Buscar

responsabilidade social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

A responsabilidade social retribui de alguma forma, algo alcançado ou permitido, trazendo perante a sociedade modificações de hábitos e costumes.As empresas tem por ética pessoal o compromisso de contribuir para com a sociedade, que vai além do cumprimento de interesses dos proprietários vai além da caridade pessoal. Não existe um novo conceito para comunidade pois é mais que um compromisso, tem por traz de tudo o senso ético e pessoal pois ele e intransferivel e tem que um grande interesse de dentro pra fora para que haja resultados.
Foi os filosofos Heidegger e Has Jonas, que encontrou a forma de unir a responsabilidade da ética e social. Ao longo do periodo de 1984 foi crida a obra '' O principio da responsabilidade ''. Onde alguns anos depois foi criado uma discussão ética sobre a responsabilidade social que se tornaria uma grande influência e um grande avanço na sociedade, modificando comportamentos, fazendo que todos se questiona-se e pensem no futuro da proxima geração.
Em um periodo historico da década de 80, foi desenvolvido e praticado pela sociedade o ato de responsabilidade social por parte das empresas: de doações e ajudas eventuais a entidade social e filantropicas. Onde se envolveu conjuntos de instituições de profissionais para atender as necessidades, atingindo objetivos e metas perante a sociedade, tornando consciente que não há relação com a contribuição de caridade e para com a humanidade e sim uma concientização sobre a vontade e instintos básicos da natureza humana, tornando um compromisso para com a sociedade de uma forma ética e responsavel.
Em alguns parametros da ética podemos citar os seis principios que norteiam o comportamento das organizações dentro da responsabildade social:
DIGNIDADE DA PESSOA
É o momento em que a pessoa concretiza seus direitos de vida, denominados fundamentais, responsaveis pelo respeito e a qualidade de vida, onde na empresa seja uma necessidade pessoal em que se desenvolve suas capacidades e que passa a ser respeitado por sua inteligência ao cumprir suas metas sem deixar danos.
DIREITO DE PROPRIEDADE
É a responsabilidade e o dever de deixar que as pessoas façam tudo com bastante responsabilidade, para que haja o crescimento do mesmo juntamente com a empresa.
PRIMAZIA DO TRABALHO
É a realização de se destacar com dignidade, não somente para os olhos da empresa, mas também para os de fora vejam a própria pessoa em crescimento e desenvolvimento e econsequência disto o bem comum de todos.
PRIMAZIA DO BEM COMUM
São destacados todos os seis principios , ela pode ser alcançada nas empresas não somente pelo individualismo mas sim grupal, onde exige a colaboração de um todo onde envolve as condições para com a sociedade e o desenvolvimento integro e social.
SOLIDARIEDADE
Ela é um traço humano, onde é ser solidario, ter compaixão envolve pessoas desde a sociedade, familia e empresas, e por meio destas a empresa criaria um grande lucro e promove a união de todos integrantes da sociedade.
SUBSIDIARIEDADE
Tem a tendência de ativar a participação de grupos na sociedade e nas empresas onde se destaca ajudar e ser ajudado quando for necessario, nunca sem a necessidade da mesma, onde é necessario para que a empresa continue de pé e eficiente, com pessoas honestas e com principios éticos.
Estes seis principios éticos sociais tem a responsabilidade dos chamados valores perante o comportamento da empresa. Estabelecendo a ética ao tomar decisões.
A Ética Social é uma caracteristica inseparavél por natureza a toda ação humana e, por este motivo é um elemento essencial da realidade social. Todo ser humano possui uma consciência ética, que define moral, que está a todo momento avaliando e julgando suas proprias ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas.Embora esteja relacionada com a opção e ao desejo, mantendo com as outras relações justas e aceitavéis e cujo alcance se traduz numa existência plena e feliz.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes