Buscar

Psicologia da Saúde: Definição e Contextualização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 1: A Psicologia da Saúde: definição e contextualização
Objetivos:
1- Entender o conceito de Psicologia da Saúde;
2- Conhecer o desenvolvimento histórico da Psicologia da Saúde;
3- Identificar algumas áreas de atuação da Psicologia associadas à Psicologia da Saúde;
4- Refletir sobre a importância da visão global na área de saúde, compreendendo aspectos biológicos, psicológicos e sociais;
5- Identificar fatores importantes da formação do psicólogo que atua na área de saúde.
Introdução:
O estudo da Psicologia é dividido em várias áreas, cada uma indicando um campo conceitual e uma área de aplicação específica. Psicólogos especializam-se, de acordo com o objeto de estudo, e atuam na saúde, na pesquisa social, no contexto hospitalar, na área jurídica, na clínica, entre outras.
 Antes de estudarmos os diversos desdobramentos de um dos campos da Psicologia, é fundamental compreender seus fundamentos. Nesse sentido, começamos a abordagem da Psicologia da Saúde explicando o significado deste termo, abordando seu desenvolvimento histórico e demarcando esta área de atuação em relação a outras que são relacionadas a ela.
O que é psicologia da saúde?
A Psicologia da Saúde tem por objetivo a promoção e manutenção da saúde e a prevenção da doença. Trata-se de um campo multidisciplinar interligado a outras áreas da Psicologia, tais como: Psicologia Comunitária, Clínica e Hospitalar.
 Ao mesmo tempo em que ressaltamos esta interseção, afirmamos a necessidade de diferenciar a Psicologia da Saúde e caracterizar seu campo de atuação, que abrange toda a reflexão e atuação nos diversos setores da saúde. 
 Nesse sentido, o psicólogo que atua no contexto hospitalar, por exemplo, está atuando na área da saúde. Mas a Psicologia da Saúde não se restringe à Psicologia aplicada a este contexto. A Psicologia Preventiva Comunitária, o atendimento a doentes terminais, o acompanhamento de pacientes com distúrbios alimentares são exercícios diferentes que também estão inseridos no objeto do nosso estudo.
Atuação do psicólogo:
Conheça agora como que alguns teóricos abordam a atuação do psicólogo na área da saúde. 
Para Matarazzo, a Psicologia da Saúde agrega conhecimentos que permitem ao psicólogo atuar:
“Na promoção e na manutenção da saúde, na prevenção e no tratamento da doença, na identificação da etiologia e no diagnóstico relacionados à saúde, à doença e às disfunções, bem como no aperfeiçoamento do sistema de política da saúde” (MATARAZZO apud ANGERAMI, 2002, p.13).
Angerami ressalta que as noções de saúde e doença englobam uma complexa interação entre aspectos físicos, psicológicos, sociais e ambientais. É fundamental que as diversas abordagens dentro do campo da saúde possam se harmonizar “no sentido de promoverem uma compreensão que não deixe de fora nenhum dos aspectos desse processo” (ANGERAMI, 2002, p.12).
A atuação do psicólogo no campo da saúde é, desta forma, orientada para uma prática multidisciplinar. Para isso, é importante assinalar que a formação do psicólogo deve contemplar conhecimentos que englobem as bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde e da doença.
Breve histórico da Psicologia da Saúde 
A Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPSA) foi fundada em 2006. É uma associação com propósitos científicos e educacionais, que, além de incentivar a pesquisa, visa “facilitar a troca de informação, conhecimento e experiência entre seus membros, estimulando iniciativas que viabilizem redes de apoio mútuo” (ABPSA, 2012).
Percebemos que é recente a preocupação em formalizar, dentro da Psicologia, um campo específico para estudos e intervenção no setor da saúde. Talvez por isso ainda haja certa dificuldade de definir estritamente o campo da Psicologia da Saúde, sem confundi-lo com outros afins.
Apesar de recente do ponto de vista formal, o crescimento dessa área, no Brasil, é expressivo. Nos últimos vinte anos, aproximadamente, o setor de saúde pública foi o que mais absorveu psicólogos. Entretanto, a produção científica ainda é insuficiente, o que torna ainda mais instigante a pesquisa, ressaltando a importância de investigar e definir cuidadosamente os conceitos e práticas relativos à Psicologia da Saúde.
Psicologia da Saúde e sua relação com a Psicologia Hospitalar e a Psicologia Comunitária
Vimos até aqui que atuar no campo da Psicologia da Saúde demanda uma visão multidisciplinar, que implica a intercessão entre diferentes abordagens sobre os fenômenos da saúde. Mas, além de estar preparado para atuar em uma equipe interdisciplinar, é importante que o psicólogo conheça outros campos da Psicologia que fazem interface com a Psicologia da Saúde. 
Nesse sentido, a seguir, faremos uma breve apresentação de duas que balizam a Psicologia da Saúde: a Psicologia Hospitalar e a Psicologia Comunitária. Essas duas áreas cresceram muito nos últimos anos, recebendo destaque na pesquisa teórica e social (de levantamento).
A formação do psicólogo para a atuação na área de saúde
Para finalizar essa exposição introdutória sobre a Psicologia da Saúde, vamos ressaltar alguns aspectos importantes da formação do psicólogo para a atuação na área de saúde. Uma das preocupações do psicólogo da saúde é compreender como intervir levando em conta as demandas individuais, o sistema de saúde e os aspectos sociais.
 
É comum o pensamento de que o psicólogo clínico, que pretende atender em consultório particular, não precisa compreender o funcionamento do sistema público de saúde no qual está inserida a sua prática. Entretanto, no contexto brasileiro contemporâneo, poucos são os psicólogos que trabalham apenas dentro dos consultórios. E, mesmo para os têm apenas essa prática, é fundamental o conhecimento mais amplo da carreira que escolheu.
A formação do psicólogo, mais especificamente do psicólogo que pretende atuar na área da saúde, deve contemplar conhecimentos de bases biológicas, sociais e psicológicas da saúde (ARRUDA, 2003).
 
Neste sentido, é importante:
 
• Estudo das bases orgânicas do comportamento;
• Ter uma boa noção de Psicologia Social e trabalho com grupos;
• Conhecimento da realidade brasileira;
• Entender sobre a política de saúde pública.
De fato, se a Psicologia da Saúde está inserida numa abordagem multidisciplinar da saúde e da doença, é fundamental que o psicólogo tenha conhecimentos básicos das áreas com as quais vai dialogar.
A criação do SUS e a atuação dos psicólogos
Quanto ao conhecimento do funcionamento e regulamentação da saúde pública, ressaltamos que a criação do Sistema Único de Saúde  (SUS) fez nascer um panorama diversificado para a atuação dos psicólogos, a partir da política dos níveis de atenção e da organização, acolhimento e classificação de risco. 
Para a inserção nesse contexto, que se afirma cada vez mais como mercado de trabalho para o psicólogo, é importante conhecer sua proposta, limites e facilidades proporcionados ao saber psicológico.

Outros materiais