decisão judiciária, a decretação de intervenção independe de requisição judicial.
	
	O Município Z, em razão de problemas orçamentários, em 2013, decidiu, excepcionalmente, pela primeira vez na sua história, não realizar o pagamento da sua dívida fundada. À luz da CRFB/88, poderá o Estado W, onde está localizado o referido Município, intervir no ente menor para garantir o pagamento da dívida fundada.
	
	O Município Y, localizado no Estado Z, não vem destinando nos últimos seis meses o mínimo exigido da receita municipal na manutenção das escolas públicas municipais, sob o fundamento de que a iniciativa privada realiza melhor ensino. Nesta hipótese, tanto a União quanto o Estado Z, à luz da CRFB/88, poderão intervir no Município Y para garantir a aplicação do mínimo exigido da receita municipal na aludida manutenção.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes