Buscar

AV1 (PROVA) DE DIREITO AMBIENTAL DA ESTÁCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CCJ0012_AV1_ » DIREITO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV1 
	Aluno: 
	Professor:
	SILVIA MARIA DE MACEDO COSTA RODRIGUES
	Turma: 9008/AO
	Nota da Prova: 6,0 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 2        Data: 27/09/2013 19:31:32 
	
	 1a Questão (Ref.: 201201381171)
	2a sem.: AULA 2
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Qual é o nome do princípio que obriga a administração pública a fixar parâmetros para as emissões de partículas e de presenças estranhas ao meio ambiente?
		
	
	Princípio do Limite
	
	Princípio da Responsabilidade
	
	Princípio da Legalidade
	
	Princípio do Poluidor-Pagador
	
	Princípio da Ilegalidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201368757)
	5a sem.: AULA 5 - LICENCIAMENTO AMBIENTAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O exercício do poder que autoriza a autoridade publica para proceder com a fiscalização, com o embargo e outras medidas que obstem ou que paralisem a degradação ambiental, assim como concede poder ao órgão de licenciamento ambiental para analisar os riscos ambientais envolvidos e conceder aprovação ou não à atividade pretendida pelo empreendedor, denomina-se:
		
	
	Poder de polícia
	
	Poder de arrecadação.
	
	Poder de julgamento.
	
	Poder de execução.
	
	Poder de legislar.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201351871)
	2a sem.: Aula 2 - Princípios do Direito Ambiental
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Marque a alternativa CORRETA em razão da validação do princípio da proteção do meio ambiente em nosso ordenamento jurídico:
		
	
	adotar o princípio da responsabilização subjetiva ambiental para a reparação dos danos causados ao meio ambiente.
	
	apontar para a incompatibilidade irredutível entre o interesse público e a iniciativa privada, condicionando esta à discricionariedade daquele e distribuindo às camadas mais pobres da população, de forma equitativa, o acesso aos recursos naturais.
	
	fundamentar-se, no que se refere à defesa da desapropriação das terras e dos meios produtivos, na proteção ao patrimônio histórico, ao ambiente cultural e ao ambiente do trabalho.
	
	resumir os esforços da esfera política na manutenção do equilíbrio dinâmico dos sistemas socioambientais passíveis de serem utilizados no processo de justa repartição da renda e de reforma agrária.
	
	decorrer da previsão legal que considera o meio ambiente como valor a ser necessariamente assegurado e protegido para uso de todos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201369988)
	4a sem.: PNMA
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Marque a alternativa CORRETA, em razão do estabelecido pela Política Nacional de Meio Ambiente sobre poluição, poluidor e a responsabilização.
		
	
	Poluidor é a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental e obrigado, independentemente da existência de culpa, a indenizar ou reparar danos causados ao meio ambiente em decorrência de sua atividade e a terceirtos afetados.
	
	O poluidor, aquele que degrada a qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, causem poluição prejudicando a saúde, a segurança e o bem-estar da população, é obrigado, dependendo ou não da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	O poluidor terá que indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente, por ser considerado responsável por sua ação, mas não necessariamente a terceiros, afetados por sua atividade. O Ministério Público da União e dos Estados terá legitimidade para propor ação de responsabilidade civil e criminal, por danos causados ao meio ambiente contra o poluidor.
	
	O poluidor, a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental, que lance matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos, será responsabilizado, com culpa ou sem culpa, 
	
	O poluidor, aqule que causa poluição ambiental, ou seja, a alteração adversa das características do meio ambiente, é responsabilizado por agir dolosamente e, consequentemente, obrigado a reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201370062)
	5a sem.: IMPACTO AMBIENTAL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Art. 1º da Resolução CONAMA nº 001/86, conceitua impacto ambiental "Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente afetam": 
I- a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas; 
II- a biota, a qualidade dos recursos ambientais; 
III- a qualidade dos recursos ambientais; a energia solar 
É(são) verdadeiro(s) o que se afirma em:
		
	
	somente I e III 
	
	Somente I
	
	Somente II 
	
	Somente II e III
	
	Somente I e II
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201353238)
	4a sem.: Aula 4 - PNMA
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Com base na PNMA, julgue as afirmativas a seguir: 
I. Entende-se por recursos ambientais a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora. 
II. O órgão consultivo e deliberativo do SISNAMA é o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida. 
III.A construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva e potencialmente poluidores, bem como os capazes, sob qualquer forma, de causar degradação ambiental, dependerão do prévio licenciamento de órgão estadual competente integrante do SISNAMA, e do IBAMA, em caráter supletivo, sem prejuízo de outras licenças exigíveis. 
Assinale a resposta CORRETA 
		
	
	somente a afirmativa II está correta
	
	somente a afirmativa III está correta
	
	todas as afirmativas estão corretas 
	
	somente as afirmativa II e III estão corretas
	
	somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201367155)
	1a sem.: AULA 1 - CONCEITO DE DIREITO AMBIENTAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	(ENC 2003 adaptada) Suponha que em um determinado processo judicial tenda sido requerida a ineficácia da seguinte cláusula: "...o meio ambiente ecologicamente equilibrado é bem de uso especial e exigir que o Poder Público e a comunidade cumpram o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações..." O juiz deverá julgar o pedido de ineficácia
		
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, uma vez que só é acessível à população mediante autorização do Poder Público.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado não pode ser tratado como espécie de bem público, já que decorre da Constituição Federal a possibilidade de haver propriedade privada sobre áreas de preservação ambiental.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem de uso comum do povo.
	
	improcedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é mesmo considerado pela Constituição Federal bem de uso especial, afetado para fim de preservação.
	
	procedente, pois o meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado pela Constituição Federal bem dominical.8a Questão (Ref.: 201201353247)
	5a sem.: Aula 5- Licenciamento Ambiental
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Em relação ao licenciamento ambiental, pode-se afirmar que:
 I é o mecanismo pelo qual a Administração Pública,no uso de suas atribuições, estabelece condições e limites para o exercício de atividade efetiva ou potencialmente poluidora; 
II compete ao Conselho Nacional do Meio Ambiente(CONAMA) o licenciamento das atividades potencialmente poluidoras; 
III a construção, instalação, ampliação e funcionamento de estabelecimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, considerados efetiva ou potencialmente poluidores, dependem de licença ambiental; 
IV compete ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) o licenciamento ambiental de atividades com impacto ambiental significativo em âmbito nacional. Estão corretas as afirmações: 
		
	
	II, III e IV,
	
	II e III
	
	I, II e IV
	
	I,II,III e IV
	
	I, III e IV,
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201351868)
	2a sem.: Aula 2 - Princípios do Direito Ambiental
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Através da análise das disposições constantes do artigo 225 da CF, § 1º, e seus incisos podemos estabelecer alguns princípios do direito ambiental tais como: 
I o princípio da obrigatoriedade da intervenção estatal; 
II o princípios do poluidor-pagador, notadamente no estudo prévio do impacto ambiental; 
III o princípio da precaução, preservação da diversidade e manipulação de material genético; 
IV o princípio da responsabilização penal, administrativa e civil, das pessoas físicas ou jurídicas presente no § 2º e 3°, com a obrigação de recuperação no caso de exploração de recursos minerais e no caso de condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente, através da publicação da Lei de Crimes Ambientais . 
Diante dos princípios apresentados identifique a sequência CORRETA: 
		
	
	I,II,III e IV
	
	I e II
	
	I,II e III
	
	III e IV
	
	I,III e IV
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201370018)
	5a sem.: LICENCIAMENTO AMBIENTAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O MPF (Ministério Público Federal) no Maranhão ajuizou  ação civil pública pedindo a condenação do município de Santa Rita pela construção de uma estrada de acesso à chamada "Praia do Caranguejo", localizada às margens do Rio Mearim. A via corta os campos inundáveis, uma área de preservação permanente, e foi construída sem a devida licença ambiental e autorização de supressão, causando uma série de danos ao ecossistema local. Assinale a afirmativa CORRETA a respeito do Licenciamento Ambiental:
		
	
	As atividades potencialmente poluidoras só podem receber a licença de operação após audiência pública realizada no Conselho Nacional de Meio Ambiente, sendo necessária a participação de dois terços dos conselheiro 
	
	No procedimento de licenciamento ambiental, são expedidas as licenças de instalação e de operação.
	
	É possível a dispensa de licenciamento ambiental para obras públicas potencialmente poluidoras de relevante interesse social.
	
	O Estudo Prévio de Impacto Ambiental é obrigatório somente nos procedimentos de licenciamento ambiental de atividades potencialmente causadoras de significativa degradação do meio ambiente.
	
	Os estudos ambientais necessários à análise dos pedidos de licenciamento ambiental são realizados por uma equipe multidisciplinar às custas do órgão ambiental competente.

Outros materiais