Buscar

Avaliação Parcial de Libras

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial de Libras
	
		1.
		A respeito dos sujeitos que dominam e usam a LIBRAS, são:
		Quest.: 1
	
		
	
	Poliglotas
	
	Linguistas
	
	Gesticuladores
	
	Disseminadores
	
	Sinalizantes
	
	
		2.
		A palavra abaixo, apresentada em alfabeto manual (LIBRAS), quando transcrita para o português escrito, lê-se:
		Quest.: 2
	
		
	
	Coça
	
	Caça
	
	Cuca
	
	Coca
	
	Caco
	
	
		3.
		Nas comunidades surdas é hábito apresentar-se não somente informando o nome, mas também com um SINAL PESSOAL. Conforme descrito na Informação Cultural do vídeo onde foram ensinados os sinais de Apresentação Pessoal, assinale a ÚNICA opção que explica esse hábito cultural:
		Quest.: 3
	
		
	
	Esse SINAL pode ser entendido como uma espécie de batismo dentro das comunidades surdas.
	
	Esse SINAL é o sinal de nascimento.
	
	Esse SINAL se refere aos semáforos que organizam o trânsito urbano.
	
	Esse SINAL assume a subjetividade cultural da pessoa ouvinte.
	
	Esse SINAL pode ser entendido como aspecto da cultura dos ouvintes.
	
	
		4.
		Segundo Quadros e Karnopp (2004), o parâmetro orientação é a direção para a qual a palma da mão aponta quando produzimos um sinal. Dito isto, assinale a alternativa em que a orientação dos vocábulos é mesma.
		Quest.: 4
	
		
	
	Ir / Vir
	
	Abrir / Fechar
	
	Subir / Descer
	
	Alto / Importante
	
	Gritar / Cair
	
	
		5.
		Sobre a garantia do direito à educação das pessoas surdas ou com deficiência auditiva, referenciada no Decreto nº 5.626/05, que regulamenta a Lei nº 10.436/02, é correto afirmar que:
		Quest.: 5
	
		
	
	As instituições de ensino de educação básica e superior devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, levando em consideração que alunos surdos e ouvintes devem compartilhar o mesmo espaço educacional.
	
	Os alunos surdos da educação básica não devem ficar juntos com os alunos ouvintes, nas aulas de língua portuguesa, porque a língua materna deles é a língua de sinais.
	
	As instituições de ensino de educação básica e superior devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, mas apenas quando eles estiverem em salas isoladas.
	
	As instituições de ensino de educação básica devem proporcionar aos alunos surdos os serviços de tradutor e intérprete de Libras, mas as instituições de ensino superior não têm esta obrigatoriedade.
	
	As instituições privadas não precisam implementar as medidas referidas neste decreto como meio de assegurar aos alunos surdos o acesso à educação.
	
	
		6.
		Em 1880, houve o congresso de Milão onde se instituiu a prática de ensino para a leitura labial, a que se denomina:
		Quest.: 6
	
		
	
	Pedagogia surda
	
	Interlíngua
	
	Bilinguismo
	
	Oralismo
	
	Comunicação Total
	
	
		7.
		No caso de alunos surdos que já dominam a LIBRAS e que estudam em escolas regulares, a presença do intérprete de LIBRAS garante a eles o direito à acessibilidade na comunicação através de sua própria língua. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde à atuação ética do intérprete de LIBRAS em sala de aula:
		Quest.: 7
	
		
	
	O intérprete de LIBRAS manterá a imparcialidade de sua profissão e deve desenvolver uma relação sadia com os surdos e o corpo docente.
	
	O intérprete de LIBRAS deve atender as demandas da sala de aula, seja a pedido do professor, seja a pedido dos alunos ouvintes e surdos, para que haja comunicação entre todos.
	
	Sua conduta ética deve orientar o intérprete de LIBRAS a sempre garantir o melhor processo de trocas discursivas (diálogos) entre professores e alunos surdos.
	
	O intérprete de LIBRAS permitirá que seu contato pessoal com os surdos, que é maior do que a do professor que não domina a LIBRAS, interfira em sua atuação na sala de aula e na escola, favorecendo-o sempre que for necessário.
	
	O intérprete de LIBRAS deve se conscientizar que ele não é o professor e em situações pedagógicas não poderá resolver as dúvidas dos alunos surdos, limitando-se às funções interpretativas.
	
	
		8.
		Segundo a aula 4, vimos três tipos de famílias de surdos. Assinale a única opção em que a aquisição da LIBRAS é natural e cujas relações internas são plenas, sob a perspectiva da interação linguística, e todos os membros da família compartilham das mesmas experiências visuais, culturais, etc.
		Quest.: 8
	
		
	
	Pais surdos e filhos surdos
	
	Pais ouvintes e filhos surdos
	
	Pais ouvintes e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos ouvintes
	
	Pais surdos e filhos cegos
	
	
		9.
		O argumento que sustenta a afirmação de que os surdos têm uma língua que estrutura-se a partir da ideia de:
		Quest.: 9
	
		
	
	Por serem minoria,os surdos precisavam inventar uma forma de comunicação particular.
	
	Como um ser dotado de capacidade linguística, o surdo, é capaz de decodificar logicamente o mundo a partir de esquemas físicos e mentais.
	
	A língua de sinais e a cultura surda são aspectos menos relevantes para a sociedade, o mais correto é a leitura labial como marca de identidade ouvintista.
	
	Sem uma língua de sinais os surdos não teriam nenhum tipo de identidade.
	
	A única cultura a qual os surdos têm acesso é a dita cultura surda.
	
	
		10.
		Para os autores Vetro e Cezário (2009, p. 141). A sociolinguística é uma área que estuda a língua em seu uso real, levando em consideração as relações entre a estrutura linguística e os aspectos sociais e culturais da produção linguística. Com base nesse conceito:
		Quest.: 10
	
		
	
	A LIBRAS como língua natural não é uma instituição social e pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS não é uma instituição social como as demais línguas são e, portanto, não pode ser estudada como sistema linguístico.
	
	A LIBRAS pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.
	
	A LIBRAS não faz parte dessa abordagem linguística, portanto, não pode ,sequer, ser estudada como uma estrutura linguística.
	
	A LIBRAS como língua natural é uma instituição social e, portanto, não pode ser estudada como uma estrutura autônoma, independente de contexto situacional, da cultura e da história das pessoas que a utilizam como meio de comunicação.

Outros materiais