Buscar

EXERCICIOS ESTRUTURA DE CONCRETO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Definir e desenhar os quatro tipos fundamentais de peças estruturais, classificados segundo a geometria.
Elemento linear de seção delgada: são os elementos que tem a espessura muito menor que a altura da seção transversal e, esta muito menor que o comprimento. 
Elemento linear de seção não delgada: são os elementos que tem a espessura da mesma ordem de grandeza da altura e, estas bem menores que o comprimento. Exemplos: vigas e pilares.
Elemento bidimensional: São também chamados “elementos de superfície”. São aqueles onde a espessura é pequena comparada às outras duas dimensões (comprimento e largura). Os exemplos mais comuns são as lajes e as paredes, como de reservatórios.
Elemento tridimensional: São os elementos onde as três dimensões têm a mesma ordem de grandeza, caracterizam se como elementos de volumes. São exemplos mais comuns os blocos e sapatas de fundação, os consolos, etc.
A quais tipos pertencem as lajes, as vigas e os pilares?	
Lajes: Elemento bidimensional
Vigas e pilares: Elemento linear de seção não delgada
Qual a diferença entre uma placa e uma chapa? O que é uma casca? Cite exemplos.
A placa tem o carregamento perpendicular ao plano da superfície, exemplo é a laje.
A chapa tem o carregamento contido no plano da superfície, exemplo é a viga-parede.
Quando a superfície é curva o elemento é chamado casca.
Relacionar os principais elementos estruturais dos edifícios e indicar as suas funções na estrutura.
As vigas, juntamente com as lajes e pilares, compõem a estrutura de contraventamento responsável por proporcionar a estabilidade global dos edifícios às ações verticais e horizontais.
Pilares são elementos lineares de eixo reto, usualmente dispostos na vertical, em que as forças normais de compressão são preponderantes. As ações que recebem, geralmente de vigas e lajes, são transmitidas às fundações das edificações, na grande maioria dos casos. Os pilares são os elementos estruturais de maior importância nas estruturas, tanto do ponto de vista da capacidade resistente dos edifícios quanto no aspecto de segurança. Como elementos verticais, são os principais responsáveis na estabilidade global dos edifícios, compondo o sistema de contraventamento juntamente com as vigas e lajes.
Definir o que é laje.
Laje é um elemento plano, bidimensional, cuja função principal é servir de piso ou cobertura nas construções, e que se destina geralmente a receber as ações verticais aplicadas, provenientes da utilização da laje em função de sua finalidade arquitetônica, como de pessoas, móveis, pisos, paredes, e de outros mais variados tipos de carga que podem existir. As ações são geralmente transmitidas para as vigas de apoio nas bordas da laje, mas eventualmente também podem ser transmitidas diretamente aos pilares.
Quais as funções das lajes de piso nas construções?
As lajes têm como função: 
Transmitir para as vigas as cargas de utilização, aplicadas diretamente nos pisos, no caso das estruturas convencionais do tipo laje-viga-pilar.
Contraventar as estruturas (pórticos formados por pilares e vigas ou paredes portantes), funcionando como placas infinitamente rígida em seu plano, que distribuem as cargas horizontais atuantes.
Definir laje maciça, lisa, cogumelo, nervurada, nervurada pré-fabricada, alveolar.
Laje maciça: São aquelas com a espessura totalmente preenchida com concreto – sem vazios, contendo armaduras embutidas no concreto, e apoiadas ao longo de todo ou parte do perímetro. No caso de lajes com quatro bordas, a situação mais comum é a laje apoiar-se nas quatro bordas, mas as lajes podem também ter bordas não apoiadas, chamada borda livre. Assim tem-se a laje com uma ou duas bordas livres.
Laje lisa: São lajes apoiadas nos pilares sem capitéis.
Laje cogumelo: São lajes apoiadas diretamente em pilares com capitéis.
Laje nervurada: é uma laje constituída de nervuras ou barras, interligadas por uma capa ou mesa de compressão.
Laje nervurada pré-fabricada: São as lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração para momentos positivos está localizada nas nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte. As lajes com nervuras pré-moldadas são comumente chamadas pré- fabricadas, e devem atendem a normas específicas. Existem também lajes nervuradas moldadas no local sem material de enchimento, construídas com moldes plásticos removíveis.
Laje alveolar: é constituída de painéis de concreto protendido que possuem seção transversal com altura constante e alvéolos longitudinais, responsáveis pela redução do peso da peça.
O que é capitel?
Capitel é o elemento resultante do aumento da espessura da laje na região adjacente ao pilar de apoio, com a finalidade de aumentar a capacidade resistente devido à alta concentração de tensões nessa região.
Definir o que é viga.
Uma viga é um elemento estrutural das edificações podendo ser de madeira, ferro ou concreto armado, é geralmente usada no sistema laje-viga-pilar para transferir os esforços verticais recebidos da laje para o pilar ou para transmitir uma carga concentrada, caso sirva de apoio a um pilar. A viga transfere o peso das lajes e dos demais elementos (paredes, portas, etc.) para as colunas.
Quais as funções das vigas nas construções?
Sua função básica é vencer vãos e transmitir as cargas para os apoios. As vigas fazem o travamento da estrutura juntamente com os pilares, amarrando toda estrutura de forma que a construção fique estável. Também recebem as cargas da laje (piso ou teto) e distribuem nos apoios (pilares).
Quais são geralmente as ações atuantes nas vigas?
Geralmente as ações que acontece numa viga são as forças (cargas concentradas e cargas distribuídas) que atuam na viga. Como o próprio peso da viga; o peso da parede de alvenaria; cargas concentradas por outras vigas e a parte total suportada pela laje que se apóiam na viga. 
Definir o que é pilar.
Elemento estrutural vertical de concreto, madeira, pedra ou alvenaria. Quando é circular, recebe o nome de coluna. Usado normalmente para receber os esforços verticais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associada ao sistema laje-viga-pilar.
Quais as funções dos pilares nas construções?
A função dos pilares é transportar as cargas que recebem dos tetos ou das vigas para as sapatas, em outras palavras, transportam a carga do edifício para o solo.
De onde são provenientes as ações sobre os pilares?
As ações provenientes que os pilares recebem, geralmente de vigas e lajes, são transmitidas às fundações das edificações, na grande maioria dos casos.
Definir a função e o que é bloco de fundação.
Os blocos de fundação são estruturas de volume usadas para transmitir às estacas as cargas de fundação, são utilizados para receber as ações dos pilares e transmiti-las ao solo, diretamente ou através de estacas ou tubulões.
Definir o que é sapata e os tipos existentes.
As sapatas recebem as ações dos pilares e as transmitem diretamente ao solo. Podem ser localizadas ou isoladas, conjuntas ou corridas.
A sapata isolada serve de apoio para apenas um pilar, a conjunta serve para a transmissão simultânea do carregamento de dois ou mais pilares.
Em que tipo de solo as sapatas são indicadas?
As sapatas são indicadas para regiões onde e solo é estável e com boa resistência nas camadas superficiais. É comum em construções de pequeno porte onde o solo tem boa capacidade de suporte de carga a baixas profundidades.

Outros materiais

Perguntas Recentes