A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Pré-visualização | Página 1 de 10

AULA 1
EXERCICIOS
	
	 1a Questão (Ref.: 201403218038)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Não há uma forma única, nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. O ensino escolar não é sua única prática e o professor profissional não é seu único praticante. (BRANDÃO, C. R. O que é educação. 33. ed. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 9.) A afirmativa de Brandão reproduzida acima propõe uma nova dimensão educativa, pois
		
	  propõe uma educação aberta, diversificada, participativa e que acontece em múltiplos espaços, entre os quais se inclui a escola.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403138329)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Do ponto de vista da atuação do PEDAGOGOo, surge em uma sociedade pedagógica um leque de oportunidades..... Nas organizações, destacamos duas áreas de atuação por estarem cada vez mais se estruturando e avançando nos dias atuais são elas:
I - Recursos Humanos: Organiza-se por meio de diretorias, superintendências, departamentos de RH, ou de gestão de pessoas, desenvolvimento de pessoas ou ainda de talentos. Área Sócio-Ambiental - É estruturada através de diretorias, superintendências e departamentos de responsabilidade social e/ou de meio ambiente, ou de engenharia ambiental, entre outros.
III - Recursos Humanos: Contribuir para que a organização obtenha vantagens competitivas por meio das pessoas e com as pessoas Área Sócio-Ambiental - Desenvolver os programas educativos necessários à população para que esta possa desenvolver as atividades produtivas e Elaboração de programas para formação de líderes comunitários
IV - Recursos Humanos: Treinamento e desenvolvimento, qualidade de vida no trabalho, avaliação de desempenho, cargos, monitoramento Área Sócio-Ambiental - Elaboração de material didático adaptado às diferentes comunidades, formação de formadores/instrutores e seleção de organizações.
		
	  As questões I, III e IV estão corretas
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402734010)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	"A maioria das ciências é vista como processo de teoria que após muitos estudos leva a experimentação na prática, já a Pedagogia apresenta um processo de investigação que necessita da prática para melhorar e impulsionar novos direcionamentos e melhorar gradativamente a práxis de um modo geral. A prática educativa é um fato social, cuja origem está ligada ao desenvolvimento da humanidade. A compreensão do fenômeno educativo fez surgir um saber específico associado ao termo Pedagogia. A indissociabilidade entre prática educativa e epistemologia (teoria do conhecimento), elevou o saber pedagógico ao nível científico. Dessa forma, o pedagogo passa a ser, de fato e de direito, portador de uma função reflexiva, investigativa e, portanto, científica do processo educativo. Funções estas, que não podem ser delegadas a outro profissional, pois o seu campo de estudo possui uma identidade e uma problemática próprias".
 Leia os itens que seguem e dentre eles escolha aquele(s) que responde(m) a questão que segue, depois marque a opção correta.
A pedagogia se insere no conjunto das demais ciências da educação normal por:
I  Ser responsável por uma reflexão unificadora, global, dos problemas educativos.
II  Ter como objeto de investigação a educação como prática social.
III  Investigar a problemática educativa na sua totalidade e historicidade.
IV  Buscar elaborar uma diretriz orientadora para a ação educativa.
V  Ser uma ciência prática que parte da prática e a ela se dirige.
O item correto é:
		
	  I, II, III, IV e V
	
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402733987)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	A sociedade atual é eminentemente pedagógica, ao ponto de ser chamada de sociedade do conhecimento.(...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em fazer cabeças, não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo,(...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas;(...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço.(...)".
 Escolha dentre os itens abaixo apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas ao trabalhador atualmente
Mais capacidade de abstração.
Mais capacidade de atenção.
Mais atenção ao processo de escolha do trabalhador.
Mais flexibilidade no comportamento profissional.
 
		
	  I,II e IV
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403138004)
	 Fórum de Dúvidas (2)       Saiba  (0)
	
	Na conjuntua atual a sociedade é considerada como a do conhecimento.(...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em fazer cabeças, não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo,(...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas;(...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço.(...)".
Escolha dentre os itens abaixo apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas ao trabalhador atualmente
Mais capacidade de abstração.
Mais capacidade de atenção.
Mais atenção ao processo de escolha do trabalhador.
Mais flexibilidade no comportamento profissional.
 
		
	  I,II e IV
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402763281)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A pedagogia é um processo sustentado em que uma ou mais pessoas adquirem novas formas ou desenvolvem formas existentes de conduta, conhecimento, prática e critérios, destinadas a ser um provedor e avaliador apropriados, do ponto de vista ou do adquirente ou de alguma(s) outra(s) pessoa(s), ou de ambos. (BERNSTEIN, 1999a apud DANIELS, 2003, p.15). Esta concepção de Pedagogia: (Concurso para Pedagogo ¿ Universidade do Piauí-2011)
		
	 (B) afirma que os processos de desenvolvimento e aprendizagem devem levar em consideração questões cognitivas, afetivas e de criação de possibilidades.
	
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403137999)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Ao estudarmos aprendemos que a sociedade atual é eminentemente pedagógica, ao ponto de ser chamada de sociedade do conhecimento. (...). Está se acentuando o poder pedagógico dos meios de comunicação: TV, imprensa, escrita, rádio etc. (...). A mídia se especializa em "fazer cabeças", não apenas no campo econômico, político; especialmente no campo moral, vemos diariamente a veiculação de mensagens educativas, a disseminação de saberes e modos de agir através de programas, vinhetas e chamadas sobre educação ambiental, AIDS, drogas, saúde. Há práticas pedagógicas nos jornais, nas rádios, na produção de material informativo, (...) guias de turismo, mapas, vídeos, revistas; (...) nas empresas, há atividades de supervisão do trabalho, orientação de estagiários, formação profissional em serviço. (...).
Escolha dentre os itens abaixo, apenas aqueles que representam as novas habilidades exigidas do trabalhador atualmente.
 I. Mais capacidade de abstração.
II. Mais capacidade de atenção.
IV. Mais flexibilidade no comportamento profissional.
		
	 ( ) I, II e IV

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.