Buscar

Brás Baltazar Silveira Governador de Minas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

D. Brás Baltasar da Silveira
Nasceu em 3 de fevereiro de 1674 em Viseu – cidade localizada na região centro-norte de Portugal, filho de D. Brás, D. Luís Baltasar da Silveira e D.ª Luísa Bernarda de Lima, que tinham grande importância pelos serviços que prestaram a realeza.
Com pouco mais de 20 anos entra para o exercito real tendo grande destaque.
Serviu no Terço da Armada Real , onde foi capitão de infantaria, sua carreira no exercito real fora longínqua, no inicio do século XVII já tinha embarcado em mais de onze armadas e missões percorridas pelo reino.
Tinha grande destaque pela sua lealdade e suas estratégias .
Fora mestre de campo na província da Beira (comarca de Portugal)
Em 1707 é nomeado comandante da primeira linha da infantaria portuguesa na batalha de Almanza.
Em 1711 já era responsável por um exercito de mais de 3.000 homens, tendo seus serviços requisitados sempre em confiança Real.
Brás Baltazar Silveira era um homem bem nascido, de capacidade e de grande distinção militar, e por isso sua escolha para se tornar Governador das Minas e São Paulo não teve grandes entraves. 
Seu governo teve grandes destaques no território das Minas, mas entre eles se destacaram 3.
1º normalização institucional da vida dos povos das Gerais, e para tal são fundadas novas vilas:
 - São João D’el Rei (1713)
 - Vila Nova da Rainha (1714) / atual Caeté
 - Vila do Príncipe, no Serro frio (1747)
 - Pitangui (1715)
2º manutenção das ordens tributarias.
 - no inicio dos anos de 1714, tentou-se fazer a reforma do sistema de tributação do ouro, se passasse a observar a obrigação do pagamento de quintos sobre o total extraído.
procurou arrecadar as 30 arrobas anuais que seu antecessor tinha ajustado com as câmaras das vilas já criadas, mas D. João V, em carta de 12 de Novembro de 1714, reprovou este ajuste pela “desigualdade que haveria de se fintar em mais quem devia pagar menos” 1.
 A cobrança continuou nos moldes acordados, sem que o desacordo do rei tivesse qualquer efeito local, apesar de uma segunda carta régia desse mesmo ano de 1714 aventar já a ideia de se proceder a um cálculo do número de negros que trabalhavam nas minas a fim de se cobrar para a Coroa a quantia que se ajustasse por cada negro.
Esse tipo de tributação acaba por favorecer os grandes produtores em prejuízo dos menores.
Por mais que houvessem revoltosos e desgostosos sobre esse novo modelo de tributação, Brás Baltasar conseguiu que seu sistema de finta tivesse êxito.
3º Reconhecimento de uma nobreza da terra
 - Ao reconhecer esse grupo de maior aquisição como nobres da terra, seu governo acaba ganhando apoio destas pessoas e por consequência o dá liberdade para criação de títulos como: "governador de distrito" e de "mestre-de-campo general“
Ao final no seu governo ele Regressou a Portugal a 21 de julho de 1718. A partir de então foi nomeado Governador das Armas e Mestre- de- Campo General da província da Beira(1720) e governador da Fortaleza do Outão da Barra, em Setúbal.
Família 
D. Brás Balthazar da Silveira foi casado 3 vezes. 
O primeiro casamento foi com D. Maria Antônia de melo, natural de São Paulo e teve 3 filhos: 
D.José(nascido em MG e falecido em tenra idade), 
uma menina(?) nascida em Lisboa que morreu freira) 
D. Luís Thomé da Silveira.
Casou pela segunda vez com D. Joana Inês Vicência de Menezes em 18 de outubro de 1719. Deste casamento nasceram:
1) D.Leonor da Silveira, faleceu criança;
2) D. Luiza Francisca Antônia da Silveira , que foi casada com D.Nuno Álvares Gaspar de Távora e Lorena (1º casamento dele, onde nasceu Brás José Balthazar da Piedade da Silveira)
3) D.Maria Inácia da Silveira, casada com D.Nuno Álvares Gaspar de Távora e Lorena (2º casamento dele e daí nasce D. Bernardo José Maria de Lorena e Silveira, 1º Capitão-General e Governador de São Paulo).
Brás Balthazar da Silveira casa-se pela terceira vez com D. Maria Caetana de Távora, filha de Tristão da Cunha Ataíde, 1º conde de Povolide e sua mulher D. Arcângela Maria de Távora. Desse casamento todos os filhos faleceram em tenra idade.
Em 7 de agosto de 1751 aos 77 anos Brás Baltazar vem a falecer.
Bibliografia 
Corrupção e poder no Brasil: Uma história, séculos XVI a XVIII
Por Adriana Romeiro
Lobo De Mesquita
Por Paulo Roberto Candido Dos Santos
https://geneall.net/pt/forum/157954/familia-da-silveira/#a269008; acesso em 10 de novembro de 2017

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais