Buscar

Caso 8 tributario I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto 8
O Município de Angra dos Reis promulga lei em 30.05.2006, estabelecendo a incidência do ITBI sobre as embarcações alienadas no território municipal, já que esses bens são garantidos por hipoteca, o que demonstraria a natureza imobiliária das embarcações. Ester efetua alienação de uma embarcação para Moisés (ambos domiciliados naquele Município, mediante contrato lavrado em cartório no dia 30.05.2007. Firme na legislação municipal, a Fazenda Pública de Angra dos Reis efetua o lançamento de ofício do ITBI. Ester apresenta impugnação na via administrativa, pleiteando o seu direito de não pagar o tributo em tela. Examine o caso, em suas várias nuances, sob a ótica das normas do CTN sobre interpretação. 
Seguindo as orientações de aplicação conjugada aos vários métodos de interpretação podemos concluir pela não incidência do tributo. De forma geral, o direito trata as embarcações como bens móveis, o fato de eventualmente o direito civil dar às embarcações o mesmo tratamento dos bens imóveis constitui exceção e não altera a natureza do bem em si, para fazê-lo imóvel. Sendo assim tais embarcações não poderão sofrer incidência de tal tributo, tendo em vista que o mesmo incide apenas sobre bens imóveis e o direito tributário não pode alterar os conceitos dos institutos de direito civil.
OBS AO PRINCÍPIO DA ANTERIORIDADE: ONDE A LEI CRIADORA DA EXAÇÃO SÓ PODERÁ PRODUZIR EFEITOS APARTIR DO EXERCÍCIO POSTERIOR.
 
Questão objetiva 
 
(FAURGS-2015) No que se refere à legislação tributária, assinale a alternativa que contém afirmativa correta. 
A ( )Leis expressamente interpretativas não podem ser aplicadas a atos ou fatos pretéritos se 
contrariarem orientação favorável aos contribuintes já firmada pelos Tribunais Superiores.

Outros materiais