Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO III DIREITO ADMINISTRATIVO I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402214971)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em uma licitação na modalidade pregão, na forma eletrônica, o pregoeiro um dia antes da abertura constatou um vício no edital. A alteração necessária implicou alteração na formulação das propostas. Diante das circunstâncias, a autoridade superior recomendou-lhe que republicasse a licitação da mesma forma que a publicação original. A recomendação da autoridade superior se deu para que houvesse a observância do princípio da:
	
	
	moralidade.
	
	imprevisão.
	 
	vinculação ao instrumento convocatório.
	
	economicidade.
	
	proporcionalidade.
	
	
	�
	 2a Questão (Ref.: 201402210101)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ainda em relação aos princípios da licitação pública, assinale a opção correta.
	
	
	O princípio da impessoalidade impõe que os atos e termos da licitação sejam efetivamente expostos ao conhecimento de qualquer interessado.
	
	O princípio da legalidade almeja impedir que a licitação seja decidida sob o influxo do subjetivismo, de sentimentos, impressões ou propósitos pessoais dos membros da comissão julgadora.
	
	O princípio da adjudicação compulsória ao vencedor permite que a administração, concluído o procedimento licitatório, atribua seu objeto a outrem que não o legítimo vencedor.
	 
	Em virtude do princípio da vinculação ao instrumento convocatório, a lei veda à administração o descumprimento das normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.
	
	O princípio da moralidade implica o dever não apenas de tratar isonomicamente todos os que participarem do certame, mas também o de garantir oportunidade de disputá-lo a quaisquer interessados.
	
	
	�
	 3a Questão (Ref.: 201402104470)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(OAB/CESPE) - Com base nas modalidades de licitação previstas na Lei n 8.666/1995, julgue os itens abaixo.
 I - Leilão a modalidade de licitação realizada entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados. Não é cabível, entretanto, para bens semoventes e bens imóveis.
 II - Concorrência é modalidade de licitação que permite a participação de interessados que, na fase inicial de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para a execução de seu objeto.
III - Convite é a modalidade de licitação entre, no mínimo, três interessados do ramo, escolhidos e convidados pela unidade administrativa, e da qual podem participar também aqueles que, mesmo não estando cadastrados, manifestem seu o seu interesse com antecedência de até 48 horas da apresentação das proposta.
IV - Tomada de preços é a modalidade de licitação realizada entre interessados devidamente cadastrados ou que preencham os requisitos para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação. Estão certos apenas os itens
	
	
	I e III
	
	I e II.
	
	III e IV
	 
	II e IV.
	
	
	�
	 4a Questão (Ref.: 201402214944)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao ato administrativo, assinale a alternativa correta:
	
	
	O ato administrativo composto é aquele que se forma pela conjugação de vontades de mais de um órgão administrativo.
	 
	O ato discricionário, quando motivado, fica vinculado ao motivo que lhe serviu de suporte, com o que, se verificado ser o mesmo falso ou inexistente, deixa de subsistir.
	
	A administração pública, para anular ato próprio, em razão da constatação de ilegalidade, deverá necessariamente buscar o provimento jurisdicional nesse sentido.
	
	O ato administrativo discricionário é aquele que possibilita ao agente público competente posicionar-se, livre e incondicionalmente, sobre determinada questão.
	
	O ato praticado pelo "agente de fato" é sempre nulo, independentemente da aparência de legalidade.
	
	
	�
	 5a Questão (Ref.: 201402215024)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Conforme disposto no Estatuto de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/1993), o contrato de prestação de serviços, celebrado com dispensa de licitação fundada em situação emergencial (art. 24, inciso IV), observará os seguintes limites de vigência:
	
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, não podendo ultrapassar 120 (cento e vinte) dias consecutivos, improrrogáveis;
	 
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, observada a vigência máxima do contrato de 180 (cento e oitenta) dias, improrrogável.
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, não podendo ultrapassar 45 (quarenta e cinco) dias consecutivos;
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, em, contudo, limite temporal máximo, desde que caracterizada a permanência da situação emergencial;
	
	duração do contrato somente pelo período necessário ao afastamento da urgência, por até 45 (quarenta e cinco) dias consecutivos, prorrogável apenas uma vez, por igual período;

Outros materiais