Buscar

APOL 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 4
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Ao se falar em sistemas de informações no contexto empresarial, vemos a variedade de opções de SI que são oferecidas por fornecedores de software. Algumas dessas opções englobam atividades rotineiras e operacionais, outros são focados em atividades realizadas pelo nível gerencial das empresas, enquanto outros SI têm finalidades estratégicas. Neste sentido, assinale a alternativa que corresponde às características de um sistema de informação estratégico:
	(A)Ferramenta capaz de coletar, processar, armazenar e distribuir informações.
	(B)Conjunto de elementos interrelacionados que atuam em conjunto para a obtenção de objetivos comuns.
	(C)Registro de dados referentes às atividades rotineiras dentro das organizações contemporâneas.
	(D)Acompanhamento constante das operações organizacionais por meio de indicadores de desempenho.
	(E)Ferramenta capaz de alterar a condução dos negócios com o objetivo de assegurar a vantagem competitiva de uma empresa
Questão 2/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
A utilização de sistemas de informações nos ambientes empresariais já é uma realidade para a maioria das empresas, pois estas perceberam nos SI a possibilidade de uma utilização mais efetiva de seus recursos informacionais e a possibilidade de alcance de vantagens competitivas por meio da utilização mais adequada de dados e informações disponíveis nos ambientes empresariais. Neste sentido, saber identificar e classificar os sistemas de informação pode ser uma ferramenta na hora de decidir que tipo de SI usar dentro da sua empresa. Desta forma, com base no material didático da disciplina, vemos que os SI podem ser classificados de várias maneiras e com base em inúmeros critérios. No entanto, as duas formas mais usuais para a classificação dos SI levam em consideração a sua abrangência e o nível decisório em que atuam.
A partir do exposto e com base no conteúdo da disciplina leia as assertivas a seguir e analise a relação entre elas:
I. A abrangência de um sistema de informação se refere à sua capacidade de atender a diferentes áreas dentro das organizações, pois quanto maior a quantidade de áreas atendidas, maior será a abrangência do sistema.
Porque
II. Os sistemas de informação podem ser classificados em três categorias: primeira geração; segunda geração; e terceira geração, em que cada uma delas possui características e especificidades relacionadas com a abrangência dos SI dentro das empresas.
Assinale a alternativa que contempla a resposta correta:
	(A)A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa;
	(B)A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira;
	(C)As assertivas I e II são falsas;
	(D)As assertivas I e II são verdadeiras e a assertiva II é uma justificativa correta da primeira.
	(E)As assertivas I e II são verdadeiras, porém a assertiva II não é uma justificativa correta da primeira.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Analise o texto abaixo que trata da evolução dos sistemas de informação, e em seguida enumere os itens da coluna da direita da tabela, de acordo com as gerações dessa evolução, apresentadas na coluna da esquerda:
Os sistemas de informação evoluíram impulsionados pelos avanços da tecnologia digital. Seu processo evolutivo pode ser dividido em quatro gerações, marcadas por invenções tecnológicas que, de alguma forma, revolucionaram a maneira com que as empresas se apropriaram da tecnologia na condução de seus negócios, conforme estabelecido por Hirschheim (2012).
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta. 
	(A)2 ­ 1 ­ 4 ­ 3 (B)2 ­ 4 ­ 1 ­ 3 (C)3 ­ 1 ­ 4 ­ 2 (D)2 ­ 3 ­ 4 ­ 1 (E)3 ­ 4 ­ 1 ­ 2
Questão 4/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Observe a figura que apresenta os cinco objetivos de um sistema de informação organizacional e depois analise o texto abaixo:
Fonte: Eleutério (2015, p. 92).
João é um gerente de logística de entregas, e está analisando na tela de sua estação de trabalho um gráfico, comparando o desempenho das entregas do mês com relação a outros meses na cidade de sua atuação. O indicador analisado é o consumo de combustível por quilômetro rodado. Uma das características que ele detectou desta análise é que este índice é maior para os veículos que fazem as entregas na região central da cidade em relação aos bairros. João pensa em estabelecer um rodízio dos veículos, para alcançar um equilíbrio.
Considerando os cinco objetivos de um sistema de informação empresarial, assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo evidenciado pela atividade de João:
	(A)Excelência operacional (B)Sustentabilidade do negócio
	(C)Relacionamento com o cliente
	(D)Novos produtos e serviços (E)Melhorar a qualidade das decisões gerenciais
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
De acordo com Gold (2007), verifica-se que, na atual conjuntura, as correspondências empresarias não são apenas um meio de comunicação, podendo ser consideradas ferramentas de marketing interno e externo das organizações. Neste sentido, a forma de redação e apresentação dos documentos empresariais devem se adequar à cultura da empresa para favorecer uma dinâmica de relacionamento comercial e troca de informações entre emissores e receptores. A autora também defende que são características do texto empresarial moderno a objetividade; clareza, coerência e concisão.
Fonte: GOLD, M. Redação empresarial: escrevendo com sucesso na era da globalização. 3ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Considerando o exposto acima, as organizações devem compreender que a elaboração do texto empresarial moderno engloba:
	(A)A divulgação do máximo de informações utilizando o mínimo de palavras, transmitindo a mensagem com rodeiros e clichês para não perder as características originais do que se deseja transmitir.
 (B)A valorização da informalidade nas mensagens veiculadas por e-mail, pois e-mails não são considerados documentos empresariais, permitindo assim o uso de uma linguagem “mais despreocupada”.
 (C)A preocupação com a objetividade do texto empresarial que será garantida quando o emissor articular as informações mais importantes, evitando apresentar conceitos que possam tirar o foco do receptor da mensagem.
 (D)A necessidade de se escrever a mensagem garantindo a clareza para quem deseja emiti-la. Quando as ideias do texto empresarial estão claras e são familiares ao emissor da mensagem certamente o receptor não terá problemas em compreender o texto.
	(E)A rapidez na transmissão da mensagem, pois devido à competitividade do mercado, é mais vantajoso às empresas transmitirem com agilidade as mensagens aos seus receptores ao contrário de se preocuparem com o uso de padrões e linguagem correta na redação empresarial.

Outros materiais