Cap 76
3 pág.

Cap 76


DisciplinaFisiologia II596 materiais15.675 seguidores
Pré-visualização2 páginas
de combinação de efeitos influenciados pelos hormônios da hipófise anterior. 
Regulação da Secreção do Hormônio Tireoidiano
Para manter níveis normais, uma quantidade precisa do hormônio deve ser secretada. Assim, mecanismos específicos do hipotálamo e hipófise anterior controlam a taxa de secreção tireoidiana.
TSH (tireotropina \u2013 hipófise anterior)
Aumenta a secreção de T3 e T4:
Aumento da proteólise da tireoglobulina, liberando os hormônios no sangue (efeito precoce \u2013 30min)
Aumento da atividade da bomba de iodeto, aumentando a taxa de captação de iodo
Aumento da iodização da tirosina, formando os hormônios
Aumento do tamanho e atividade secretória das células tireoidianas
Aumento do número de células tireoidianas, transformação das células cubóides em colunares e grande pregueamento do epitélio. 
O TSH ativa o sistema celular do segundo mensageiro: se liga a receptores na superfície da membrana basal, ativa adenilil ciclase, aumenta a formação de AMPc, que atua ativando a proteína quinase. Ela provoca fosforilações múltiplas, resultando no aumento imediato na secreção de hormônios e no crescimento prolongado do tecido gld.
Secreção do TSH pela hipófise é regulada pelo Hipotálamo
A secreção de TSH é controlada pelo hormônio liberador de tireotropina (TRH), secretado por terminações nervosas na eminência mediana do hipotálamo e transportado para hipófise anterior pelo sangue porta hipotálamo-hipofisário. O mecanismo molecular consiste na ligação do TRH com receptores específicos na membrana das células hipofisárias, ativando sistema de segundo mensageiro da fosfolipase. Produz-se muita fosfolipase C e, seguida por cascata de outros 2º msg (incluindo Ca e diacilglicerol), provocam liberação de TSH. 
A exposição ao frio provoca excitação dos centros hipotalâmicos de controle da temperatura corporal, \u2191 liberação de TSH. As reações emocionais também afetam a secreção. Agitação e ansiedade \u2193secreção. 
Efeito de Feedback do Hormônio tireoidiano, reduzindo a secreção de TSH
O hormônio tireoidiano tem efeito direto sobre a hipófise, já que sua elevação reduz a secreção de TSH por feedback negativo, mantendo uma concetração constante.
Substâncias antitireoidianas
Íons ticianato
Também é bombeado pela bomba de iodeto, como os íons perclorato e nitrato. Qualquer um em [alta] pode provocar inibiação competitiva do transporte de iodeto. Não impede a formação da tireoglobulina, mas impede de ser iodada, não formando os hormônios. A maior secreção de TSH forma o bócio. 
Propiltiouracil
Impede a formação do hormônio por bloquear a enzima peroxidase para iodação da tirosina, além de bloquear a conjugação das tirosinas para formar T3 e T4. Não impede formação da tireoglobulina e forma bócio. 
Iodetos orgânicos
Uma alta [iodeto no sangue] diminui a taca de captação do iodeto, diminuindo a iodização da tirosina. Além disso, paralisa a endocitose normal do colóide pelas células glandulares, interrompendo a secreção. Reduz ligeiramente o tamanho da tireóide e principalmente sua irrigação sanguínea. Administrado antes de cirurgias.