Buscar

Seminario 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Deryohana Silva de Sousa 
Gisele Teles dos Santos
Sônia Regina Antonio Sampaio
Integrantes
1
Teorias da Administração
Fundamentos
Seminário
As teorias da administração
As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações.
3
Escola clássica
A escola clássica tem esse nome, por que seus integrantes criaram e sistematizaram os fundamentos da administração durante a transição para o século XX (mesma época da revolução industrial).
Conhecido como o pai da Teoria Científica do Trabalho
Taylor desenvolveu uma análise do trabalho realizado pelos operários e desenvolveu um estudo dos tempos e movimentos, que toda a operação fabril pode e deve ser um processo padronizado e planejado de modo a eliminar todo e qualquer desperdício de esforço humano e de tempo.
Principio do planejamento, sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado seus movimentos.
Princípio de preparo dos trabalhadores, selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor.
Princípio de controle, certificar de que o trabalho está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta, monitoramento da atividade.
Princípio da execução, distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
5
Escola clássica
Combate ao desperdício
Controle dos tempos e movimentos.
Eliminar movimentos inúteis 
Explorar melhor a aptidão do individuo
Distribuição uniforme de trabalho
Treinamento para funcionários 
Padronização
Henry Ford foi o mais famoso criador de veículos de todos os tempos. É conhecido sobretudo pela criação de uma nova forma produtiva, a linha de montagem em série, que permitiu diminuir em muito o custo de seus automóveis e transformar seu carro mais conhecido, o Modelo T, naquele que deu rodas ao mundo.
Suas ideias modificaram todo o pensamento da época, desenvolvendo a mecanização do trabalho, a produção em massa, a padronização do maquinário, do equipamento e dos produtos e a política de metas. Esse sistema produtivo também é conhecido como fordismo. Outra importante ideia de Ford era a de que o pagamento de um salário substancial para os trabalhadores aumentaria seu poder de compra, criando um movimento econômico cíclico.
Ford entende que a eficiência no processo produtivo na linha de montagem se dá pela padronização de produtos, peças e pessoas.
Escola clássica
Eficiência dos processos produtivos
A primeira linha de montagem móvel.
A invenção simplificou a montagem dos 3 mil componentes ao distribuí-la em 84 etapas executadas por grupos de trabalhadores ao longo do dia.
O novo processo permitiu que o tempo de montagem de cada veículo passasse de 12 horas para apenas 90 minutos. Com a redução do tempo e, consequentemente, do custo da produção, o preço do Modelo T caiu na época, de 850 dólares para menos de 300. 
Henri Fayol é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, ele criou e divulgou sua própria teoria, que dividia a empresa em seis atividades, funções técnicas, comerciais, financeiras, de segurança, contábeis e administrativa, segundo Fayol, a administrativa era a mais importante de todas, pois coordenava as outras. 
POCC é uma sigla utilizada em administração que representa as cinco funções do administrador
Planejamento: um processo consciente e sistemático de tomar decisões sobre o objetivo que a empresa buscará no futuro, metas.
Organização: é a estrutura organizacional que possibilita a transformação dos planos em objetivos concretos, é a maneira como a empresa coordena todos os seus recursos (humanos, financeiro, materiais).
Comando: a função comandar está diretamente ligada ao poder, fazer os colaboradores executarem o que precisa ser realizado.
Coordenação: reunir, unificar e harmonizar todas as atividades.
Controle: estabelecer padrões, verificar se os procedimentos estão de acordo com as regras, princípios da empresa.
Escola clássica
Administração como processo
POCC
Planejamento
Organização
Comando
Coordenação
Controle
10
Para Max Weber, a burocracia é a organização eficiente por excelência, e para conseguir esta eficiência, a burocracia precisava detalhar antecipadamente e nos mínimos detalhes como as coisas deveriam acontecer. Segundo o autor as organizações formais apresentam três principais características que as distinguem dos grupos informais ou primários:
Formalidade: São as normas e regulamentos explícitos que constituem as organizações. São chamadas leis, que estipulam direitos e deveres dos participantes.
Impessoalidade: Essa característica é a relação entre as pessoas que integram as organizações burocráticas, geralmente são governadas de acordo com os cargos que ocupam, e pelos direitos e deveres desses cargos.
Profissionalismo: Os cargos de uma burocracia oferecem aos seus ocupantes uma carreira, formação e meios de vida. Sua escolha fica dependente das qualificações do participante. Ela também fixa regras e normas para o desempenho do cargo e escolha de seus integrantes de acordo com a competência técnica que possuem.
Escola clássica
Eficiência do modo burocrático de organização
A burocracia como solução para que as organizações evitem comportamento arbitrário.
Contratação de funcionários é realizada baseando-se em regras previamente estabelecidas.
Equiparação salarial.
Separação entre funções.
Regras e normas.
Escola Neoclássica
A escola Neoclássica da Administração surgiu em um momento de profundas mudanças e transformações no mundo das organizações. tem como ideias principais a estrutura organizacional, estratégia, eficácia da organização, administração da qualidade e o sistema Toyota de produção. 
Os principais nomes, Pierre Du Pont e Alfred Sloan, defendem a estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico, avaliação de desempenho, centralização de planejamento e descentralização da execução, com unidades centrais de apoio. 
Pierre foi considerado inovador que criou e implantou diversas técnicas de administração, finanças e operações em duas grandes corporações: DuPont e a General Motors.
1802 foi fundada a companhia DuPont , cresceu rapidamente como fabricante de pólvora e de produtos químicos. 
1914 Pierre comprou ações da General Motors, iniciando a ligação entre as empresas 
1915 Pierre foi nomeado presidente da DuPont, permanecendo ate 1940. 
1920 Pierre foi eleito presidente da GM
1921 Pierre fez uma mudança organizacional na DuPont, inspirando-se na mudança realizada na General Motors (ideia decorrente dos estudos feitos por Alfred Sloan)
Pierre foi um grande administrador e empreendedor do seu tempo e foi incontestavelmente de suma importância para a administração. 
Pierre Samuel DuPont foi um grande empresário americano do ramo da indústria química.
Nascido em 1870 e veio a falecer em 1954; estudou no Instituto de Tecnologia de Massachusetis. 
Quando Sloan entrou na empresa, a GM estava à beira da falência, muito endividada e com a produção entrando e colapso. Para Sloan, dois problemas críticos deveriam ser resolvidos para superar: profissionalizar a administração e modificar o produto básico oferecido. Para resolver o problema , Sloan criou divisões descentralizadas e as transformou em centros de lucro. Estes centros eram administrados pelo quartel general que recebia, relatórios detalhados sobre vendas, participação no mercado, estoques, lucros e perdas e orçamentos de capital.
 
A maneira adotada para organizar a GM tornou-se modelo para quase todas as empresas por todo o século XX. 
Enquanto Henry Ford dizia que o consumidor poderia comprar qualquer carro desde que fosse um Ford preto, Sloan adotou a estratégia de um carro "para cada bolso e propósito".
Nascido em 1875 e falecido em 1966, o engenheiro automotivo Alfred Pritchard Sloan Júnior presidiu a General Motors durante 23 anos e construiu uma reputação de grande empresário e administrador.
Escola Comportamental
O surgimento da Escola Comportamental é uma consequência direta das limitações da Escola Clássica no que respeita às motivações das pessoas.
 Teve como protagonistas os filósofos gregos, que exploraram as diferenças individuais, liderança, motivação, cultura organizacional, ética e responsabilidade social. As principais características da Teoria Comportamental são: a grande ênfase nas pessoas, a preocupação com o comportamento organizacional e os processos de trabalho
Dentre os estudos e propostas da escola comportamental temos a conhecida pirâmide de Maslow, resultado dos estudos da Hierarquia das necessidades de Maslow. 
Abraham H. Maslow (1908-1970), um dos maiores especialistas em motivação humana, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, em uma hierarquia de importância.
	
. 
Escola ou Enfoque Sistêmico
Na sociedade moderna aparecem problemas de natureza complexa, causados pela interação de diferentes fatores, que nas décadas anteriores eram inexistentes, tais como: grandes concentrações urbanas, esgotamento de recursos naturais, transportes, ecologia, educação, evolução tecnológica avançada, catástrofes naturais ou causadas pelo homem, dentre outros. 
O enfoque sistêmico nos possibilita administrar a complexidade nas organizações, aumento do campo de visão, enxergando o todo, e defende a gestão no formato de cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos. Um dos nomes desta teoria é Mary Parker conhecida como a profeta do gerenciamento. 
A maior parte de sua vida, Mary Parker trabalhou em sua cidade natal como educadora e organizadora de serviços sociais e assistenciais.
Mary Parker Follet conseguiu a liberação noturna das escolas, onde formaram-se centros educacionais e de lazer para as crianças e adolescentes pobres da cidade. Para tanto fundou o Comitê para o Uso extensivo dos Prédios Escolares. Os contatos desenvolvidos com as indústrias, através de seus centros permitiram que, mesmo sem ser uma administradora Mary Parker começasse a escrever sobre questões de organização industrial.
Em 1918, Mary Parker imaginava um modelo holístico de gerência, apontando a necessidade da “situação total” ser considerada pelos administradores. Adquirir uma visão holística de gerência incluía não apenas os indivíduos e os grupos, mas também os efeitos dos fatores externos, ambientais, tais como a política, economia e biologia.
 
Mary Parker Follet (1869-1933), Nasceu em Boston nos Estados Unidos, e formou-se em filosofia, história e ciência política em Harvard
Evolução da administração
A moderna teoria geral da administração tem muitos conceitos criados pelos primeiros administrados. Apesar de alguns problemas serem semelhantes aos de outros, as soluções precisam ser diferentes, porque o contexto muda constantemente.
Já no século XXI , as mudanças são evidentes em todos os ambientes: competitivo, tecnológico, econômico, social.
Essas inovações são chamadas de novos paradigmas da administração.
Origem das Organizações
 
“Na Antiguidade, roupas e víveres eram produzidos na própria casa, para os seus moradores; apenas os excedentes eventuais eram trocados entre vizinhos ou na praça.[...] Alguns povos da antiguidade, como os fenícios, destacaram-se intensificando as trocas e, com isto, estimularam a produção de bens destinados especificamente à venda. Esta atividade de fins econômicos, o comércio, expandiu-se com extraordinário vigor.”(COELHO, 2004, p. 5).
Portanto, pode-se justificar a origem e existência das organizações na administração em função da busca pela satisfação e melhoria no padrão de vida, que requer alto padrão de consumo. 
As quatro funções administrativas:
 Planejar Organizar 
Dirigir 
 Controlar
 
Administrar uma organização significa assumir responsabilidade pela realização dos resultados e pela utilização correta dos recursos disponíveis. Para assumir racionalmente essa responsabilidade é preciso:
 Planejar 
Definir precisamente os resultados desejados e como alcança-los.
 Organizar 
Ordenar os recursos necessários à execução do trabalho 
 Dirigir ou liderar 
Comunicar todas as informações e diretrizes necessárias e coordenar a execução do trabalho, influenciando de modo positivo o comportamento das pessoas, motivando-as. 
Controlar 
Acompanhar a evolução das atividades, verificando os resultados obtidos e os recursos usados, providenciando as correções necessárias para assegurar a realização dos objetivos.
Notem que o conceito de administração é amplo, pois todos indivíduos que possuem alguma responsabilidade por resultados de organizações devem ser considerados administradores. Isso é muito importante, pois conscientizar os colaboradores de suas funções administrativas contribui para seu desempenho e também para sua autoestima. 
Funções administrativas 
x 
Indivíduos 
Percebendo a importância de suas contribuições e dominando os instrumentos para melhorar seu desempenho as pessoas sentem-se capazes de influir no próprio destino, procuram melhorar e aprender cada vez mais, desenvolvem-se e sentem-se realizadas.
O que faz de uma pessoa um administrador é a responsabilidade por resultados e não o fato de ter subordinados. Nas organizações modernas vamos encontrar pessoas responsáveis por grandes negócios. Elas dependem de outras para cumprir suas metas e precisam exercer liderança sem ter cargo de chefia nem autoridade direta.
Funções administrativas 
x 
Indivíduos
Todas as pessoas que trabalham, seja em empresas, órgãos públicos, escolas ou até mesmo em casa, possuem responsabilidades e exercem as quatro funções administrativas mencionadas. Reconhecendo isso podemos refletir sobre como estamos exercendo essas funções e como podemos melhorar nosso desempenho.
Referências bibliográficas 
Teorias da Administração - Autoria: José Batista de Carvalho Filho – Anhanguera 
https://morenolc.wordpress.com/2013/10/09/a-lideranca-na-filosofia-2/
http://sistemasdegestaointegrada.blogspot.com.br/2012/10/as-quatro-funcoes-administrativas.html
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-neoclassica/29753/ 
http://www.portaladministracao.com/2014/04/Pierre-du-pont-estrategia.html
http://www.sobreadministracao.com/teoria-comportamental-da-administracao/
http://www.historiadaadministracao.com.br/jl/gurus/87-alfred-p-sloan

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais