Buscar

psicomotricidade av2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicomotricidade AV2
Apgar teste: Ele é rápido, indolor, Este procedimento passou a ser rotineiro após os partos desde que a anestesiologista Virginia Apgar o desenvolveu, em 1952. 
Um minuto após nascer e novamente aos cinco minutos de vida fora do útero, seu bebê será avaliado da seguinte forma:
Frequência cardíaca, Respiração, Tônus muscular, Reflexos, Cor da pele;
-> Avaliação entre 8 e 10 mostra crianças em estado de saúde de ótimo a excelente, que provavelmente não vão precisar de cuidados extras.
-> Avaliação entre 5 e 7 indica estado regular e pode haver necessidade de ajuda de aparelhos para respirar. O médico talvez massageie vigorosamente a pele do bebê ou dê a ele um pouco de oxigênio.
-> Avaliação abaixo de 5 aponta bebês em condições que exigem auxílio médico especial.
A vantagem do teste é sua simplicidade: ele é facilmente realizado e mede com rapidez e precisão a saúde de um bebê nos primeiros momentos da vida fora do útero, nada mais, nada menos.
Romberg teste: inicialmente foi descrito para avaliar a integridade das colunas dorsais da medula espinhal, a principal informação necessária para que o paciente se mantenha estável e sem oscilações na posição ereta é a proprioceptiva (somatossensorial).
O Teste de Romberg é realizado durante o exame Otoneurológico.
A propriocepção é uma sensação profunda que surge a partir dos músculos, ligamentos, tendões e articulações. Estes respondem primariamente à pressão, tensão e alongamento. Os Impulsos destes receptores são realizadas por grandes fibras mielinizadas. Os corpos celulares destes neurónios estão situados no gânglio da raiz dorsal. As fibras nervosas que transportam esses impulsos viajam pela medula, passando pela ponte, mesencéfalo, tálamo até chegar no córtex parietal.
O teste é considerado positivo quando o paciente apresenta oscilação ou queda ao fechar os olhos, ou piora do desequilíbrio já existente de olhos abertos.
Sua realização se resume em o paciente em pé (os pés devem estar juntos), mãos ao lado do corpo e olhos fechados por um minuto.
Adam teste: Este teste tem por objetivo a busca por um sinal físico de rotação vertebral fixa (estruturada) da coluna vertebral, identificar indivíduos com escoliose torácica. A pessoa curva-se anteriormente com os braços para frente, palmas viradas uma para a outra e com os pés juntos.
 
Rebote teste: o paciente é posicionado com o cotovelo em flexão. O terapeuta aplica suficiente resistência manual para produzir uma contração isométrica do bíceps. A resistência é subitamente liberada. Em indivíduos normais, após a liberação da resistência, o movimento é freado.
Jean Piaget 
De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho.
O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.
Quando a pessoa não consegue assimilar determinada situação, podem ocorrer dois processos: a mente desiste ou se modifica.
Se modificar, ocorre então a acomodação, levando a construção de novos esquemas de assimilação e resultando no processo de desenvolvimento cognitivo.
Somente poderá ocorrer a aprendizagem quando o esquema de assimilação sofre acomodação.
Para modificar os esquemas de assimilação é necessário propor atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilibrações sucessivas nos alunos.
De acordo com Piaget, apenas a acomodação vai promover a descoberta e posteriormente a construção do conhecimento.
O conhecimento real e concreto é construído através de experiências.
Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.
O papel do professor é então aquele de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento cognitivo do aluno, em atividades que possam desafiar os alunos.
De acordo com Piaget, o desenvolvimento cognitivo das crianças ocorre em quatro fases: 1° SENSÓRIO-MOTOR (até os 2 anos), 2° PRÉ-OPERACIONAL (dos 3 aos 7 anos), 3° OPERATÓRIO CONCRETO (dos 8 aos 11 anos) e 4° OPERATÓRIO FORMAL (a partir dos 12 anos).
O professor deve provocar o desequilíbrio na mente do aluno para que ele, buscando então o reequilíbrio, tenha a oportunidade de agir e interagir.
Quando houver situações que gere grande desequilíbrio mental, o professor dever adotar passos intermediários para adequá-los às estruturas mentais da fase de desenvolvimento do aluno.
O aluno, dessa forma, exerce um papel ativo e constrói seu conhecimento, sob orientação constante do professor.
O professor deve propor atividades que possibilitem ao aluno a busca pessoal de informações, a proposição de soluções, o confronto com as de seus colegas, a defesa destas e a permanente discussão.
Hipotonia generalizada
A diminuição do tônus muscular é a principal característica da Hipotonia. Para as crianças nos primeiros anos de vida, o seu diagnóstico é facilmente perceptível, uma vez que os pequeninos apresentam poucos movimentos dos membros.
A princípio, os bebês normalmente flexionam os cotovelos e joelhos, e mexem muito a cabeça para um lado e para outro. Com os hipotônicos o comportamento é totalmente diferente, visto que eles ficam parecendo com “bonecas de pano”, ou seja, seus braços e pernas não se movem e dificilmente suas cabeças mudam de posição.
A Fisioterapia Pediátrica para crianças com Hipotonia se faz necessária para melhorar o tônus muscular. Dessa forma, o profissional atuará para que futuras contraturas sejam evitadas. O fisioterapeuta está comprometido com a melhora da postura e da coordenação do paciente, fortalecendo ao redor das articulações e da extremidade para proporcionar mais estabilidade e suporte.
Praxia Global 
Possibilidade de controlo de movimentos amplos do corpo como andar, correr, rolar, saltar, rastejar, gatinhar. Observa-se a estrutura e a locomoção;
Praxia fina
Capacidade de controlar pequenos músculos para a realização de habilidades finas .
3° unidade funcional de Alexander Luriam 
Substratos neurológicos:
 • Córtex motor e pré-motor; 
 • Lobos Frontais;
Função:
 - Regulação tónica de alerta e dos estados mentais, Intenções, planificação motora, elaboração práxica, execução, correcção, sequencialização das operações cognitivas, Entidade que conjuga dados interiores com exteriores e elabora planos complexos.
Disfunção:
- Tremores, Movimentos impulsivos, Rasgar, Partir, Escrita trémula. 
Situações práticas
 • Através de uma frase recriar uma história para depois dramatizar; 
• Percursos com cordas, cadeiras (para subir e descer), situações de AVD`s, exercícios de coordenação; 
• Coreografias; 
• Jogo do Stop; 
• Fazer sequências corporais; Unir pontos; Recortar; Picotar, etc.
Chiqueirinho no desenvolvimento da criança
A criança não deve ficar o dia todo no chiqueirinho, ela deve ter uma rotina;
é importante levar ele ao chiqueirinho após ele já ter descansado, para que ele gaste seu tempo brincando, não repetir brinquedos , trocar o chiqueirinho de lugar na casa.

Outros materiais