Buscar

Quando o Orçamento Público foi criado e começou a ser difundido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

. Quando o Orçamento Público foi criado e começou a ser difundido, a preocupação central era com o controle do montante e receitas arrecadadas e de gastos realizados pelo governo.
. Naquele contexto, desenvolveu-se o que hoje chamamos de ORÇAMENTO TRADICIONAL, conhecido como LEI DE MEIOS, que estipulava tetos orçamentais para cada unidade administrativa do governo e detalhava os objetivos de gastos (pessoal, equipamentos, etc.)
. Via-se o orçamento como um processo contábil, com foco no CONTROLE.
. No início do século XX e particularmente após o advento da crise econômica de 1930 (pior crise do capitalismo moderno) o Estado passou a ter um papel importante a desempenhar na promoção do desenvolvimento econômico, devendo adotar políticas fiscais ativas (gastos públicos para gerar empregos e renda) e políticas regulatórias para disciplinar o funcionamento do mercado. Nesse novo cenário, o Orçamento Público passava a ser instrumento não apenas de CONTROLE, mas também de EXECUÇÃO DA POLÍTICA FISCAL.
. O Orçamento precisava detalhar com maior apuro a natureza econômica dos gastos, seus objetivos e metas e suas fontes de financiamento. Surge nova classificação econômica e funcional das despesas, bem como a estrutura orçamentária por programas e projetos, que aproximava orçamento e planejamento.
. O novo modelo, conhecido como ORÇAMENTO POR PROGRAMAS, representou um importante passo no aprimoramento da programação de gastos, por permitir a explicitação de custos e produtos e a discussão da relação custo/benefício das alternativas de ação.
. A partir da década de 1970 (crises econômicas, excessivo endividamento governamental, dificuldade de elevação da carga tributária), passa-se a reconhecer que, ao contrário de se aumentar os gastos, o governo precisa gastar melhor.
. Ganha destaque a ideia de que o orçamento por programas precisa ser aperfeiçoado rumo a um ORÇAMENTO POR RESULTADOS OU ORÇAMENTO DE DESEMPENHO.
LEMBRE-SE...
. Há três princípios que norteiam a busca de aprimoramento do processo orçamentário e das estruturas de gestão das políticas públicas hoje:
. 1) Eficiência da máquina governamental.
. 2) Efetividade das políticas públicas.
. 3) Qualidade do gasto.
LEMBRE-SE...
. É no PPA que se define as estratégias, diretrizes e metas do governo para médio prazo. Não se trata apenas de propor ações a serem implementadas em dado período.
. É no PPA onde estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras elas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
. É na LDO que são tratados sobre metas fiscais relativas e receitas, despesas, resultado nominal e primário e montante da dívida pública; as regras para contratação de pessoal e aumento de remuneração.
. É na LDO que são contidas as alterações da lei orçamentária ao longo do ano; as alterações na legislação tributária, inclusive quanto a regras para a concessão de incentivos ou benefícios tributários.
. É na LDO que são definidas a políticas de aplicação da agências financeiras oficiais de fomento; a execução de obras com indícios de irregularidades graves; as transferências de recursos a outros entes; e a avaliação, controle e transparência das contas públicas.
. É na LDO que se define as regras para elaboração e execução do orçamento, as prioridades na aplicação dos recursos; os limites de gastos.
. É na LOA onde são apresentadas a programação de gastos separada em três demonstrativos distintos, também chamados de “orçamento” (embora o orçamento seja único): Orçamento Fiscal; Orçamento da Seguridade Social; e Orçamento de Investimento das Empresas Estatais. 
Lembre-se: PPA planeja; LDO Prioriza; LOA quantifica e aloca recursos.
O QUE DIZ A CONTISTUIÇÃO FEDERAL SOBRE O PPA
. A Constituição federal de 1988, artigo 165 – leis de iniciativa do Poder Executivo -, §1º sobre o PPA:
. A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e de outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. (BRASIL, 1988).
Existe diferença entre OBJETIVO e META???
. Objetivo e meta são diferentes entre sim.
. Objetivo é a descrição daquilo que se pretende alcançar.
. Meta é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado.
Execução do PPA
. Os programas do PPA são detalhados e executado, ano a no, por meio da LOA.
. Apenas programas presentes (previstos, contemplados) no PPA podem ser incluídos na LOA.
. É pelo acompanhamento da elaboração e execução da LOA que podemos verificar se o PPA está sendo cumprido de forma satisfatória.
Vamos exercitar... 
. Com relação ao Plano Plurianual (PPA) – Marque V ou F
(F) – Possui vigência de 4 anos, com início a partir do primeiro ano de mandato do gestor eleito. (A partir do SEGUNDO ANO)
(V) – Possui prazo para envio ao Legislativo, ou seja, deve ser encaminhado até 31 de agosto e aprovado até o encerramento da sessão legislativa do Congresso Nacional. 
(F) – O seu conteúdo estabelece metas e prioridades a serem comtempladas no Orçamento. (Trata-se da LDO)
(F) – Não precisa estar integrado ao orçamento. (Precisa sim, aliás, a Lei Orçamentária anual é que possibilita a execução do PPA.)
. Com relação à Lei de Diretrizes Orçamentarias, analise as alternativas> Marque V ou F
(V) – Orienta a elaboração do orçamento, dispõe sobre as alterações na legislação tributária.
(F) – Seu conteúdo são as diretrizes, objetivos e metas regionalizadas para despesa de capital e para relativas aos programas de duração continuada. (Esse conteúdo pertence ao PPA)
(V) – Deve ser enviada ao Legislativo até o dia 15 de abril, para aprovação até o encerramento da 1º sessão Legislativa do Congresso Nacional.
(F) – Possui vigência de 4 anos, assim como o PPA. (Vigência Anual)
Finalidade original da LDO:
. A Constituição federal, Artigo 165 § 2º ressalta que:
. A lei de Diretrizes Orçamentarias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para exercícios financeiro subsequência, orientará a elaboração da Lei Orçamentária Anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento (BRASIL 1988).
Que outras atribuições trouxe a LRF para a LDO:
. A Lei de Responsabilidade Fiscal trouxe, também, atribuições à LDO:
. Dispor sobre metas ficais (economia que o governo promete fazer para impedir que a dívida pública cresça) e riscos ficais (possibilidade da decorrência de eventos que venham a impactar negativamente as contas públicas), programação financeira, licitação de empenho e movimentação financeira (contingenciamento) e transferências de recursos a entidades públicas e privadas, entre outras.
. E ainda, na falta de uma lei geral de finanças públicas, a LDO tem assumido a função de definir a estrutura do orçamento, dispor sobre as classificações orçamentárias e tratar de diversos outros assuntos relativos à elaboração e execução do orçamento.

Outros materiais