Buscar

Preparação para AV2 Fundamentos das Ciências Sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Preparação para AV2
Fundamentos das Ciências Sociais
Compromisso da Argentina na Copa do Mundo. Nesta terça feira, os Hermanos encaram a Nigéria, às 13h, na briga para terminarem a primeira fase na liderança do Grupo F. Com seis pontos conquistados até aqui, os argentinos precisam de apenas um empate para ficar no topo. Enquanto isso, os nigerianos podem jogar pelo placar igual para chegar às oitavas, mas aí terão que torcer por um tropeço do Irã frente a Bósnia.
Consciente, o técnico da Argentina, Alejandro Sabella, sabe que as duas primeiras apresentações de sua seleção deixaram a deseja, muito embora tenha resultado em 100% até aqui. O comandante acredita que as coisas melhorarão a cada jogo e não deixa que as críticas abatam seus jogadores. Para o confronto desta terça feira, Sabella confirmou que manterá o esquema com quatro defensores, três homens de meio e três avançados. Assim, o volante Fernando Gago é praticamente presença certa entre os 11 iniciais.
É necessário melhor, mas não me preocupam as críticas. O único que me preocupa é seguir na disputa da Copa do Mundo.
Ganhamos dois jogos e classificamos. É preciso olhar para essas duas coisas na análise. Não apenas o ruim. Os problemas, às vezes, tornam-se públicos. Outra não. Tenho confiança porque os jogadores dão 100% a cada treino. http://www.df.superesportes.com.br/app/1,1195/2014/06/25/internanoticia,
287280/nobeirarioargentinatentaconsolidar100deaproveitamentonogrupofdiantedanigeria. shtml. Extraído no dia 25/06/2014. A partir do pensamento de Weber marque a ação que corresponde a ideia do texto acima:
 a ação psicológica.
 a ação afetiva.
 a ação tradicional.
 a ação racional com relação a valor.
 a ação racional com relação aos fins.
A cozinha dos índios brasileiros era primitiva e rudimentar. Eles nos deixaram, no entanto, alguns pratos à base de milho, como a pamonha e a canjica; à base de mandioca (Manhiot utilíssima), como a farinha, o beiju, o mingau, a tapioca etc. (...) Extraído de RAMOS, A. Notas sobre a culinária negro brasileira.
In CÂMARA CASCUDO, L. Antologia da Alimentação no Brasil.
Rio de Janeiro: Livros Técnico e Científicos, 1977.p. 85. Em relação à primeira frase desta descrição feita por Ramos sobre a cozinha dos índios qual conceito se aplica? Defina este conceito e justifique sua resposta.
R: Etnocentrismo. Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo
O conceito de ação social criado por Weber permite compreender e classificar a motivação dos indivíduos para reproduzir ou criar determinados padrões de comportamento. Assim, classifique de forma justificada, interpretando as situações descritas abaixo a partir dos tipos ideais de ação social: "A Coca Cola só tirou proveito do mercado espanhol quando reduziu o tamanho de suas garrafas, ajustando-as às geladeiras existentes no país; uma campanha publicitária rodada na Alemanha, com ídolos de basquete americano, teve pouco apelo, pois os esportistas não eram tão admirados pelo europeus". (ORTIZ, Renato, 2000, p.170)
No texto verifica-se, no primeiro caso, uma ação racional em relação a fins, baseada em objetivos bem planejados visando à consecução de um fim. No segundo caso, uma ação afetiva, que levou os agentes a rejeitarem a campanha feita por quem não se nutria afeição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais