A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
23 pág.
Redação Publicitária Aula 01 a 16

Pré-visualização | Página 1 de 8

Redação Publicitária - Mídias Gráficas
Aula 01: Redação para mídias gráficas
Contextualização
No panorama atual, de extrema concorrência e aceleração tecnológica, a redação publicitária ganha nova força. Reconhecida como fundamental dentro da atividade publicitária, de Publicidade e Propaganda, se localiza na área de conhecimento das ciências da comunicação e da chamada Indústria Criativa.
A linguagem publicitária em questão
A linguagem publicitária passa a ocupar outros espaços, sem necessariamente ser identificada. Blogs, redes sociais, canais de vídeo, dentre outros meios e materiais passam a assumir uma linguagem publicitária sem necessariamente se identificarem como publicidade. Do mesmo modo, a publicidade começa a ser mais acessível e cada vez mais pessoas e empresas percebem sua importância. A linguagem publicitária, então, assume papel de relevância e saber fazê-la, igualmente.
Como trabalha um redator publicitário – (Diretor de Criação + Redator + Direto de Arte)
Dentro das agências publicitárias:
Ocupa lugar de destaque, junto ao diretor de arte, formando as chamadas “duplas de criação”. As duplas são responsáveis pela elaboração de conceitos e campanhas publicitárias. 
Para chegarem às ideias que norteiam a criação de uma campanha, redatores e diretores de arte precisam de um bom e completo briefing.
A linguagem publicitária
O texto publicitário ancora-se fortemente na persuasão, na argumentação. O redator publicitário, então, precisa de conhecimentos dos mais variados para criá-lo com eficiência. Uma boa bagagem cultural, um bom número de referências (adquiridas com leituras, conversas, cursos, assistindo televisão, filmes, teatro, ouvindo música, enfim, tudo) e a noção correta de como utilizar, sobretudo, a função conativa da linguagem, são elementos que garantem um texto publicitário de sucesso.
Entender a palavra como signo simbólico, tal qual nos mostra os conhecimentos em semiótica, nos leva a ampliar seu poder de ação. Compreender a retórica como estrutura de gêneros e etapas para a construção do discurso persuasivo, é outro passo importante. A estrutura circular e a unidade dos argumentos, mostram-se fundamentais para a eficiência persuasiva da Publicidade e da Propaganda.
Elementos importantes
Também são essenciais os aspectos estéticos dados ao discurso publicitário, tais como a utilização de humor, apelos afetivos e à autoridade, figuras de linguagem, escolhas lexicais, entre outros, que tornam as peças publicitárias mais acessíveis e assimiláveis aos públicos desejados.
A função conativa no texto publicitário
Dentre as várias funções da linguagem, a conativa se destaca no uso do texto publicitário por buscar persuadir, convencer. Também chamada de função apelativa. Caracteriza-se pelo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.
Aula 02: Redação é criação
O departamento de criação - Diretor de arte + Redator
Nem sempre foi assim. No início, o redator criava e passava o texto a um diagramador, que faria a arte do anúncio. Isto prejudicava o surgimento de boas campanhas pois não havia sinergia entre redator e o chamado layoutman. Com a evolução da publicidade, as agências adotaram o modelo de duplas e assim redator e diretor de arte passaram a trabalhar juntos na formulação e desenvolvimento das campanhas publicitárias. 
O redator publicitário e sua importância para a agência
Uma agência de publicidade depende de um redator para ser considerada plena, ou full. Ser assim denominada indica que ela oferece todos os serviços publicitários que um cliente pode precisar e o essencial: a criação de conceitos de comunicação.
O trabalho de um redator publicitário
Os redatores são fundamentais na elaboração, não só dos textos, mas também dos conceitos e ideias de uma campanha. 
Os redatores também redigem o que não aparece em palavras. Por exemplo: um roteiro de filme em que só aparecem cenas e trilhas, sem palavras ditas ou escritas, tem que ter sido escrito por um redator para poder ser produzido de forma coerente (roteirização).
A aceleração com a qual a tecnologia se desenvolveu e a consolidação das mídias digitais, potencializadas pela internet, fez com que o raciocínio publicitário a partir da compreensão da redação publicitária ganhasse ainda mais importância. É comum percebermos traços da linguagem publicitária no jornalismo, em blogs, em perfis de redes sociais, dentre outros locais. Esta alteração é tão simbólica que passamos a chamar a criação de materiais publicitários de “conteúdo”. E de conteúdo, um redator publicitário entende.
A principal função de um redator, antes de qualquer coisa, é encontrar soluções para o problema mercadológico e de comunicação de um cliente. Criar é solucionar problemas e essas respostas só vem depois que os profissionais de criação tem ideias. Por isso, é tão natural, no trabalho de um redator publicitário, reescrever centenas de vezes a mesma coisa, buscar soluções mesmo quando, aparentemente, uma já foi encontrada.
Um redator publicitário é um comunicador que trabalha as palavras e as imagens que nascem dessas, ou que fazem nascer as palavras. A formulação de estratégias criativas, que quando postas a serviço do anunciante são capazes de transmitir uma mensagem e gerar o retorno desejado, é o cerne do trabalho de um redator que trabalha com a publicidade.
E como o redator publicitário consegue formular soluções criativas?
Bagagem cultural, técnica e muito, muito trabalho. Enganam-se aqueles que pensam que o trabalho de criação é fácil. Talvez pela fama de que é a parte mais gostosa, mais divertida da publicidade, muitos jovens estudantes se deixam enganar de que o trabalho de um criativo é descolado, tranquilo, uma grande brincadeira. 
No entanto, é uma atividade que exige, além da criatividade, muita transpiração. Testar várias e várias vezes uma ideia, buscar os pontos negativos, entender a percepção que o público-alvo teria do conceito elaborado, são preocupações diárias de uma dupla de criação. 
Características de um redator publicitário
Algumas características são bem-vindas para um redator publicitário
Ser curioso sobre tudo;
Relacionar imagens e palavras;
Ainda que não goste de tudo, não ter preconceitos e experimentar novas sensações (isto vale para estilo de filme, música, programas de TV, esportes, comida, lugares, enfim, tudo);
Compreender os vários argumentos de uma discussão;
Gostar de gente e se interessar pelo que as move.
Ter empatia
Ser imaginativo
Pensar com a cabeça aberta, isto é, ir além das formas previsíveis de ver as coisas
Saber usar bem a lógica
Ter senso de humor: especialmente quando depois de trabalhar exaustivamente um texto alguém vem e corta a parte mais legal...
O redator publicitário nos dias de hoje	
Em tempos de efervescência tecnológica, o papel do redator publicitário parece ganhar ainda mais relevância. Quando muitos pensaram que a inteligência artificial e os avanços da tecnologia fariam com que máquinas e computadores substituíssem esse profissional, o que enxergamos é o contrário. Transmitir uma mensagem envolve a emoção para que possamos persuadir o consumidor. E por mais que um computador possa fazer esse trabalho, a emoção dificilmente será um atributo da escrita informacional. 
Aula 03: Criação é redação
A palavra
Quantos significados são evocados em uma palavra? A palavra é a maior ferramenta de trabalho de um redator. Ela é, também, uma força poderosa que o ser humano tem ao dominar e usar, pode salvar uma vida ou iniciar uma guerra. Uma imagem vale mais que mil palavras? O velho dito popular nos diz que sim. Mas em contraposição: “Uma imagem vale mais que mil palavras, vai dizer isto com uma imagem.” (Millôr Fernandes)
A importância da palavra
A neurociência aponta a aquisição da linguagem verbal como fundamental para o raciocínio, e palavra como importante instrumento para elaborar um pensamento abstrato e expressar uma ideia.
Para a semiótica, as palavras são significantes aos quais são atribuídos significados,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.