A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL   RELAÇÕES ETNICO RACIAIS E MEIO AMBIENTE

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o seguinte extrato de texto:
“Nos Estados Unidos da América, a ação afirmativa surgiu após a Segunda Guerra Mundial no bojo do Welfare State, cuja orientação privilegiava a atuação do Estado enquanto interventor na organização socioeconômica da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DA SIVA MARTINS, Sergio. Ação afirmativa e desigualdade racial no Brasil. Estudos feministas, v. 4, n. 1, p. 202, 1996. p. 203.
Tomando como referência os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as políticas afirmativas nos Estados Unidos, analise as assertivas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
I.  ( ) A política de cotas foram criadas (mas não implementadas) no período da independência norte-americana, graças à influência liberal em sua constituição.
II. (  ) Nos Estados Unidos, a política de cotas teve início a partir de reivindicações da comunidade negra.
III.(  ) A conquista de ações afirmativas para os negros resultou na reivindicação de medidas iguais para as mulheres.
IV. (  ) As políticas afirmativas nos Estados Unidos foram influenciadas por medidas semelhantes àquelas adotadas nos países que se descolonizavam na Ásia e na África. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V– F – F – V
	
	E
	F – V – F – F
 (Re sp os ta n a página 1 65)
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o trecho de texto a seguir:
“Pra ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos
Dando porrada na nuca de malandros pretos
De ladrões mulatos e outros quase brancos
Tratados como pretos
Só pra mostrar aos outros quase pretos
(E são quase todos pretos)
E aos quase brancos pobres como pretos
Como é que pretos, pobres e mulatos
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:<https://www.vagalume.com.br/caetano-veloso/haiti.html> Acesso em 21 out. 2016.
O trecho do texto apresentado anteriormente foi retirado da música Haiti, de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Esta música trata da desigualdade racial, que é um tipo de desigualdade social. Sobre as características básicas das desigualdades sociais e, tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, relacione os termos a seguir às suas características:
Desigualdade como fenômeno social.
Desigualdade como fenômeno onipresente.
Desigualdade como fenômeno de diferentes configurações.
Desigualdade como fenômeno que influencia condições de vida.
(  ) Potencializa conflitos entre pessoas e coletividades.
(  ) Está presente em todas as sociedades humanas.
(  ) Não tem origem em condições biológicas e naturais.
(  ) Muda de forma e conteúdo no espaço e no tempo.
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	2 – 4 – 3 – 1
	
	B
	3 – 2 – 4 – 1
	
	C
	4 – 2 - 3 - 1
	
	D
	1 – 3 – 2 - 4
	
	E
	4 – 2 – 1 – 3
Resposta pagna 15 )
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Aos 72 anos de idade, o Marechal Lima da Silva via realizado seu desejo [...]: ingressava nos círculos mais próximos ao rei. Sabia, porém, que sua tarefa não estava encerrada. Para sedimentar sua nova posição, era preciso também reposicionar socialmente a família”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA, Adriana Barreto de. A metamorfose de um militar em nobre: trajetória, estratégia e ascensão social no Rio de Janeiro joanino. In: Tempo. v. 12, n. 24, p. 54-73, 2008. p. 71-72.
O fragmento de texto trata de um movimento de ascensão social facilitada pela proximidade de alguém com status político e de poder, no caso, o rei.  Levando em consideração os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, como é denominada a mudança que ocorre de um estrato social para outro? Analise as opções a seguir e assinale a alternativa correta:  
	
	A
	Estratificação social.
	
	B
	Mobilidade social.
Você acertou! 
“Podemos definir mobilidade social como o movimento de indivíduos e grupos de um estrato social a outro, de uma posição de classe ou status a outra, ou mesmo como uma mudança de ocupação ou profissão. Em qualquer desses casos, a mobilidade social implica o deslocamento entre posições socioeconômicas diferentes“. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 32
	
	C
	Desclassamento.
	
	D
	Ascenção social.
	
	E
	Mudança social.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia a citação a seguir:
“Quando desempenho meus deveres de irmão, de esposo ou de cidadão, quando me desincumbo de encargos que contraí, pratico deveres que estão definidos fora de mim e de meus atos, no direito e nos costumes, mesmo estando de acordo com sentimentos que me são próprios, sentindo-lhes interiormente a realidade, esta não deixa de ser objetiva, pois não fui eu quem os criou, mas recebi-os através da educação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DURKHEIM, Émile. A ciência social e a ação. São Paulo: Difel, 1975. p.114.
Nessa citação, Durkheim discorre sobre a transmissão das regras sociais.  De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, sobre a transmissão das regras sociais, é correto afirmar:
	
	A
	As regras sociais são transmitidas naturalmente.
	
	B
	Entre outras instituições, a família e a escola são responsáveis pela transmissão das regras sociais.
Você acertou! “Essas regras não se transmitem naturalmente tendo de ser aprendidas pelos novos membros da sociedade por meio dos processos de socialização que contribuem para a perpetuação das diferentes formas de desigualdade social. A família e a escola sã o as instituições nas quais aprendemos as normas de nossa sociedade”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 16)
	
	C
	Existe um sistema de coerção que nos desobriga do cumprimento das regras sociais.
	
	D
	As regras sociais são imutáveis.
	
	E
	Socialização é o nome dado ao descumprimento das normas sociais.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere o seguinte fragmento de texto:
“No afã de libertar a sociedade francesa de todos os preconceitos e discriminações vigentes no Antigo Regime, os filósofos iluministas idealizaram uma nova sociedade fundamentada na trilogia: liberdade, igualdade e fraternidade. A partir desse ideário, os revolucionários edificaram na França o Estado Democrático de Direito, onde o respeito às liberdades e aos direitos individuais constitui um dos pontos basilares da nova organização estatal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  DE SOUZA, Itamar. A mulher e a revolução francesa: participação e frustração. In: Revista do UNI-RN. v. 2, n. 2, p. 111, 2008. p. 111.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, leia as alternativas a seguir. Assinale aquela que aponta, corretamente, a relação entre o surgimento do feminismo no final do século XVIII e a crítica ao liberalismo:
	
	A
	Foi apenas a Revolução Francesa que consagrou os direitos das mulheres.
	
	B
	As revoluções liberais do final do século XVIII retiraram direitos das mulheres.
	
	C
	A declaração dos direitos universais da Revolução Francesa, marcada pela ideologia liberal, não incluiu direitos para as mulheres, motivo pelo qual foi contestada.
	
	D
	O feminismo surgiu como um movimento antiliberal.