Buscar

ADE 4 ON

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERGUNTA 1
O movimento de incubadoras, começou a se desenvolver por volta da década de 1950 nos Estados Unidos, a partir de três vertentes voltadas para o condomínio de empresas, para o programa de empreendedorismo e para os de investimentos em novas empresas de tecnologia. Com relação às incubadoras de empresa, assinale a opção correta.
	
	a.
	O movimento de incubação nasceu no Brasil, pouco depois do início da industrialização tardia, por volta de 1950.
	
	b.
	São criadas para dar suporte exclusivamente a empresas de base tecnológica.
	
	c.
	O objetivo de uma incubadora é abrigar as empresas, de forma que as pequenas empresas se tornem grandes, sem sofrer a pressão da concorrência.
	
	d.
	O surgimento das incubadoras está relacionado à preocupação com a criação de novas empresas, e o tema da inovação que de responsabilidade apena da empresa e não da incubadora.
	
	e.
	           Atualmente o objetivo das incubadoras vem se ampliando, e elas têm o propósito de contribuir para o desenvolvimento local e setorial.
0,2 pontos   
PERGUNTA 2
Uma incubadora é um mecanismo - mantido por entidades governamentais, universidades, grupos comunitários, etc. - de aceleração do desenvolvimento de empreendimentos (incubados ou associados), por meio de um regime de negócios, serviços e suporte técnico compartilhado, além de orientação prática e profissional (DORNELAS, 2001).
Em relação ao processo de incubação, podemos dizer que, de forma geral, as incubadoras procuram: 
Analise as afirmativas a seguir:
I. aumentar a eficiência em seu processo principal, buscando sempre melhorar a qualidade dos candidatos, 
II. aumentar a visibilidade da empresa, de seus produtos ou serviços, aumentando a sua exposição quantitativa e/ou qualitativa nos diversos meios de comunicação.
III. formular estratégias organizacionais no qual se busca a inserção da organização e de sua missão no ambiente em que ela está atuando
IV. aumentar a eficiência do período de residência,
V. aumentar as chances de sobrevivência das empresas graduadas, isto é, das empresas que concluem a etapa de residência 
Estão CORRETAS somente:
	
	a.
	III, IV e V
	
	b.
	I, II, IV e V
	
	c.
	II, III, IV e V
	
	d.
	I, IV e V
	
	e.
	II, III e V
0,2 pontos   
PERGUNTA 3
Fabrício se dedicou fortemente à pesquisa e investigação e desenvolveu uma idéia inovadora. Com um pequeno aporte de capital, montou em sua casa uma pequena empresa na área de tecnologia. Fabrício criou um cartão de crédito, para a classe D e E. O grande diferencial deste cartão de crédito, quando comparado aos demais cartões, é que ele é específico para um público pertencente a classe de baixa renda, que não tem poder aquisito para abrir uma conta corrente e que por esta razão, é impedido de ter um cartão de crédito. Outro diferencial deste cartão de crédito, é que ele também serve para pagar passagens de ônibus. Em virtude de investimentos realizados por fundos de investimentos especializados, Fabrício pôde testar seu produto em uma comunidade da região onde mora, realizou parcerias com uma empresa de ônibus local e comércios da comunidade, como: padarias, bares, restaurantes, farmácias, lojas de roupas, calçados, acessórios, entre outros. Com medo de serem assaltados, os moradores da comunidade aderiram rapidamente a ideia inovadora. Já nos primeiros seis meses de existência, teve uma acelaração de crescimento muito alta, seu cartão conseguiu 1.000 (mil) usuários e continua com um enorme potencial de crescimento, não só na comunidade, mas em todo Brasil. 
Empresas como a de Fabrício são conhecidas como ?
	
	a.
	Incubadora
	
	b.
	Universidade
	
	c.
	Startups
	
	d.
	Parques tecnológicos
	
	e.
	Aceleradoras
0,2 pontos   
PERGUNTA 4
Quanto ao processo de incubação, os estágios para o desenvolvimento de uma empresa incubada são: sensibilização e prospecção, seleção, planejamento, qualificação, assessoria/consultoria, monitoramento, graduação e relacionamentos com graduadas e gerenciamento básico.   
A respeito da etapa de monitoramento podemos afirmar que:
	
	a.
	É a etapa em que as incubadoras lançam editais a fim de chamar os interessados, apresentando regras e procedimentos do processo e convocando os interessados a se candidatarem
	
	b.
	É a etapa em que a incubadora elabora a estratégia de comunicação para atrair o maior numero de candidatos
	
	c.
	É a etapa em que a equipe da incubadora avalia periodicamente as empresas, e, quando for avaliado que a empresa já se encontra preparada para caminhar com suas próprias pernas, a incubadora já poderá torná-la apta a sobreviver no mercado
	
	d.
	É a etapa em que a incubadora avalia quais são os candidatos que possuem projetos mais alinhados e com maior propensão ao sucesso
	
	e.
	Esta etapa é realizada assim que os empreendedores iniciam o processo de incubação, desse modo passam a ser capacitados e tem suas empresas orientadas para o desenvolvimento
0,2 pontos   
PERGUNTA 5
O desenvolvimento do empreendedorismo vem trazendo à tona diversas técnicas de capacitação e desenvolvimento para os novos empreendedores na gestão de seus negócios.  A mentoria pode ser considerada uma técnica de desenvolvimento organizacional que possui como objetivo promover o desenvolvimento das pessoas e consequentemente aumentar a eficácia organizacional. Analise as proposições abaixo sobre as funções da mentoria:
I. Uma das funções do mentor em relação a carreira é direcionar tarefas que fazem com que o mentorado tenha contato direto com pessoas de maior nível para que estas vejam o potencial do mentorado e facilite as promoções futuras.
II. O coaching é considerado uma função da mentoria.
III. Uma das funções psicossociais da mentoria está simplesmente relacionado a amizade, quando esta relação passa uma sensação de bem estar.
Estão corretas as proposições:
	
	a.
	I, II e III
	
	b.
	I e II
	
	c.
	II e III
	
	d.
	I e III
	
	e.
	Apenas a II

Outros materiais

Outros materiais