Buscar

AV2 DIREITO AMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 8,5 de 10,0  Nota do Trab.: 0    Nota de Partic.: 0  Data: 02/06/2016 17:53:11 
	
	 1a Questão (Ref.: 201202193879)
	Pontos: 0,5  / 1,0 
	Os princípios da prevenção e da precaução são considerados como princípios basilares do direito ambiental e constam da Declaração Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, de 1992 (Rio/92). Podemos diferenciar o princípio da prevenção do princípio da precaução? Justifique sua resposta e apresente o seu entendimento sobre o conceito estabelecido, sobre ambos. 
		
	
Resposta: Sim, o princípio da prevenção é baseado na idéia de preservar o meio ambiente, bem como seus meios naturais, artificiais, já o princípio da precaução visa inibir o danos inerentes à ação do homem.
	
Gabarito: O princípio da prevenção refere-se ao dano conhecido. Existe o conhecimento dos efeitos de determinadas atividades e das medidas que para o qual se impõem ações no sentido de evitá-los ou, pelo menos, minimizá-las. O princípio da precaução é considerado quando o risco de dano ambiental é elevado e, mesmo sem uma total certeza científica para sua comprovação, deve ser exigido. O princípio da Precaução decorre do Princípio 15 da Declaração do Rio/92, quando houver ameaça de danos sérios ou irreversíveis, a ausência de absoluta certeza científica não deve ser utilizada como razão para postergar medidas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Reveja o gabarito.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202199983)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Ouro Preto foi o primeiro sítio brasileiro a conquistar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a áreas culturais ou naturais consideradas "especialmente valiosas para a humanidade". Graças às leis, a destruição intencional de um bem tombado está sujeita a punições legais estipuladas no decreto-lei nº 25, de 1937, que organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. O acervo arquitetônico e paisagístico de Ouro Preto foi tombado em 1938, como exemplo excepcional de cidade barroca. A presença do IPHAN foi fundamental na luta pela preservação da cidade mineira. Responda: O que é o IPHAN e por que foi fundamental na preservação de Ouro Preto? Quais bens culturais foram protegidos através do tombamento? No que consiste o tombamento?
		
	
Resposta: O IPHAN é o Instituto de Proteção Histórica Artística Nacional, foi fundamental na preservação de Ouro Preto porque é a entidade de preservação histórica e artístisca, os bens culturais protegidos através do tombamento são os de construções de casarões antigos da cidade, igrejas, praças, ruas e etc. O tombamento é consistido para preservação legal do patrimônio histórico brasileiro, através dele as entidades estatais ficam responsáveis pela manuntenção e preservação do patrimônio tombado.
	
Gabarito: O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, é a instituição federal que atua na preservação do patrimônio cultural brasileiro. Fundamental em Ouro Preto, pelo tombamento do acervo arquitetônico e paisagístico da cidade. O tombamento é um instrumento legal, aplicado por ato administrativo cuja competência é atribuída, pelo Decreto-lei nº 25/37, ao Poder Executivo. Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo. O tombamento é um instrumento legal, aplicado por ato administrativo cuja competência é atribuída, pelo Decreto-lei nº 25/37, ao Poder Executivo. Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo. O tombamento é um instrumento legal, aplicado por ato administrativo. Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Reveja o gabarito.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202664557)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Os grandes problemas ambientais, que atualmente enfrenta a humanidade, estão relacionados diretamente a(o):
		
	
	Ao modelo socialista da economia global que determina o consumo desenfreado pela população dos produtos industrializados.
	
	Nosso modo de vida, com os valores que fundamentam e caracterizam as sociedades contemporâneas e com as respostas da natureza ao comportamento industrial e consumista insustentável, gerado pelo modelo de globalização econômica.
	
	Uso controlável e depredatório dos recursos naturais pelo homem desde o início da era capitalista.
	
	Uso consciente dos recursos naturais e artificiais com vista a sustentabilidade do planeta
	
	Escassez de recursos naturais em determinadas áreas do nosso planeta o que afeta a todos nós.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202218235)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A Lei 6.938-81, que estabelece a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, constitui o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) e institui o Cadastro de Defesa Ambiental, tem por objetivo: 
		
	
	a racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar; 
	
	o acompanhamento do estado da qualidade ambiental; 
	
	a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento sócio-econômico, aos interesses da segurança nacional e à proteção da dignidade da vida humana
	
	o sistema nacional de informações sobre o meio ambiente
	
	a proteção dos ecossistemas, com a preservação de áreas representativas; 
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202218473)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Sobre o controle da poluição ambiental, o Estudo de Impacto Ambiental - EIA, marque a alternativa CORRETA.
		
	
	O estudo de impacto ambiental - EIA -, deverá ser informado ao público sem qualquer restrição nas audiências públicas
	
	É acessível às Autoridades Públicas encarregadas da defesa do meio ambiente nas esferas federal, estadual e municipal, que deverão preservar sigilo quanto às informações nele contidas, vedada a sua divulgação ao público.
	
	Constitui exigência regulamentar para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, embora não previsto na Constituição Federal
	
	Não poderá ser exigido, no controle da poluição ambiental de empreendimentos municipais, a apresentação do EIA e do RIMA
	
	Constitui um dos principais instrumentos de controle da poluição ambiental, devendo a licença prévia ser expedida pelo órgão estadual competente, salvo nos casos de significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional, cuja competência para expedição será federal.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202108034)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	São Unidades de Conservação de Uso Sustentável, todas as alternativas, exceto:
		
	
	Áreas de proteção ambiental.
	
	Reservas extrativistas.
	
	Reservas Particulares do patrimônio Natural.
	
	Reservas de desenvolvimento sustentável.
	
	Monumentos Naturais.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202107902)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Segundo a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental no Ensino Formal:
		
	
	a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em algumas disciplinas.
	
	não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
	
	nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, é dispensável o conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é obrigatória a criação de disciplina específica.
	
	será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202107993)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	No que concerne à responsabilidade por dano ambiental, é correto afirmar que:
		
	
	A responsabilidade é apenas na esfera cível e administrativa.
	
	A responsabilidade é apenas na esfera administrativa e cível.
	
	A responsabilidade é apenas na esfera administrativa.
	
	A responsabilidade é apenas na esfera criminal.
	
	A responsabilidade é administrativa, cível e criminal.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202667494)
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	É CORRETO afirmar sobre a Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1988, conhecida como Lei de Crimes Ambientais ou Lei da Natureza, que:
		
	
	É importante observar que o tipo penal ambiental possui características próprias, uma delas é a ocorrência de normas penais em branco, isto é, aquelas que não necessitam de complementação advinda de outras normas ou regulamentações.
	
	Com sua entrada em vigor os crimes contra o meio ambiente e as infrações administrativas ambientais passaram a ter uma tutela específica, prevendo sanções administrativas e penais, para as lesões ao meio ambiente natural, cultural e artificial. 
	
	Introduziu também inúmeras inovações, tais como a aplicação de penas como as restritivas de direito às pessoas físicas e a responsabilidade penal das pessoas jurídicas e a desconsideração da personalidade pessoal.
	
	A lei ambiental regulamentando preceito constitucional passou a prever a possibilidade de penalização criminal somente das pessoas físicas, de forma inequívoca. 
	
	Dispõe especificamente sobre as sanções penais derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e dá outras providências.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202669077)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Têm legitimidade para propor a Ação Civil Pública para proteção do meio ambiente: I - A Defensoria Pública e o Ministério Público; II - a pessoa física ou jurídica vítima de dano ambiental; III - a associação que esteja constituída há pelo menos 3 (três) anos, qualquer que seja sua finalidade institucional; IV - os entes de direito público externo, que tenham investido recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros, na proteção ambiental; V - a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a autarquia, empresa pública, fundação ou sociedade de economia mista. Análise os incisos acima e escolha a opção adequada.
		
	
	Estão certas apenas as I e III.
	
	Estão certas apenas as I, II e IV.
	
	Estão certas apenas as I e V.
	
	Estão certas apenas as I, II e III.
	
	Estão certas apenas as I, III e V.

Outros materiais