Buscar

AV2 » COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação: CCA0166_AV2 » COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
	Tipo de Avaliação: AV2 
	Professor:
	SHYRLEI GUITERIO CALMON DU PIN
JOSE ALBERTO MACHADO
	Turma: 9013/M
	Nota da Prova: 4,0 de 8,0 Nota do Trab.: 0 Nota de Partic.: 0 Data: 25/11/2014 19:07:21
	
	1a Questão (Ref.: 200402400601)
	2a sem.: GESTÃO DE MARKETING / SEGMENTAÇÃO
	Pontos:1,0 / 1,5
	A diversidade no mercado global torna a segmentação de mercado uma estratégia atraente, viável e potencialmente muito lucrativa. Os profissionais de marketing devem considerar a segmentação quando planejam suas ações estratégicas. Neste sentido apresente o conceito de segmentação de mercado.
		
	Resposta: Segmentação de mercado é a empresa conhecer seus clientes/consumidores, qual tipo de produto que ele gosta, traçar planos estratéticos e atrativos para consolidar sua marca junto a esse cliente, para que ele possa ser um excelente influenciador passando boas informações da marca para frente, junto a novos clientes.
	
Gabarito: Segmentação consiste em dividir o mercado em grupos de consumidores, cujas reações aos esforços de marketing da empresa sejam similares para os que pertencem ao mesmo grupo e distinta dos demais grupos. A segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa. Os consumidores são diferentes e gostam de expressar as suas características diferenciadas. A segmentação de mercado é útil para direcionar as ações de marketing da empresa para um grupo específico de consumidores, desenvolvendo produtos e serviços que atendam as necessidades particulares deste grupo. 
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Segmentação consiste em dividir o mercado em grupos de consumidores, cujas reações aos esforços de marketing da empresa sejam similares para os que pertencem ao mesmo grupo e distinta dos demais grupos. A segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa. Os consumidores são diferentes e gostam de expressar as suas características diferenciadas. A segmentação de mercado é útil para direcionar as ações de marketing da empresa para um grupo específico de consumidores, desenvolvendo produtos e serviços que atendam as necessidades particulares deste grupo.
	
	2a Questão (Ref.: 200402531819)
	sem. N/A: SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR
	Pontos:0,5 / 1,5
	Uma empresa deve proporcionar aos clientes uma satisfação maior do que os custos para a aquisição do produto. Na perspectiva do cliente, valor se refere à diferença entre o valor total e o custo total. Sendo assim explique as características da satisfação emocional do consumidor.
		
	Resposta: o consumidor quando sai para comprar um produto ele já está com pensamento fixado, a satisfação dele levar o produto não está relacionado a valor, mas sim, ao produto/marca que ele está interessado.
	
Gabarito: Também chamada de satisfação psicológica, é perseguida pelos consumidores na forma de status, prestígio, segurança ou qualquer outro benefício, que seja intangível e não mensurável por meio de um padrão.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): Também chamada de satisfação psicológica, é perseguida pelos consumidores na forma de status, prestígio, segurança ou qualquer outro benefício, que seja intangível e não mensurável por meio de um padrão.
	
	3a Questão (Ref.: 200402523580)
	sem. N/A: Aula 01 ¿ Comportamento do Consumidor
	Pontos:0,5 / 0,5
	O comportamento do consumidor estuda como as pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos. (Philip Kotler). Um dos primeiros estudos do comportamento do consumidor foi realizado no final do século XIX. Atualmente, compreender os indivíduos pode ser considerado:
		
	
	Exageros da atividade comercial
	
	Capricho organizacional competitivo
	
	Vantagem competitiva
	
	Pesquisa inútil
	
	Desvantagem comercial
	
	4a Questão (Ref.: 200402399245)
	2a sem.: GESTÃO DE MARKETING
	Pontos:0,5 / 0,5
	Leia atentamente as assertivas a seguir: 
1.As empresas que desejam alcançar o sucesso, além de analisarem os mercados consumidores precisam investigar quem faz parte do mercado, o que o mercado compra, por que o mercado compra, quem participa da compra, como o mercado compra, quando o mercado compra e onde o mercado compra. 
2.A maioria das organizações, para melhor atender às necessidades de grupos específicos de consumidores, adota a política de comunicação de massa, com o objetivo de atingir potencialmente os indivíduos.
3.A pesquisa fornece dados importantes para as organizações. Para vencer a concorrência é obrigatório conhecer a evolução dos mercados, as modificações da preferência do consumidor, a variação da capacidade de consumo do público, entre outros aspectos. 
4.A empresa para ser pioneira e obter sucesso junto aos consumidores potenciais deve desenvolver seus planos de marketing antes mesmo de estudar criteriosamente os mercados consumidores. A empresa poderá se basear na sua experiência para agilizar a entrada de um novo produto ou serviço no mercado. Assim, criando barreiras para a entrada de concorrentes. 
5.O mercado deve ser estudado através de bases altamente racionais. Conhecer as simpatias do público, seus índices econômicos, seus hábitos de compra, entre outros aspectos, é muito importante para qualquer iniciativa industrial ou comercial. 
Assinale a única opção correta: 
		
	
	Todas as assertivas estão corretas
	
	Apenas 2, 3 e 5 estão corretas 
	
	Apenas 2 e 4 estão corretas
	
	Apenas 1, 3 e 5 estão corretas
	
	Apenas 1 e 4 estão corretas
	5a Questão (Ref.: 200402360764)
	3a sem.: Perfil do consumidor
	Pontos:0,0 / 0,5
	Ao definir o perfil econômico do consumidor considera-se:
		
	
	Procedimento usuais, diferenças de comportamento entre os diversos públicos
	
	sexo, idade, grau de instrução, estado civil, grupo étnico, local de residência etc
	
	Relativos a atitudes, opiniões, reações e motivações de cada grupo
	
	Classe econômica a que pertence e renda.
	
	classe social a que pertence, grupos profissionais, artísticos, esportivos, tradições, folclore etc
	6a Questão (Ref.: 200402524928)
	sem. N/A: As influências dos Fatores Socioculturais.
	Pontos:0,0 / 0,5
	Os profissionais de comunicação e marketing estão interessados nos papéis e na influência mais importante na organização de compra de produto de consumo na sociedade. É uma instituição-núcleo complexa, que está em permanente evolução em muitas sociedades e países do mundo. Podemos considerar esta instituição de:
		
	
	Grupo de afinidade
	
	Grupo de aspiração.
	
	Amigos
	
	Família.
	
	Associação.
	7a Questão (Ref.: 200402862650)
	sem. N/A: AS INFLUÊNCIAS PSICOLÓGICAS
	Pontos:0,0 / 0,5
	De acordo com a pirâmide do psicólogo Abraham Maslow, as necessidades sociais, referem-se a:
		
	
	Afeição, amizade, afiliação, amor.
	
	Nenhuma das afirmativas está correta.
	
	Prestígio, status, auto-respeito.
	
	Afeição, status, afiliação.
	
	Afeição, amizade, auto-respeito, status.
	
	8a Questão (Ref.: 200402524946)
	sem. N/A: As influências Psicológicas - Segunda Parte.
	Pontos:0,5 / 0,5
	Analisando as influência psicológicas junto ao mercado, verificamos o conceito relativamente novo, sugere que um importante ( é até agora subestimado) conjunto de influências que atuam sobre o comportamento de consumo está ligado aos aspectos experienciais e de prazer do ato de consumir produtos. Podemos chamar esta influência de :
		
	
	Atitude
	
	Percepção
	
	Experenciais-Hedônicas
	
	Aprendrizado
	
	Personalidade
	
	9a Questão (Ref.: 200402473800)
	13a sem.: ORGANIZACIONAL
	Pontos:1,0 / 1,0
	Complete as lacunas de acordo com as opções relacionadas abaixo:As compras organizacionais variam conforme o tipo de aquisição a ser realizada. Conforme a situação ou o tipo de compra o processo de decisão terá maior ou menor complexidade. A ________________________ é classificada quando se trata da compra de rotina, conhecida pela organização. Entretanto, quando o departamento de compras decide alterar alguma especificação do produto, os preços, as condições de pagamento e entrega das mercadorias esta compra é classificada como ___________________________ .
Indique a única opção correta
		
	
	recompra habitual - recompra específica
	
	recompra rotineira - nova compra
	
	recompra simples - recompra modificada
	
	compra funcional - compra de alteração
	
	compra de reposição - compra de reformulação
	10a Questão (Ref.: 200402473319)
	12a sem.: INFLUÊNCIAS
	Pontos:0,0 / 1,0
	Complete a lacuna de acordo com as opções relacionadas abaixo:
O tempo pode ser considerado como um recurso valioso na vida dos consumidores. A maneira que cada um o utiliza está ligada ao seu estilo de vida, aos seus valores e à sua personalidade. Caixas eletrônicos dos bancos 24 horas, serviços financeiros online, comidas congeladas, lanchonetes fast-food, consideram as ____________________ para introduzir produtos e serviços que proporcionam maior conveniência ao consumidor. Na vida agitada dos grandes centros, o consumidor, cada vez mais, está buscando produtos e serviços ajustados a esta nova realidade.
Indique a única alternativa correta:
		
	
	influências situacionais
	
	influências comerciais
	
	influências psicológicas
	
	influências globais
	
	influências socioculturais

Outros materiais