Buscar

AVALIAÇÃO OBJETIVA G2 Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO OBJETIVA G2 - 2017/2
1
1.
Desde gregos e romanos, a procura por pessoas mais inteligentes existe na história da humanidade e sempre foi um tema bastante estudado. Vários pesquisadores salientam que três pressupostos podem ser associados à definição de inteligência, historicamente: hereditariedade, classificação e medição.
São eles:
I)     Pressuposto A – tem seu início com gregos e romanos, através de seu ideal de corpo – soldado – e destaque literários – grandes filósofos.
 
II)    Pressuposto B – atrela-se ao pressuposto de medição.  Por classificação compreende-se a inclusão do sujeito em determinado nível de inteligência, ou seja, classificá-lo como inteligente ou não inteligente – prática muito comum em nossas salas de aula, ontem e hoje.
 
III)    Pressuposto C – é associado ao pesquisador francês Binet. Medir, conforme o dicionário Houaiss, significa: “Determinar, avaliar, por meio de instrumento ou utensílio de medida [...]; mensurar”.
 
IV)    Pressuposto D - atores sociais, cultura e história do sujeito deveriam ser levados em conta no processo de avaliação. Observar comportamentos, desempenhos como forma de conhecer, desenvolver, respeitar as potencialidades dos sujeitos. QI alto. Confundimos habilidade com homogeneidade,
 
V)    Pressuposto E - um dos estudos atuais que busca problematizar essas questões é o de Gardner: a teoria das inteligências múltiplas.
 
           Estão corretas, somente as alternativas:
 
Peso: 1.0
	
	III e IV
	
	
	
	I II e III
	
	
	
	II, IV e I
	
	
	
	I, II, e IV
	
	
	
	I, II e V
	
	
	Pontuação : 1
2
2.
A inteligência é a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais.  As faculdades humanas – inteligências – já descritas por Gardner e seus colaboradores, como destaca Maia (2006, p. 167):
São elas:
a)    Lingüística: é a capacidade de usar a linguagem para transmitir ideias, convencer, agradar, estimular.
b)    Lógico-matemática: é a habilidade para lidar com uma série de raciocínios, para explorar padrões, levantar hipóteses, ordenar, explorar relações e categorias.
c)    Musical: é a habilidade para produzir ou reproduzir uma peça musical, para discriminar sons, para perceber temas musicais, ritmos, texturas e timbres.
d)    Cinestésica: habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. Capacidade para usar a coordenação fina ou ampla em esportes, artes cênicas ou plásticas, no controle do corpo e na manipulação de objetos com destreza.
e)    Interpessoal: capacidade para entender e interagir com outras pessoas, para entender e responder adequadamente aos humores, temperamentos, motivações e desejos de outros.
f)     Intrapessoal: habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos e, por consequência, às emoções dos outros. Reconhecimento das próprias habilidades, limitações, necessidades, desejos e inteligências.
g)    Ecológica: capacidade para elaborar estratégias associadas à educação ambiental. Preocupação ecológica voltada para a resolução de problemas associados ao meio ambiente.
 
Assinale a alternativa correta:
Peso: 1.0
	
	A B e C A ¿ Aprendizagem.
	
	
	
	A B D F e G
	
	
	
	A D E e F
	
	
	
	A B C D
	
	
	
	Todas estão corretas
	
	
	Pontuação : 1
3
3.
Gardner busca salientar a pluralidade da mente e a ineficácia da medição, da classificação e da hereditariedade. Diferentes inteligências fazem parte da constituição do sujeito, o que significa que os sujeitos possuem inteligências diferenciadas a serem trabalhadas e valorizadas. Cabe à família, à sociedade e ao educador, principalmente, desenvolvê-las e respeitá-las. Gardner salienta a importância do professor:
 
I.  Apontar para a pluralidade da mente, sendo necessário atendimento uniforme aos alunos.
II.  Alertar para a ineficácia da medição, da classificação e da hereditariedade.
III. Revelar que as múltiplas inteligências podem ser classificadas por ordem de importância.
IV. Acenar para a importância de a escola trabalhar e respeitar as diferenciadas inteligências.
V.  Alertar para que o aluno com dificuldades na aula pode ser talentoso na banda.
 
Estão corretas, conforme o PENSAMENTO de GARDNER somente as alternativas:
Peso: 1.0
	
	II, III e IV
	
	
	
	II IV e V
	
	
	
	I, II, IV e V
	
	
	
	I, II e V
	
	
	
	I IV e V
	
	
	Pontuação : 0
4
4.
Olhando crianças entre cinco e seis anos de idade na praça, brincando de jogos cantados, cantigas de roda? Amarelinha/ sapata, esconde-esconde? Pega-pega, cinco-Marias, bilboquê, pião, piora? Cantando músicas infantis?  A maioria de nossas crianças, hoje, está nos shopping centers, ou escutando música em seu SMARTPHONE, pensando em namorar e escutando músicas de rap, funk e pagode. Para os novos tempos:
Peso: 1.0
	
	O capitalismo impera, onde o consumo embriaga as pessoas.
	
	
	
	A mídia tem uma importância significativa na vida das pessoas
	
	
	
	É natural que isso aconteça, estes são alguns dos modelos de valorização dos adultos. C) estágios sensório-motores;
	
	
	
	O mundo mudou por consequências as pessoas mudaram seus valores.
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	
	Pontuação : 1
5
5.
Não diferente é o repertório musical: Atirei o pau no gato; O sapo não lava o pé; Dona aranha; Caranguejo não é peixe. Se, muitas vezes, em creches e escolas de educação infantil, nossos alunos desconhecem essas músicas ou não as cantam, os alunos dos dois primeiros anos do ensino fundamental desconhecem e negam esses sons, ritmos e melodia. Os brinquedos mudaram, os jogos mudaram, as músicas mudaram, os programas televisivos mudaram, as roupas mudaram nossas crianças e jovens também. Por sofrerem influência da:
Assinale a alternativa mais correta:
Peso: 1.0
	
	Cultura MTV, Influência das classes menos favorecidas.
	
	
	
	Influência das classes menos favorecidas
	
	
	
	Cultura MTV e influencias da mídia. Cultura MTV e influencias da mídia.
	
	
	
	Moda e Cultura MTV.
	
	
	
	Da letra de músicas, que abordam questões sociais, violência, sexo, drogas e falta de perspectivas sociais e financeiras, os programas televisivos mudaram, as roupas são de adultos minimizadas para as crianças.
	
	
	Pontuação : 0
6
6.
Maslow, psicólogo humanista, propôs em seus estudos uma hierarquia de necessidades. Segundo o autor, os indivíduos possuem necessidades humanas, as quais se priorizam frente a seus interesses. Para o pesquisador, as pessoas necessitam de bases para terem uma vida saudável, à medida que a pessoa tem um nível de necessidade satisfeito, busca o seguinte numa ordem hierárquica:
Leia, reflita e assinale a alternativa mais correta:
Peso: 1.0
	
	necessidade de pertencer, necessidade de amor, necessidade de estima e necessidade de autorrealização, necessidades fisiológicas necessidades de segurança.
	
	
	
	necessidade de estima, necessidade de autorrealização, necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidade de pertencer, necessidade de amor.
	
	
	
	necessidades fisiológicas necessidades de segurança, necessidade de pertencer, necessidade de amor, necessidade de estima, necessidade de autorrealização.
	
	
	
	necessidade de amor, necessidade de estima e necessidade de autorrealização, necessidades fisiológicas, necessidades de segurança.
	
	
	
	necessidades de segurança, necessidade de amor, necessidade de estima e necessidade de autorrealização, necessidades fisiológicas.
	
	
	Pontuação : 1
7
7.
Costa (1999) acrescenta que [...] nesse percurso pelas movimentações dos estudos culturais e por seus cruzamentos com a educação e a pedagogia, encontramos subsídios para afirmar que a educação se dá em diferentes espaçosdo mundo contemporâneo, sendo a escola apenas um deles.
A autora destaca que:
I) um noticiário de televisão, imagens, gráficos etc. de um livro didático ou músicas de um grupo de rock, por exemplo, não são apenas manifestações culturais. “Eles são artefatos produtivos, são práticas de representação, inventam sentidos que circulam e operam nas arenas culturais onde o significado é negociado e as hierarquias são estabelecidas”.
 II) Somos, dessa forma, educados por imagens, filmes, desenhos, músicas, propagandas, mídia, jornais.
 III) O currículo cultural e a pedagogia da mídia são constituídos através de discursos e verdades que circulam diariamente sobre gênero, sexualidade, cidadania, entre outros.
IV) Que tudo faz parte dos estudos culturais.
V) Os estudos culturais podem ser qualquer coisa.
Estão corretas somente as alternativas:
Peso: 1.0
	
	I II V
	
	
	
	I IV V
	
	
	
	II III IV
	
	
	
	I II III
	
	
	
	I II III IV V
	
	
	Pontuação : 0
8
8.
Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento aos estudantes:
Peso: 1.0
	
	Com atraso no desenvolvimento emocional.
	
	
	
	Que tenham alguma síndrome diagnosticada.
	
	
	
	Com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
	
	
	
	Que apresentarem somente deficiência motora e intelectual.
	
	
	
	Que comprovarem histórico de atraso mental e emocional.
	
	
	Pontuação : 1
9
9.
Quais as representações de fracasso e sucesso escolar e a quem pertencem esses rótulos e seus significados?
 Assinale a alternativa mais completa:
 
Peso: 1.0
	
	Evasão; repetência; rótulos de bom aluno, mau aluno, consequência socioeconômica da distribuição cultural perversa do acesso a computadores e internet.
	
	
	
	Repetência, baixas notas nas avaliações nacionais e internacionais, Ausência de motivação familiar.
	
	
	
	Algo de errado em nosso ensino, nas propostas metodológicas e no entendimento dos conceitos de desenvolvimento e aprendizagem.
	
	
	
	Desigualdades sociais, exclusão digital.
	
	
	
	São todas corretas. E ) I, II, IV e V.
	
	
	Pontuação : 1
10
10.
De acordo com Moreno, o papel sexual não se limita à natureza biológica do sexo, mas, acima de tudo, à expectativa que a sociedade possui em relação ao comportamento e às atitudes das pessoas de um determinado sexo.
A (1 ) O papel sexual se encontra em constante transformação.
B (2) vão assumindo os valores e os comportamentos esperados para o seu sexo, embora nada tenha a ver com a identificação. E tudo isso através do ato de brincar.
C (3) determinação dos papéis sexuais esperados – menino joga bola, usa azul; menina brinca de boneca, usa cor-de-rosa.
D (4 ) sujeito desempenha o papel sexual que lhe é reservado de acordo com o período      histórico e social que vivencia, corresponde às expectativas.
E (5) um sujeito desempenha o papel sexual imutável que lhe é reservado de acordo com o momento em que vive.
Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas:
Peso: 1.0
	
	são corretas 1 2 e 3
	
	
	
	são corretas 1 3 e 4
	
	
	
	são corretas 1 2 3 e 4
	
	
	
	são corretas 1 2 3 4 e 5.
	
	
	
	Todas estão incorretas.
	
	
	Pontuação : 1

Outros materiais

Perguntas Recentes