Buscar

2 Avaliando Aprendizado ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURA PORTUÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201608972423)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No processo de atracação de navios no cais há um sistema que impede que o navio se choque contra a parede do cais causando danos ao casco. Assinale a alternativa correta sobre acerca desse sistema.
	
	Guias-corrente que é um tipo especial de corrente de aço cuja finalidade é manter o navio preso ao cais.
	 
	Defensas que são estruturas fixas ou pneumáticas geralmente feitas de borracha cuja finalidade é amortecer o movimento dos navios durante o período que está acostado.
	
	Molhe que é uma construção hidráulica cuja finalidade é proteger o navio contra a violência das ondas que arrebentam no cais.
	
	Dolfins que são estrutura de madeira presa ao cais cuja finalidade é manter a estabilidade do navio para a realização da estiva.
	
	Armaduras de concreto (Breakwater) como os tetrápodes, dolos e tribar cuja finalidade é proteger o navio enquanto processa o carregamento e descarregamento.
	
	 2a Questão (Ref.: 201608298846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entidade integrante da Administração Federal indireta, submetida ao regime autárquico especial, caracterizada por independência administrativa, autonomia funcional e mandato fixo de seus dirigentes, vinculada ao Ministério dos Transportes, criada para, dentre outras atribuições, estabelecer normas e padrões a serem observados pelas autoridades portuárias:
	
	
	ANVISA
	
	OGMO
	
	DNIT
	
	CAP
	 
	ANTAQ
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608944239)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Por muitas vezes e em virtude de diversas situações, as instalações portuárias sofrem influências que dependem da intensidade do vento; da distância viajada por sobre a superfície da água; e da duração do vento. Estamos falando sobre fatores que determinam ?
	
	
	marés
	
	ventos
	 
	ondas
	
	canais de acesso
	
	correntes marinhas
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608419820)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ACESSO MARÍTIMO A UM PORTO TEM A FINALIDADE DE FORNECER ÀS EMBARCAÇÕES QUE O FREQUENTAM CONDIÇÕES SEGURAS DE NAVEGAÇÃO, MANOBRA E ATRACAÇÃO/DESATRACAÇÃO. NA NAVEGAÇÃO DE CHEGADA/PARTIDA A UM PORTO, AS EMBARCAÇÕES USUALMENTE SÃO OBRIGADAS A NAVEGAR EM UMA ROTA PRÉ-ESTABELECIDA, QUE RECEBE A DENOMINAÇÃO DE:
	
	
	BACIA DE EVOLUÇÃO
	 
	CANAL DE ACESSO
	
	ÁREA DE FUNDEIO
	
	BALIZAMENTO
	
	FAIXA DE ATRACAÇÃO
	
	 5a Questão (Ref.: 201608972422)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No arranjo geral dos portos, normalmente se podem distinguir três partes componentes: o canal de acesso, o anteporto e o porto propriamente dito, com sua bacia de evolução e instalações de acostagem. O canal de acesso liga as profundidades existentes em alto mar às profundidades dos berços de atracação dos portos, permitindo a entrada dos navios nas instalações aquaviárias dos portos. O anteporto é área marítima onde os navios fundeiam quando entram no porto, aguardando a permissão para atracação. O porto é onde se encontram as instalações de acostagem dos navios, próximo às quais se estende a bacia de evolução das embarcações que atracam no porto. Essa última área serve às manobras dos navios na atracação e desatracação. Considerando as informações acima, tem-se como correta a afirmação:
	
	 
	Instalações de acostagem são estruturalmente dimensionadas, considerando-se a velocidade de atracação de navios em condições de carregamento máximo.
	
	A dimensão ótima de uma bacia de evolução consiste numa área circular cujo diâmetro é igual ao comprimento da embarcação-tipo.
	
	O cálculo das dimensões da largura de fundo do canal de acesso é função do calado da embarcação tipo e dos tipos de cargas transportadas.
	
	Para trafegar no canal de acesso e nas bacias e atracar no cais, o navio conta com o trabalho do prático, que é um membro da tripulação especializado nesse tipo de manobra.
	
	O regime de ventos não é considerado na definição da orientação ideal para canais de acesso portuário.

Outros materiais