Buscar

DIREITO AMBIENTAL LICENCIAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Qual é a importância do procedimento administrativo, licenciamento ambiental, para a proteção do meio ambiente e a qualidade de vida das presentes e futuras gerações?
GABARITO
O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo realizado pelo órgão ambiental competente, que pode ser federal, estadual ou municipal, para licenciar a instalação, ampliação, modificação e operação de atividades e empreendimentos que utilizam recursos naturais, ou que sejam potencialmente poluidores ou que possam causar degradação ambiental. Trata-se de um dos instrumentos de gestão ambiental estabelecidoS pela Política Nacional do Meio Ambiente, Lei n.º 6938/81.
Como algumas atividades causam danos ao meio ambiente, principalmente na sua instalação, o licenciamento tem importante papel na proteção ambiental, pois nele são avaliados os impactos que determinada obra ou empreendimento causam ao bem ambiental. Através dele há a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade do meio ambiente, nos seus aspectos físicos, socioculturais e econômicos.
Algumas atividades econômicas geram impactos ao meio ambiente, impactos estes que, se desregrados, podem ser irreversíveis a aquele e a qualidade de vida de todos, já que o meio ambiente ecologicamente equilibrado está ligado ao princípio da dignidade da pessoa humana, artigo 225, caput e artigo 1°, inciso III da CRFB.
2) Existe em trâmite no Congresso Nacional uma Proposta de Emenda da Constituição (PEC) que muda as regras do licenciamento ambiental no Brasil. Esta PEC tem por objetivo flexibilizar as regras ambientais de grandes empreendimentos. Após o estudo desta aula, você acha que flexibilizar o procedimento administrativo, licenciamento ambiental, seria uma boa opção governamental na busca do desenvolvimento sustentável? Explique e fundamente a sua resposta.
GABARITO
O licenciamento ambiental é uma obrigação legal prévia à instalação de qualquer empreendimento ou atividade potencialmente poluidora ou degradadora do meio ambiente. Por meio dele é exercido o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais. Assim, flexibilizar o licenciamento ambiental pode ser um risco à proteção e preservação ambiental e a consequente qualidade de vida de todos.
1) (XV Exame Unificado da OAB). Antes de dar início à instalação de unidade industrial de produção de roupas no Município X, Julio Cesar consulta seu advogado acerca dos procedimentos prévios ao começo da construção e produção. Considerando a hipótese, assinale a afirmativa correta.
Caso a unidade industrial esteja localizada em terras indígenas, ela não poderá ser instalada.
Caso a unidade industrial esteja instalada em dois estados da federação, ambos terão competência para o licenciamento ambiental.
Caso a unidade industrial seja inserida em qualquer Unidade de Conservação, a competência para o licenciamento será do IBAMA.
Caso o impacto seja de âmbito local, licenciamento ambiental será do Município.
Caso o impacto seja de âmbito local, licenciamento ambiental será do Estado.
2) (XV Exame Unificado da OAB). Kellen, empreendedora individual, obtém, junto ao órgão municipal, licença de instalação de uma fábrica de calçados. A respeito da hipótese formulada, assinale a afirmativa correta.
A licença não é válida, uma vez que os municípios têm competência para a análise de estudos de impacto ambiental, mas não para a concessão de licença ambiental.
Com a licença de instalação obtida, a fábrica de calçados poderá iniciar suas atividades de produção, gerando direito adquirido pelo prazo mencionado na licença expedida pelo município.
A licença é válida, porém não há impedimento que um Estado e a União expeçam licenças relativas ao mesmo empreendimento, caso entendam que haja impacto de âmbito regional e nacional, respectivamente.
Para o início da produção de calçados, é imprescindível a obtenção de licença de operação, sendo concedida após a verificação do cumprimento dos requisitos previstos nas licenças anteriores.
A licença não é válida, uma vez que os municípios têm competência para a análise de estudos de impacto ambiental, mas para a concessão de licença ambiental, esta deve ser concedida pelo IBAMA.
3) Sobre a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é correto afirmar que:
É estabelecida pela Constituição da República Federativa do Brasil.
É considerado o conjunto de procedimentos capazes de assegurar, desde o início do processo, que se faça um exame sistemático dos impactos ambientais de uma ação proposta (projeto, programa, plano ou política) e de suas alternativas.
É sinônimo de Licenciamento Ambiental, que é um instrumento de caráter preventivo, essencial, a atuação do Estado na proteção e preservação do meio ambiente.
Trata-se de um Estudo de Impacto Ambiental capaz de verificar o dano que determinado empreendimento pode causar no meio ambiente.
Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é uma das licenças concedidas na fase do Licenciamento Ambiental.
4) São licenças oriundas do procedimento administrativo licenciamento ambiental:
Licença Prévia, Licença de Instalação e Licença de Operação.
Licença Prévia, Avaliação de Impacto Ambiental e Licença de Operação.
Avaliação de Impacto Ambiental, Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental.
Estudo de Impacto Ambiental, Licença de Operação e Relatório de Impacto Ambiental.
Licença Prévia, Licença de Construção e Licença de Funcionamento.
5) Estão corretas as seguintes afirmativas:
I. As Audiências Públicas têm por finalidade expor aos interessados o conteúdo do Relatório de Impacto Ambiental, dirimindo dúvidas e recolhendo dos presentes as críticas e sugestões a respeito.
II. Para cada etapa do licenciamento ambiental é necessária a licença adequada. 
III. Os empreendimentos e atividades são licenciados ou autorizados, ambientalmente, por um único ente federativo.
Todas as opções estão corretas.
Apenas a I está correta.
Apenas a II está correta.
Apenas a I e III estão corretas.
Apenas a II e III estão corretas.

Outros materiais