Buscar

Banco de questões provas de Gestao da Cadeia de Suprimentos

Prévia do material em texto

Cadeia de suprimentos
1. O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES.
São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
2. As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos. A descrição representa qual estágio de desenvolvimento logístico ?
Integração Estratégica
3. Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Suprimentos
4. O termo cadeia de suprimentos representa produtos e informações que se deslocam ao longo da cadeia. É importante visualizar os fluxos de informações integrados aos fluxos físicos, com ampla visibilidade, em tempo real. A descrição acima está relacionada com o seguinte estágio:
Integração Estratégica
5. Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?
Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção;
6. O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela descrição que está relacionada com a atividade logística denominada ESTOQUES.
São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos;
7. Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada uma área tem papéis definidos para atingir os objetivos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de MARKETING.
Uma empresa tem por objetivo oferecer algo de maneira diferente e melhor, assim desenvolve novos produtos com novas características, chegando até à customização.
8. Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
9. Esta incluida a responsabilidade pela coordenação conjunta com Marketing em áreas como apoio promocional, niveis de serviço ao cliente, padrões de entrega, manuseio de mercadoria. Qual a denominação deste ciclo ?
Distribuição
10. As empresas devem lançar mão da Tecnologia da Informação (TI), como um dos direcionadores críticos do sucesso da implantação do Supply Chain Management (SCM), para desenvolver novas formas de comunicação e parceria. Assinale a opção que não corresponde a um benefício da TI na SCM. 
Maximização do Efeito Chicote.
11. A Logística passou a assumir uma forte preocupação não só relacionada ao produto, mas também a qualidade dos serviços prestados. As operações logísticas buscavam dessa forma, conciliar baixo custo com melhora do nível de serviço através da elevação do desempenho opoeracional. Com isto, também conseguiu elevar a produtividade e redução dos níveis de estoques. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística.
Integração Interna
12. O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das
características de cada ciclo. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo DISTRIBUIÇÃO?
Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente
13. Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a
armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Suprimentos
14. O termo cadeia de suprimentos representa produtos e informações que se deslocam ao longo da cadeia. É importante visualizar os fluxos de informações integrados aos fluxos físicos, com ampla visibilidade, em tempo real. A descrição acima está relacionada com o seguinte estágio:
Integração Estratégica 
15. Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo ¿físico¿ ao cliente. Nesse processo pode existir atividade de estocagem para equilibrar a demanda. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Distribuição 
16. E a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos. Devido a sua importância fundamental e a visibilidade de seu custo, recebendo uma atenção especial entre as atividades logísticas. Qual a denominação desta atividade ?
Transportes
17. Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medida pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
Velocidade 
18. Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Embora a velocidade do serviço seja essencial, a maioria dos executivos da mais importância a regularidade. É a capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos requisitos esperados de maneira constante. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
Consistência
19. Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em
gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de
atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a
atividade logística denominada ARMAZENAGEM
Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
20. Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de
CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
	21. O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. A descrição a seguir está relacionada com qual ciclo de atividade ? Constitui-se num fluxoordenado de materiais e componentes para um complexo de produção. Os seus principais processos são: seleção das fontes de fornecimento, colocação de pedidos e expedição, transporte e recebimento. Uma vez recebidos os materiais e componentes as necessidades de armazenagem, manuseio e transporte subseqüentes, para facilitar a fabricação são atendidas pelo ciclo de atividade seguinte. 
	 Suprimentos 
	22. A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA 
	Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização. 
	23. Administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ? 
	Distribuição 
24. Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA. 
Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição. 
25. Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM 
Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias. 
26. A Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada 
Logística Fragmentada 
27. Esta incluída a responsabilidade pela coordenação conjunta com Marketing em áreas como apoio promocional, níveis de serviço ao cliente, padrões de entrega, manuseio de mercadoria. Qual a denominação deste ciclo ? 
Distribuição 
28. Ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista). Qual a denominação deste ciclo ? 
Distribuição 
29. Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medida pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima. 
Velocidade 
30. As empresas devem lançar mão da Tecnologia da Informação (TI), como um dos direcionadores críticos do sucesso da implantação doSupply Chain Management (SCM), para desenvolver novas formas de comunicação e parceria. Assinale a opção que não corresponde a um benefício da TI na SCM. 
Maximização do Efeito Chicote. 
31. Assinale a alternativa que define o fator-chave ESTOQUE:
As mudanças em sua política podem alterar drasticamente a eficiência e a responsividade da cadeia.
32. A Tecnologia da Informação consiste em:
Hardware e software para agrupar e analisar informações.
33. O trade-off (troca compensatória) fundamental entre vantagens e custos do serviço ao cliente é:
A escolha entre manter um baixo custo da operação ou atender os requisitos do cliente.
34. Para que as informações sejam úteis na tomada de decisão na cadeia de suprimentos elas devem apresentar uma série de características.
As informações devem ser úteis.
As informações devem ser atuais.
As informações devem estar acessíveis no tempo certo.
As informações devem ser precisas.
35. A promoção "Hora da Fuzarka Renner" está de volta com uma nova série de divertidos bichinhos de pelúcia colecionáveis. C ada R$ 40,00 em compras de produtos da linha infantil dá direito à troca por um dos seis animaizinhos da coleção Ecobichos: boto rosa, jaguatirica, sagui, tamanduá, tartaruga e o jacaré do papo amarelo - todos eles ameaçados de extinção. Além de divertir a garotada, a ação tem por objetivo desenvolver a consciência sobre a preservação ecológica. A área de planejamento de marketing teve o cuidado de consultar previamente o departamento de logística para que este pudesse preparar-se com antecedência para o atendimento das novas necessidades da demanda, que consequentemente irá aumentar. Tal iniciativa tem por objetivo:
Preparar a área de logística de modo a verificar a disponibilidade de equipamentos de transporte adicional, área física disponível, custo adicional de inventário, e necessidade de aumento de estrutura de gerenciamento dos pedidos. 
36. Os serviços de agregação de valor a um cliente podem ser identificados em cinco áreas de atuação. 
Serviços Focados na Promoção
Serviços Focados no Tempo
Serviços Focados na Manufatura
Serviços Focados no Cliente 
37. A flexibilidade operacional pode ser definida como a capacidade da empresa de lidar com solicitações
extraordinárias de serviço dos clientes. C om isso, pode-se afirmar que a competência logística está diretamente relacionada com a maneira como são tratadas circunstâncias inesperadas. Assinale a única questão que NÃO representa um acontecimento típico que exige uma operação flexível:
Atendimento dos pedidos programados dos clientes.
38. Ao implementar uma operação de cross-docking no lugar de um centro de distribuição, o impacto esperado sobre o nível de inventário.
Está limitado aos ganhos pela centralização do estoque de segurança.
39. O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. C onsidere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES.
São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
40. Os gerentes encontram uma série de obstáculos para alcançar o alinhamento estratégico da cadeia de
suprimentos. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um obstáculo para este alinhamento:
Evolução da tecnologia da informação.
41. Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA INTEGRADA.
Nesta fase tem inicio um alcance que vai além das fronteiras organizacionais, ultrapassando os limites das operações internas, abrangendo também clientes e fornecedores.
42. Independentemente do número e dos diferentes de ciclos de atividades utilizados por uma empresa para satisfazer às suas exigências logísticas, cada um deve ser projetado individualmente e gerenciado operacionalmente. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?
Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtosintermediários para um complexo de produção ou distribuição;
43. Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
44. Esta incluida a responsabilidade pela coordenação conjunta com Marketing em áreas como apoio promocional, niveis de serviço ao cliente, padrões de entrega, manuseio de mercadoria. Qual a denominação deste ciclo ?
Distribuição
45. Bastante influenciada pela Globalização a Logística passou a ser vista como poderosa arma na conquista de novos mercados. Isto propiciou uma integração muito forte entre todos os elementos da cadeia produtiva, levando-os a atuar de forma conjunta, visando alcançar um objetivo comum que gerasse benefícios a todos. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
Integração Estratégica
46. O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela descrição que está relacionada com a atividade logística denominada ESTOQUES.
São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos;
47. Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada uma área tem papéis definidos para atingir os objetivos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de MARKETING.
Uma empresa tem por objetivo oferecer algo de maneira diferente e melhor, assim desenvolve novos produtos com novas características, chegando até à customização.
48. Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
49. Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM
Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
50. Administra o estoque do produto semiacabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Produção
51. A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
 
52. Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É acapacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
Disponibilidade 
53. Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM
Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
54. Esta incluida a responsabilidade pela coordenação conjunta com Marketing em áreas como apoio promocional, niveis de serviço ao cliente, padrões de entrega, manuseio de mercadoria. Qual a denominação deste ciclo ?
Distribuição
55. Administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Distribuição 
56. O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela descrição que está relacionada com a atividade logística denominada ESTOQUES.
São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos;
57. Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados deC ONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema.
Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
58. Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou
processos do ciclo SUPRIMENTOS?
Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo;	
59. Administra o estoque do produto semiacabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
Produção
60. Bastante influenciada pela Globalização a Logística passou a ser vista como poderosa arma na conquista de novos mercados. Isto propiciou uma integração muito forte entre todos os elementos da cadeia produtiva, levando-os a atuar de forma conjunta, visando alcançar um objetivo comum que gerasse benefícios a todos. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
Integração Estratégica
O conjunto de atividades relacionadas com a procura e a obtenção é a:
Aquisição.
O ressuprimento do estoque é um fator decisivo para atender as necessidades internas e que refletirá nas
externas, a partir da chegada do saldo disponível ao ponto de pedido (PP) ou abaixo deste. O cálculo do
ressuprimento deve levar em consideração:
Estoques existentes (físico); os fornecimentos em atraso; os fornecimentos não entregues, mas dentro
do prazo.
O Planejamento de Materiais é a atividade através da qual é feito o levantamento completo das necessidades
de materiais. A partir destas e das informações vindas do controle de estoque, procura-se determinar quando,
quanto e quais materiais devem ser fabricados ou comprados. Mesmoassim, é comum nos depararmos com a
falta de algum tipo de material.
Identifique e caracterize as principais causas da falta de materiais.
a) Causas Estruturais:
- Falta de prioridade política para o setor: baixos investimentos, baixos salários, corrupção, serviços de baixa
qualidade, etc;
- Clientelismo político: diretores incompetentes, fixação de prioridades sem a participação da sociedade,
favorecimentos, etc;
- Controles burocráticos: que agem sobre os instrumentos, particularmente naqueles de caráter econômico,
levando à desvalorização das ações executadas e invertendo o referencial das organizações. A burocracia
somente se preocupa com o rito - a ela não interessa o produto final;
- Centralização excessiva: produz danos imensos na área de materiais. Compras centralizadas e baseadas
exclusivamente em menores preços são exemplos que devem ser evitados.
b) Causas Organizacionais:
- Falta de objetivos: quando os objetivos não estão claros, cada unidade cria seu próprio sistema de referência.
Como conseqüência, pode ocorrer uma dissociação entre a área fim e as áreas meio;
- Falta de profissionalismo da direção;
- Falta de capacitação e de atualização do pessoal;
- Falta de recursos financeiros;
- Falta de controles;
- Corrupção;
- Falta de planejamento;
- Rotinas e normas não estabelecidas adequadamente.
c) Causas Individuais:
- Diretores improvisados: inseguros ou incapazes de inovar, sem condições de manter um diálogo adequado
com a área fim;.
- Funcionários desmotivados: sem compromisso com a instituição. Seu principal objetivo é a manutenção do
emprego.
Atualmente se exige que a função Compras participe do processo de planejamento estratégico, porque o
ambiente empresarial é caracterizado por:
Competição agressiva
No mundo moderno a manutenção/reposição de estoques representa um fator de relevância para o nível de
competitividade das organizações. Diante disso, quem toma as decisões em relação aos estoques nas
organizações é:
O departamento de materiais.
Uma das funções do almoxarifado é:
atender aos pedidos.
O custo de armazenagem é aquele que...
Está associado à armazenagem física dos bens, tais como locação, climatização e iluminação dos armazéns.
Os pedidos de compras devem ser gerados a partir de:
SG recebidas - solicitações de compras que deram entrada no departamento de compras
Nas organizações modernas, o setor de compras tranformou-se em um possível centro de lucros das
organizações, pela movimentação de capital que realiza e pelos impactos das negociações. Suas principais
responsabilidades são:
Garantir que matérias-primas, material de embalagem e peças estejam à disposição da produção nas
quantidades certas, período desejado e com menor preço.
Para se manter competitiva no mercado, a empresa deve minimizar custos e gerar lucros satisfatórios. Assim, a
função de compras consiste em um elemento essencial da administração de materiais. Nesse sentido, assinale
a opção que NÃO constitui objetivo da área de compras.
Envolver um grande contingente de pessoal no processo de compra.
Todas as opções abaixo constituem objetivo da área de compra
Comprar materiais e insumos aos menores preços, mantendo a qualidade do produto em níveis
desejados.
Obter um fluxo contínuo de suprimentos a fim de atender aos programas de produção da empresa.
Coordenar um fluxo de suplementação de maneira que seja aplicado um mínimo possível de
investimento.
Procurar, por meio de uma negociação honesta, as melhores condições para a empresa.
Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM
R: Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema
R: Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
R: dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES.
R: São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comuns em obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R: Disponibilidade
Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo ¿físico¿ ao cliente. Nesse processo pode existir atividade de estocagem para equilibrar a demanda. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
R: Distribuição.
O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo DISTRIBUIÇÃO?
R: Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente
Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada uma área tem papéis definidos para atingir os objetivos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
R: Possui, entre suas atividades, a de determinar a melhor forma de fazer com que os produtos cheguem ao local desejado, no momento em que o consumidor precisar dele, que é quando será percebido o maior valor.
Ao longo do tempo a Logística passou por diversas etapas de desenvolvimento. Defina as características da etapa Integração Estratégica.
R: Integração Estratégica é marcada pela integração de forma abrangente, cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões Logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a manutenção do estado de competitividade das empresas. O surgimento de empresas virtuais, que são fabricantes de produtos de grande valor agregado, bem como a utilização da Internet e da tecnologia de informação, formam um novo paradigma na organização e gestão empresarial.
Os transportes representam uma das atividades logísticas. Defina o papel dos transportes na Logística.
R: Transportes é uma atividade da que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a com o menor custo possível. As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempoe utilidade de lugar. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES
R: São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA FRAGMENTADA
R: As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos.
Administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
R: Distribuição
A Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
R: Logística Fragmentada
Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medida pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R: Velocidade
Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA.
R: A integração existente entre os diversos agentes da cadeia de suprimento são basicamente operacionais, observando-se apenas troca de informações e aumento de eficiência das operações das atividades.
Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
R: Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
R: Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo DISTRIBUIÇÃO?
R: Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente.
Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
R: A integração existente entre os diversos agentes da cadeia de suprimento são basicamente operacionais, observando-se apenas troca de informações e aumento de eficiência das operações das atividades.
Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
R: dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
É a capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias dentro de serviço do cliente. A competência da empresa esta diretamente relacionada a maneira como são tratadas as situações inesperadas,de ser ¿maleável¿. Como se denomina este Nivel de Serviços.
R: Flexibilidade
Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Indique a alternativa que corresponde a descrição a seguir. É uma forma de representar a numeração, que viabiliza a captura automática dos dados por meio de leitura óptica nas operações automatizadas.
R: Código de barras.
Todo e qualquer armazenamento de material gera determinados custos. Qual custo abaixo não é considerado custos dos estoques:
R: Custo do pedido.
Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada uma área tem papéis definidos para atingir os objetivos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de MARKETING.
R: Uma empresa tem por objetivo oferecer algo de maneira diferente e melhor, assim desenvolve novos produtos com novas características, chegando até à customização.
Num Centro de Distribuição, durante um período de 2 meses, foram solicitados 500 pedidos de itens de material, com um número médio de 2 itens por pedido. Foram entregues 960 itens conforme solicitado. Qual o nível de atendimento deste Centro de Distribuição?
R: 96%
Na utilização de informações na Logística são necessárias algumas características. Qual a definição da característica PRECISÃO ?
R: As informações disponíveis pelos sistemas de informação numa base de dados centralizada precisam ser precisas, ou seja, apresentar conformidade com as novas informações que entram no sistema, tais como status atualizado e contagens físicas. A consistência entre o nível de estoque físico, e o estoque disponibilizado pelos sistemas de informação eliminam a necessidade de manter estoques de segurança, o que gera por decorrência, redução de custos de armazenagem.
Para se organizar um sistema de transporte é preciso ter uma visão sistêmica, que envolve planejamento, mas para isso é preciso que se conheça as características dos modais ? Quais as características do modal FERROVIARIO ?
R: No Brasil, o transporte ferroviário é utilizado principalmente no deslocamento de grandes tonelagens de produtos homogêneos, ao longo de distâncias relativamente longas. Embora o custo do transporte ferroviário seja inferior ao rodoviário, este ainda não é amplamente utilizado no Brasil, como o modo de transporte rodoviário. Isto se deve a problemas de infra-estrutura e a falta de investimentos nas ferrovias. Como exemplo destes produtos estão os minérios (de ferro, de manganês), carvões minerais, derivados de petróleo e cereais em grão, que são transportados a granel. No entanto, em países como a Europa, por exemplo, a ferrovia cobre um aspecto muito mais amplo de fluxos. Como exemplos de meios de transporte ferroviário, pode-se citar o transporte com vagões, containers ferroviários (1 a 5 toneladas) e transporte ferroviário de semi-reboques rodoviário (piggyback).
É o nível que embasa as atividadesoperacionais táticas e estratégicas que possuem elevado nível de complexidade. Programação e roteamento de veículos, gerenciamento e níveis de estoque, configurações de redes são algumas atividades que se podem encontrar nesse nível de função logística. Esta descrição está relacionada ao Sistema de Informações:
R: Apoio a decisão .
O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas. Escolha aquela descrição que está relacionada com a atividade logística denominada TRANSPORTES.
R: Sem elevado desempenho nesta atividade torna-se necessária a formação de estoques de segurança como uma medida de proteção. A consistência desta atividade está ligada diretamente à falta de produtos
Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
R: Suprimentos
Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?
R: Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção;
As empresas devem lançar mão da Tecnologia da Informação (TI), como um dos direcionadores críticos do sucesso da implantação do Supply Chain Management (SCM), para desenvolver novas formas de comunicação e parceria. Assinale a opção que não corresponde a um benefício da TI na SCM.
R: Maximização do efeito Chicote
Independentemente do número e dos diferentes de ciclos de atividades utilizados por uma empresa para satisfazer às suas exigências logísticas, cada um deve ser projetado individualmente e gerenciado operacionalmente Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo PRODUÇÃO?
R: Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição;
Uma prática comum no controle agregado do estoque é diferenciar produtos em um número limitado de categorias e então aplicar uma política de controle de estoque separada para cada uma. Aplicando seletivamente a política do estoque a esses grupos diferentes, os objetivos de gestão podem ser alcançados com níveis mais baixos de estoque do que com uma política única aplicada a todos os produtos. Assinale a alternativa que se refere a esta prática comum:
R: Classificação ABC
Administra o estoque do produto semiacabado no processo de fabricação. Compreende o fluxo de materiais dentro da fábrica, os armazéns intermediários, o abastecimento do posto de trabalho e a expedição do produto acabado. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
R: Produção
A Valle, que utiliza um sistema de distribuição para comercializar sucos de frutas em caixas e latinhas, está alcançando consumidores em todo território nacional, através de supermercados, lojas de conveniência, hotéis, restaurantes e máquinas automáticas. Cada vez mais está ampliando as suas vendas, devido à maximização da exposição no mercado. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema que mais se adaptaria à distribuição?
R: Sistema Misto
Os fatores-chave de desempenho da cadeia de suprimento não determinam apenas o desempenho da cadeia em termos de responsabilidade e eficiência, mas também determinam se o alinhamento estratégico é ou não alcançado em toda a cadeia de suprimento. Com base nessas informações, cite e explique os fatores- chave da cadeia de suprimentos.
R: Estoque: é a amtéria-prima, os produtos em processamento e os produtos acabados dentro da cadeia. As mudanças em suas políticas podem alterar a eficiência e a responsividade da cadeia; - Transporte: significa movimento de estoque de um ponto a outro na cadeia de suprimento. É feito a partir de várias combinações de meios e rotas cada uma com características particulares de desempenho. As escolhas sobre o transporte exercem um forte impacto na responsavidade e na eficiência da cadeia de suprimento; - Instalações: são os locais na rede da cadeia de suprimento onde o estoque é armazenado, montado ou fabricado. Os dois tipos de instalações principais são os locais de produção e os locais de armazenamento. Qualquer que seja função da instalação, as decisões a respeito da localização, capacidade e flexibilidade das instalações influenciam significativamente o desempenho da cadeia de suprimentos; e - Informação: consiste em dados ou análises a respeito de estoque, transporte, instalações e clientes, que fazem parte da cadeia de suprimento. A informação é potencialmente o maior fator chave de desempenho da cadeia, pois afeta diretamente cada um dos demais fatores chave. A informação propicia ao gerenciamento a oportunidade de tornar as cadeias de suprimentos mais responsivas e eficientes.
O princípio da classificação ABC ou curva 80/20 é atribuído a Vilfredo Paretto, um renascentista italiano do século XIX, que em 1897 executou um estudo sobre a distribuição de renda. Através deste estudo, percebeu-se que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração de riqueza ( 80% ) nas mãos de uma pequena parcela da população ( 20% ). Como isto foi aplicado a ESTOQUES ?
R: Qunado aplicamos o fator 80-20 para estoques, existe a percepção de que 80% do valor dos estoques são provenientes de 20% dos itens ainda em estoque ou já vendidos.
A relação da empresa com seu mercado é dependente de uma série de funções que precisam ser desempenhadas simultaneamente, entre elas a Gestão dos Estoques. Com base nesta afirmativa, assinale o item que se refere à principal função de um sistema de estoques:
R: Equilibrar as oscilações entre a demanda e o fornecimento.
A Logística passou a assumir uma forte preocupação não só relacionada ao produto, mas também a qualidade
dos serviços prestados. As operações logísticas buscavam dessa forma, conciliar baixo custo com melhora do
nível de serviço através da elevação do desempenho opoeracional. Com isto, também conseguiu elevar a
produtividade e redução dos níveis de estoques. A definição acima exprime as características de uma das etapas
do desenvolvimento da Logística.
R: Integração Interna
E a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos. Devido a sua importância fundamental e a
visibilidade de seu custo, recebendo uma atenção especial entre as atividades logísticas. Qual a denominação
desta atividade ?
R: Transportes
Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho.
Embora a velocidade do serviço seja essencial, a maioria dos executivos da mais importância a regularidade. É a
capacidade da empresa executar seus serviços dentro dos requisitos esperados de maneira constante. Escolha a
denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R: Consistência
O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. A descrição a seguir está relacionada com qual ciclo de atividade ? Constitui-se num fluxo ordenado de materiais e componentes para um complexo de produção. Os seus principais processos são: seleção das fontes de fornecimento, colocação de pedidos e expedição, transporte e recebimento. Uma vez recebidos os materiais e componentes as necessidades de armazenagem, manuseio e transporte subseqüentes, para facilitar a fabricação são atendidaspelo ciclo de atividade seguinte.
R: Suprimentos
Assinale a alternativa que define o fator-chave ESTOQUE:
R: As mudanças em sua política podem alterar drasticamente a eficiência e a responsividade da cadeia.
A Tecnologia da Informação consiste em:
R: Hardware e software para agrupar e analisar informações.
O trade-off (troca compensatória) fundamental entre vantagens e custos do serviço ao cliente é:
R: A escolha entre manter um baixo custo da operação ou atender os requisitos do cliente.
Para que as informações sejam úteis na tomada de decisão na cadeia de suprimentos elas devem apresentar
uma série de características.
As informações devem ser úteis.
As informações devem ser atuais.
As informações devem estar acessíveis no tempo certo.
As informações devem ser precisas
A promoção "Hora da Fuzarka Renner" está de volta com uma nova série de divertidos bichinhos de pelúcia
colecionáveis. C ada R$ 40,00 em compras de produtos da linha infantil dá direito à troca por um dos seis
animaizinhos da coleção Ecobichos: boto rosa, jaguatirica, sagui, tamanduá, tartaruga e o jacaré do papo
amarelo - todos eles ameaçados de extinção. Além de divertir a garotada, a ação tem por objetivo desenvolver
a consciência sobre a preservação ecológica. A área de planejamento de marketing teve o cuidado de consultar
previamente o departamento de logística para que este pudesse preparar-se com antecedência para o
atendimento das novas necessidades da demanda, que consequentemente irá aumentar. Tal iniciativa tem por
objetivo:
R: Preparar a área de logística de modo a verificar a disponibilidade de equipamentos de transporte adicional,
área física disponível, custo adicional de inventário, e necessidade de aumento de estrutura de gerenciamento
dos pedidos.
Os serviços de agregação de valor a um cliente podem ser identificados em cinco áreas de atuação. 
Serviços Focados na Promoção
Serviços Focados no Tempo
Serviços Focados na Manufatura
Serviços Focados no Cliente
A flexibilidade operacional pode ser definida como a capacidade da empresa de lidar com solicitações
extraordinárias de serviço dos clientes. C om isso, pode-se afirmar que a competência logística está diretamente
relacionada com a maneira como são tratadas circunstâncias inesperadas. Assinale a única questão que NÃO
representa um acontecimento típico que exige uma operação flexível:
R: Atendimento dos pedidos programados dos clientes.
Ao implementar uma operação de cross-docking no lugar de um centro de distribuição, o impacto esperado
sobre o nível de inventário.
R: Está limitado aos ganhos pela centralização do estoque de segurança.
Os gerentes encontram uma série de obstáculos para alcançar o alinhamento estratégico da cadeia de
suprimentos. Assinale a única alternativa que NÃO apresenta um obstáculo para este alinhamento:
R: Evolução da tecnologia da informação.
Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA INTEGRADA.
R: Nesta fase tem inicio um alcance que vai além das fronteiras organizacionais, ultrapassando os limites das operações internas, abrangendo também clientes e fornecedores.
Independentemente do número e dos diferentes de ciclos de atividades utilizados por uma empresa para satisfazer às suas exigências logísticas, cada um deve ser projetado individualmente e gerenciado operacionalmente. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?
R: Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição;
Independentemente do número e dos diferentes de ciclos de atividades utilizados por uma empresa para satisfazer às suas exigências logísticas, cada um deve ser projetado individualmente e gerenciado operacionalmente. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?
R: Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição;
Bastante influenciada pela Globalização a Logística passou a ser vista como poderosa arma na conquista de novos mercados. Isto propiciou uma integração muito forte entre todos os elementos da cadeia produtiva, levando-os a atuar de forma conjunta, visando alcançar um objetivo comum que gerasse benefícios a todos. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
R: Integração Estratégica
Esta incluida a responsabilidade pela coordenação conjunta com Marketing em áreas como apoio promocional,
niveis de serviço ao cliente, padrões de entrega, manuseio de mercadoria. Qual a denominação deste ciclo ?
R: Distribuição
É o nível que utiliza as informações disponíveis no sistema transacional para o gerenciamento das atividades logísticas. Neste nível, podem-se encontrar atividades como mensuração financeira, gerenciamento de ativos, mensuração do serviço ao cliente e mensuração da qualidade e produtividade. Esta descrição de Sistema de Informações tem a denominação:
R: Controle Gerencial
Os sistemas de informações logísticas são para interligar atividades em que se deseja criar um processo integrado e este se baseia em quatro níveis de funcionalidade. Qual nível de funcionalidade do sistema está definido no texto abaixo: Nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas.
R: Sistema Transacional
São sistemas de informações que viabilizam requisitos e processos nas atividades da cadeia de suprimentos. Indique qual processo ou atributo que está definido no texto abaixo: Viabiliza iniciativas como: agilidade, velocidade de resposta às novas demandas do mercado, aumento da flexibilidade, atendimento personalizado, maior satisfação do cliente e atuação em diferentes mercados.
R: Competitividade
A classificação das embalagens se subdivide em: primária, secundária, terciária, quaternária e embalagem de quinto nível. Sendo que:
R: A embalagem de quinto nível é a embalagem especial para o envio a longa distância;
Na medida em que o fluxo dinâmico de informações entre os elos da cadeia de suprimentos aumenta consideravelmente a sua eficiência, assinale a opção que não corresponde a um benefício da Tecnologia da Informação no Gerenciamento da Cadeia de Suprimento.
R: Aumento nos lead times.
Qual o Impacto da Tecnologia da Informação nas operações logísticas ?
R: O maior impacto será o aumento da produtividade. Ter um controle total dos estoques/suprimentos. A integração de todos os departamentos para maior agilidade e tomadas de decisão. A rastreabilidade é em tempo real e resoluções de problemas serão tratadas rapidamente.
De acordo com Porter e Millar (1985), a TI permeia toda a cadeia de valor e também o sistema de valor, impactando processos, estruturas e até mesmo produtos. Para isto a Logistica dispõe de softwares especialista para proporcionar essas condições. Quais as características do VMI (Vendor Managed Inventory) ?
R: O VMI ou Estoque Administrado pelo Fornecedor, é uma ferramenta muito importante principalmente para a cadeia de suprimentos que pretende ou já trabalha com o JIT (Just-in - Time). O principal objetivo desta ferramenta é fazer com que o seu fornecedor verifique a sua real necessidade de produto, no momento certo e na quantidade certa. Este recurso tem uma maior funcionalidade para as empresas que um grande número de fornecedores e possui um amplo mix de produtos. A integração permite que se faça, de acordo com a previsão uma mudança de planejamento de reabastecimento, pois a informação chega ao seu fornecedor em tempo real.O nível de detalhamento é tanto que, detectada a demanda de produto acabado, o software se encarrega de traçar planos para a produção, planejamento de abastecimento e distribuição para os depósitos.
Cada ciclo ocorre na interface entre os dois estágios sucessivos da cadeia de suprimentos. De modo geral, são três ciclos de atividades na cadeia de suprimentos. Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo SUPRIMENTOS?
R: Esse processo começa com a determinação da qualidade do material e sua quantidade, e termina com a sua entrega à produção, a tempo de atender à procura dos clientes no prazo marcado a preço mais baixo;
Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do Código de Barras?
R: É uma tecnologia que vem sendo empregado para melhorar a precisão da informação e a velocidade de transmissão dos dados. A utilização se dá ao longo de todo o processo de negócios;
Um dos indicadores mais utilizados mundialmente para controlar estoques é o nível de atendimento. Assinale a alternativa correta relacionada à definição de NIVEL DE ATENDIMENTO:
R: Indica o quão eficaz foi o estoque para atender às solicitações dos usuários.
Entre em qualquer loja moderna e repare no conjunto de produtos. Elas podem ser necessárias para proteger os produtos, mas são utilizadas para promover os produtos da empresa. Qual das descrições a seguir está relacionada com a embalagem primária ?
R: A exposição da embalagem permite um diferencial competitivo em relação aos concorrentes.
As informações logísticas devem refletir o Status atualizado e incorporar atividades periódicas de avaliação. Significa o grau de conformidade entre as informações geradas e os dados da realidade. Qual o requisito do Sistema de Informações ?
R: Precisão
Atualmente observa-se, uma significativa inclinação do desenvolvimento de sistemas integrados de gestão para aplicação nas operações logísticas. Quais as características do sistema denominado WMS (WarehouseManagement System) ?
R: É uma aplicacao da TI para gerenciamento de estoques, onde as empresas necessitam disso em funcao das incertezas, que se reportam a demanda, quando a empresa nao tem nocao do que ira vender de cada um de seus itens, com isso é realizado um estudo interno de seu estoque para verificar o as demandas atraves de um sistema de gerenciamento interno.
A embalagem proporciona a proteção necessária ao produto durante o armazenamento. Quais as vantagens que ela pode trazer no processo de armazenagem?
R: Melhora a utilização dos espaços, facilidade de identificação e evita retrabalho;
O termo cadeia de suprimentos representa produtos e informações que se deslocam ao longo da cadeia. É importante visualizar os fluxos de informações integrados aos fluxos físicos, com ampla visibilidade, em tempo real. A descrição acima está relacionada com o seguinte estágio:
R: Integracao estratégica
O desempenho logístico pode ser significativamente elevado, ao se combinar as tecnologias de informação, com os mais modernos meios de comunicação, já hoje amplamente disseminados e cada vez mais rápidos. Qual das descrições corresponde à tecnologia do VMI ¿ Vendor Management Inventory?
R: Esse sistema automatiza o processo de compras, dá suporte ao reabastecimento de estoque automático e próxima à relação entre compradores e os fornecedores;
Todo e qualquer armazenamento de material gera determinados custos. Qual custo abaixo não é considerado custos dos estoques:
R: Custo do Pedido
Entre os tipos de Centros de Distribuição existe aquele denominado Cross Docking. Quais as suas características ?
R: São vários fornecedores atendendo a vários clientes. A operação consiste em receber mercadorias consolidadas, separá-las e recarregar os veículos de maneira que cada um siga para um único destino. Segundo Bowersox & Closs (2001), a modalidade é extremamente utilizado por cadeias varejistas, com o intuito de repor os estoques de alta rotação. O sucesso da operação no Cross Docking é associado muitas vezes à capacidade de planejamento e seu cumprimento. Isso permite que a passagem do estoque seja a mais rápida possível. Quando isto não ocorre, é necessário ter espaço para movimentação e estocagem de produtos, fugindo assim do conceito básico do Cross Docking.
Os estudos e pesquisas identificam alguns fatores fundamentais de serviço ao cliente. Qual a definição do fator DISPONIBILIDADE ?
R: È o tempo necessário para que o item/produto esteja disponível para que seja despachado ao cliente.
Existem vários indicadores para a gestão dos estoques que devem ser usados pelos administradores, entre eles:
R: Giro dos estoques, nível de serviço e cobertura de estoques
A Submarino constitui uma das maiores empresas brasileiras de comércio eletrônico (e-commerce), cujo negócio depende crucialmente da logística, tendo atuação em todo o território nacional. Para permitir a operacionalização do seu processo logístico, a empresa fez uma parceria com o grupo Intecom, que por sua vez tem o controle acionário dividido entre dois grandes grupos, o grupo JP Morgan e o grupo Martins, maior atacadista distribuidor da América Latina, com bastante capilaridade no território brasileiro. Submarino realiza as operações de picking e embalagem, sendo o restante do processo operacionalizado pela Intecom. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema de distribuição de CDs que mais se adaptaria ao negócio?
R: Sistema Direto
Dependendo do foco em que está sendo analisado, o conceito de embalagem pode variar. A afirmação CORRETA é:
R: Para um profissional da área de marketing, a embalagem pode ser classificada como uma forma de atrair os clientes e aumentar as vendas;
Qual a definição de FLEXIBILIDADE ?
R: Uma empresa que possui flexibilidade em sua gestão de suprimentos é aquela que esta disposta a elevar o nível de serviço ao cliente, atuando em diversas localidade, disponibilizando diversos meios de pagamento ao cliente, trabalhando em horários possíveis de atender todos os clientes (internet), etc...
Definição de gestão de estoques nas empresas.
R: Algumas empresas possuem em seus estoques somente o que é encomendado, ou seja, somente o que de fato sera utilizado. Isso traz benefícios como a não deterioração desse estoque e a perda financeiramente por deixa-lo parado.
Para que as informações sejam uteis na tomada de decisão na cadeia de suprimentos elas devem apresentar uma serie de características. Apresente a alternativa que NÃO se trata dessas características.
R: as informações devem chegar antes do tempo necessário.
Em quais funções geralmente ocorrem a padronização das embalagens?
R: Primaria e secundaria.
Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos . Indique a alternativa que corresponde a descrição a seguir. É utilizado para a reunião de informações, que depois serão utilizadas em um ambiente especifico, controle de estoque, controle de consumo, relatório em geral.
R: Coletores de dados.
Uma exigência que se faz a todo administrador de materiais é uma analise detalhada dos estoques. Na busca desses objetivos, os administradores dispõem de alguns indicadores. Dentre estes, o que mede a quantidade de pedidos fornecidos pelo centro de distribuição na quantidade correta e no prazo solicitado pelo usuário do material é:
R: Nível de atendimento
Uma das principais razoes para incorrer nas despesas extras de embalagens é diminuir a ocorrência de danos e perdas devido a roubo, armazenagem em locais errados e deterioração. Quais das opções esta relacionado a função de PROTEÇÃO ?
R: é importante efetuar testes de vibração, compressão, impacto e queda.
Pode-se observar que no transportes de produtos, varias características precisam ser observadas para que se tenha um nível de serviço desejável pelo cliente,com o menor custo possível. Qual característica a seguir esta relacionada ao transporte AQUAVIÁRIO ?
R: o modal considerado é o mais lento dos modais de transporte. Por este motivo não pode transportas produtos perecíveis. 
A Figura a seguir representa o Processo de Distribuição Física de Produtos, consistindo basicamente em três elementos globais: recebimento, armazenagem e expedição.
R: Após o recebimento, os itens são armazenados em locais específicos no armazém ou no centro de distribuição, em prateleiras, estantes, tanques, estrados ou até mesmo acondicionados no solo, muitas vezes sobre protetores de umidade.
Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos. Qual das descrições corresponde à tecnologia dos Coletores de Dados?
R: A tecnologia vem se tornando cada vez mais visível durante as ultimas décadas, graças ao amplo uso na gestão de inventários e depósitos, em supermercados e outras operações;
As deficiências do controle de estoques normalmente são mostradas por reclamações contra sintomas específicos. Cite três desses sintomas encontrados normalmente nas empresas.
R: 1-Desconhecimento da quantidade de itens em estoque 2-não comprimento dos prazos de entrega 3- Demora na localização do item
Para não manter estoque e permitir um rápido fluxo de produtos a baixos custos de transporte, é possível utilizar instalações intermediárias entre as unidades produtoras e os clientes finais. As definições estão relacionadas com os seguintes conceitos citados abaixo, na ordem apresentada: a) Não apresentam estoque e os produtos que recebem já possuem destinos certos, não havendo a necessidade de espera por um pedido. b) 
São vários fornecedores atendendo a vários clientes. A operação consiste em receber mercadorias consolidadas, separá-las e recarregar os veículos de maneira que cada um siga para um único destino. c) Seu objetivo é montar produtos ao longo da cadeia de distribuição. Cada vez mais produtos possuem suas peças fundamentais produzidas em diversos países.
R: Transit Point - Cross Docking - Merge in Transit
A Avon pode atender os consumidores, conhecer as suas necessidades individuais e então recomendar e demonstrar os produtos apropriados para satisfazer as suas necessidades. Os representantes mostram os catálogos com poucas semanas de intervalo e respondem o que, quando e onde os consumidores querem comprar. Este tipo de contato pessoal ajuda a Avon a manter relacionamentos lucrativos e de longa duração com consumidores. Considerando as características dos produtos, da demanda e do negócio, qual o sistema que mais se adaptaria à distribuição?
R: Sistema Direto
É possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos utilizando a tecnologia mais especifica. Indique a alternativa que corresponde a descrição a seguir. Na prática, quer dizer que o fornecedor passa a ser responsável por manter os níveis de inventário do cliente em valores pré- estabelecidos. O fornecedor passa a ter acesso aos dados de inventário do cliente, sendo responsável por gerar ordens de compra para seu próprio material.
R: VMI Vendor Management Inventory;
Os serviços de agregação de valor a um cliente podem ser identificados em cinco áreas de atuação. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas áreas:
R: Servicos focados no custo
O conhecimento pelo comprador da estrutura do preço de venda do produto da sua empresa
R: Há casos em que o preço de venda determina o custo da compra
A eficiência da função compras depende de planejamento e do tempo para o desenvolvimento das atividades
inerentes às obrigações da área. O tempo disponível para o desenvolvimento do processo de compras é
fundamental à eficiência desejada e um limitador é a compra em regime de urgência, entendida como:
R: Aquela que ocorre com tempo de compra menor que o tempo de reposição normal.
Um Pedido de C ompra foi emitido pelo comprador e assinado pelos representantes legais das partes. Após
algum tempo, o requisitante do produto procurou o Setor de C ompras e informou que a Requisição de C ompras
havia sido solicitada por engano, pede desculpas e solicita ao comprador que cancele o Pedido de C ompra. O
comprador deve responder ao requisitante que o Pedido de C ompra é um documento que:
R: C ria obrigações para o comprador e para o fornecedor
Atualmente a função compras tem papel estratégico no negócio e uma de suas principais responsabilidades está
ligada ao equilíbrio dos estoques, pelo fato de afetarem:
R: O custo de produção e poderem apresentar outros problemas ligados à necessidade de maior controle,
de pessoal e de despesas com manutenção.
O termo "compras" freqüentemente lembra o processo de compras da administração de
materiais. A questão é que o processo de compras é externo e envolve bem mais atividades do que aquelas
diretamente relacionadas com movimentação e armazenagem de mercadorias. C omo não há vantagens em
incluir todas as atividades associadas com a função compra de materiais, a logística passou a utilizar um termo
específico para tratar dos aspectos de compras que tenham algum impacto nas atividades de movimentação e
armazenagem. Este termo é:
R: Obtenção.
O EDI (Eletronic Data Interchange), quando comparado ao comércio eletrônico via internet, apresenta as
seguintes vantagens, EXC ETO:
R: o investimento em tecnologia é bem mais baixo.
Atualmente se exige que a função C ompras participe do processo de planejamento estratégico, porque o
ambiente empresarial é caracterizado por:
R: C ompetição agressiva
Durante as negociações comerciais, o comprador verificou que um pequeno aumento da quantidade solicitada
na Requisição de C ompra emitida pelo Departamento de Produção permitiria a obtenção de um desconto
significativo no preço unitário do produto. Nesta situação, o comprador deve:
R: Aumentar a quantidade
Um comprador sênior de um atacadista de produtos alimentícios tem como hábito agendar semanalmente
reuniões com os mais diversos tipos de fornecedores. Este comprador sabe que há necessidade de manter-se
bem relacionado com o mercado fornecedor, pois principalmente permite ao comprador:
R: Antever riscos nos fornecimentos
R:
R:
R:
R:
R:
R:
Os CDs podem proporcionar bom desempenho operacional de uma rede de instalações. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível de atendimento. Considere as seguintes afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ARMAZENAGEM
R: Em muitos projetos logísticos, é considerado mais uma instalação de processamento do que um local de guarda de mercadorias.
Para atingir os níveis de serviços esperados pelos clientes é necessário alcançar níveis elevados de CONSISTÊNCIA. Considere as seguintes afirmações e escolha que está relacionada com o tema
R: Refere-se à capacidade da empresa de executar dentro do prazo de entrega esperado durante vários ciclos de atividades
Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
R: dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES.
R: São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. É a capacidade de ter o produto no momento que ele é desejado pelo cliente. Uma das práticas mais comunsem obtê-la é armazenar em antecipação aos pedidos dos clientes. O planejamento da demanda é baseado, normalmente, em previsões das necessidades e pode incluir estratégias diferenciadas para itens específicos. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R: Disponibilidade
Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo ¿físico¿ ao cliente. Nesse processo pode existir atividade de estocagem para equilibrar a demanda. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
R: Distribuição.
O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo DISTRIBUIÇÃO?
R: Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente
Marketing e Logística devem trabalhar juntos para obter vantagem competitiva. Cada uma área tem papéis definidos para atingir os objetivos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
R: Possui, entre suas atividades, a de determinar a melhor forma de fazer com que os produtos cheguem ao local desejado, no momento em que o consumidor precisar dele, que é quando será percebido o maior valor.
Ao longo do tempo a Logística passou por diversas etapas de desenvolvimento. Defina as características da etapa Integração Estratégica.
R: Integração Estratégica é marcada pela integração de forma abrangente, cobrindo toda a cadeia de suprimentos. O tratamento das questões Logísticas passa a ser estratégico, de fundamental importância para a manutenção do estado de competitividade das empresas. O surgimento de empresas virtuais, que são fabricantes de produtos de grande valor agregado, bem como a utilização da Internet e da tecnologia de informação, formam um novo paradigma na organização e gestão empresarial.
Os transportes representam uma das atividades logísticas. Defina o papel dos transportes na Logística.
R: Transportes é uma atividade da que envolve a escolha do melhor modal de transporte, para transportar o maior número de mercadorias, com o mínimo custo e menor tempo possível. Portanto, Transportar mercadorias garantindo a integridade da carga, no prazo combinado e a com o menor custo possível. As principais funções do transporte na Logística estão ligadas basicamente às dimensões de tempo e utilidade de lugar. Mesmo com o avanço de tecnologias que permitem a troca de informações em tempo real, o transporte continua sendo fundamental para que seja atingido o objetivo logístico, que é o produto certo, na quantidade certa, na hora certa, no lugar certo ao menor custo possível.
O pleno desempenho logístico é alcançado através da coordenação das atividades logísticas O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas, de tal forma orquestrada, com o objetivo de oferecer o nível elevado de atendimento aos clientes. Considere as afirmações abaixo. Escolha aquelas que estão relacionadas com a atividade logística denominada ESTOQUES
R: São poucas as situações em que empresas tem como manter em níveis tão elevados, em função do risco e do custo total proibitivos.
Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA FRAGMENTADA
R: As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos.
Administra a demanda do cliente e os canais de distribuição. Compreende o estoque do produto acabado, a armazenagem, o transporte e a entrega ao cliente. Qual das denominações de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão ?
R: Distribuição
A Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística. Qual a denominação abaixo está relacionada com a definição citada
R: Logística Fragmentada
Para atingir o Nível de Serviços esperado pelos clientes é necessário atender aos fatores de desempenho. Este ciclo de atividade é medida pelo tempo decorrido desde o momento que um pedido é colocado até a chegada de remessa ao cliente. Essa relação entre prazo de execução do fornecimento e investimento do cliente em estoque é fundamental em operações logísticas baseadas no tempo. Escolha a denominação do fator que corresponde à descrição apresentada acima.
R: Velocidade
Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA.
R: A integração existente entre os diversos agentes da cadeia de suprimento são basicamente operacionais, observando-se apenas troca de informações e aumento de eficiência das operações das atividades.
Devido ao crescimento da concorrência e exigência por melhores produtos, gerando um ambiente de competitividade maior entre as empresas, torna-se necessário um trabalho conjunto entre Marketing e Logística. Cada área com papéis definidos. Escolha a frase que identifica um dos papéis de LOGISTICA.
R: Este se refere à possibilidade de uma maior participação dos processos relacionados não só à movimentação, mas, principalmente, pela disponibilidade dos produtos no lugar certo e na hora certa, que se refere ao processo de distribuição.
A Logística passou por fases em sua trajetória até hoje. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
R: Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
O ciclo de atividades é a unidade básica do projeto e controle operacional. Em essência, a estrutura dos ciclos de atividades é a base para implementação da logística integrada, sendo importante o conhecimento das características de cada ciclo. Qual das descrições abaixo define operações, características ou processos do ciclo DISTRIBUIÇÃO?
R: Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente.
Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da INTEGRAÇÃO INTERNA
R: A integração existente entre os diversos agentes da cadeia de suprimento são basicamente operacionais, observando-se apenas troca de informações e aumento de eficiência das operações das atividades.
Em vez de focar os relacionamentos individuais, o conceito de cadeia de suprimentos:
R: dá uma visão geral do fluxo de bens e serviços do fornecedor ao usuário final e o fluxo de pagamentos e informações em direção oposta.
É a capacidade da empresa de lidar com solicitações extraordinárias dentro de serviço do cliente. A competência da empresa esta diretamente relacionada a maneira como são tratadas as situações inesperadas,de ser ¿maleável¿. Como se denomina este Nivel de Serviços.
R: Flexibilidade
Através do uso combinado dessas tecnologias, é possível executar um gerenciamento eficiente e integrado de toda a cadeia de suprimentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes