Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO 4 DIREITO CONSTITUCIONAL II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201601500991)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os moradores de Sergipe, inconformados com o tamanho de seu território, resolveram convencer os moradores de Alagoas a formarem, juntos, um Estado mais forte economicamente e maior territorialmente. Epaminondas das Couves, entendendo que a idéia é inconstitucional, procura você, advogado, para uma consulta a respeito da possibilidade da unificação dos dois estados. Em resposta, você deveria responder:
		
	 
	A Constituição brasileira permite que a reorganização seja realizada desde que a população interessada seja ouvida.
	 
	A Constituição brasileira permite a reorganização dos entes da federação desde que a população nacional seja ouvida após a edição da lei;
	 
	A Constituição brasileira não permite que a reorganização seja feita sem a prévia autorização da Presidência da República.
	 
	A Constituição brasileira não permite esta reorganização dos entes da federação porque não é possível reduzir o número de parlamentares do Congresso;
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201601538856)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 59 - Exame 28 - OAB-RJ) - Tendo em vista as afirmativas abaixo pertinentes ao devido processo legislativo constitucional, assinale a única opção correta:
		
	 
	Um projeto de emenda constitucional rejeitado ou prejudicado em uma sessão legislativa jamais poderá ser reapresentado nesta mesma sessão legislativa;
	
	As medidas provisórias não podem tratar de matéria relativa a direito penal, processual penal e direito administrativo;
	
	As leis complementares serão aprovadas por maioria de dois terços.
	
	Os projetos de iniciativa exclusiva não admitem a alteração da redação original através da aprovação de emendas parlamentares em nenhuma hipótese;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201601493309)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 38 - Exame 16 - OAB-RJ) - Indique, dentre as proposições abaixo, versando sobre processo legislativo, a formulada com INCORREÇÃO em face do sistema constitucional vigente:
		
	
	Não será objeto de deliberação a proposta de emenda à Constituição tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e periódico, a separação dos Poderes e os direitos e garantias individuais;
	 
	A discussão e votação dos projetos de lei de iniciativa do Presidente da República, do Supremo Tribunal Federal e dos Tribunais Superiores terão início no Senado Federal;
	
	As leis complementares serão aprovadas por maioria absoluta;
	
	O veto aposto pelo Presidente da República a projeto de lei será apreciado, pelo Congresso Nacional, em sessão conjunta, dentro de trinta dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores, em escrutínio secreto.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201601493303)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Questão 57 - Exame 29 - OAB-RJ) - Determinado projeto de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal é primeiramente discutido, votado e aprovado sem emendas no Senado Federal, seguindo para a Câmara dos Deputados, onde também é discutido, votado e aprovado sem emendas, sendo então enviado ao presidente da República, para sancioná-lo ou vetá-lo no prazo de 15 dias úteis, contados da datas do recebimento. Todavia, o Presidente da República resta silente, sendo, pois, o projeto considerado vetado. Considerando exclusivamente os aspectos mencionados, nessa situação foram:
		
	
	Respeitadas as regras constitucionais quanto ao processo legislativo;
	
	Desrespeitadas apenas as regras constitucionais quanto ao prazo para sanção ou veto e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República;
	 
	Desrespeitadas apenas as regras constitucionais quanto à ordem de votação entre as casas legislativas e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República;
	
	Desrespeitadas as regras constitucionais quanto à ordem de votação entre as casas legislativas, quanto ao prazo para sanção ou veto e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201601493335)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	OAB - EXAME UNIFICADO 2010.2 Sobre o instrumento jurídico denominado Medida Provisória que não é lei, mas tem força de lei, assinale a afirmativa correta.
		
	
	A sua eficácia dura sessenta dias contados da publicação,podendo a medida ser prorrogada apenas duas vezes, ambas por igual período.
	 
	Se a Medida Provisória perder efi cácia por decurso de prazo ou, em caráter expresso, for rejeitada pelo Congresso Nacional, vedada será sua reedição na mesma sessão legislativa.
	
	A edição de Medida Provisória torna prejudicado o projeto delei que disciplina o mesmo assunto e que, a par de já aprovado pelo Congresso Nacional, está pendente de sanção ou veto doPresidente da República.
	
	A não apreciação pela Câmara dos Deputados e, após, pelo Senado Federal, no prazo de 45 dias contados da publicação, tem como consequência apenas o sobrestamento da deliberação dos projetos de emenda à Constituição.

Outros materiais