Buscar

DIREITO PENAL I exercicio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO PENAL I - CCJ0007
Título
SEMANA 1
Descrição
1) Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas
no plano de aula e pelo seu professor.
Maria, funcionária de uma empresa de telecomunicações, uma semana após comunicar
seu empregador que estava grávida com o respectivo laudo é demitida por ordem direta
do dono da empresa, o Sr Ricardo. Considerando que Ricardo praticou um ilícito,
violando o art. 391-A da CLT (decreto lei 5.452/43) é possível afirmar que ele praticou
um crime, uma vez que será sancionado? Assim, é possível afirmar que todo ilícito
configura crime? Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as
missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito.
R. Podemos afirmar que Ricardo praticou um ato ilícito e não crime , e ainda baseado no mesmo caso , que nem todo ilícito configura crime. Assim sendo na esfera civil que é o caso cabe como sanção , indenização.
2) O Direito Penal é uma ferramenta de controle social, na medida que visa coibir
condutas lesivas. Porém, num Estado Democrático de Direito, ainda que num olhar
Garantista a análise do bem jurídico é de suma importância critério limitador do poder
punitivo do Estado. Assim, analisando a função do Direito Penal, marque a opção correta:
a) O Direito Penal visa garantir todos os bens jurídicos, por isso deve ser o mais amplo
possível
b) A pena é uma característica do Direito e, por isso, é definida como sanção em todos os
ramos jurídicos
c) A pena, exclusiva do Direito Penal, como visa ressocializar, seu uso é sempre salutar,
devendo ser utilizada mesmo nos conflitos mais simples
d) Em razão da gravidade da pena, o Direito Penal só deve ser aplicado nos casos de
grave violação nos bens jurídicos de maior relevância
3) Segundo a aula ministrada sobre as fontes do Direito Penal, assinale a alternativa
incorreta:
a)Na ausência de lei penal, o juiz pode usar os costumes para sancionar uma conduta
considerada lesiva
b) Os Estados membros e municípios não podem legislar matéria criminal
c) As medidas provisórias, atos normativos exclusivos do Presidente da República,
embora com força de lei, não são lei, por isso não podem tratar matéria criminal
d) O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a
criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios
de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
CASO CONCRETO 
 DESCRIÇÃO 
Leia o texto abaixo e responda às questões formuladas com base nas leituras indicadas no plano de aula e pelo seu professor. Ricardo, atrasado para pegar seus filhos no colégio, ao pegar seu carro não coloca o cinto de segurança. No trajeto, ainda que dirigindo numa velocidade compatível como local, um policial percebe a ausência do cinto e lhe aplica uma multa. Assim, considerando que Ricardo praticou um ilícito, violando o art. 167 do CTB (lei 9.503/97) é possível afirmar que ele praticou um crime, uma vez que será sancionado? Assim, é possível afirmar que todo ilícito configura crime? Responda de forma justificada com base nos estudos realizados sobre as missões do Direito Penal no Estado Democrático de Direito. 
 
Nem todo ato ilícito é de natureza Penal porque somente são considerados crimes pelo princípio da legalidade aquelas condutas previstas pela Lei penal brasileira , sendo certo que dirigir sem cinto é uma mera infração administrativa.
Não obstante a falha do sistema penal, o mesmo continua a ser considerado um ?mal necessário? à sociedade moderna na medida em que visa, diante da complexidade das situações fáticas delituosas que lhe são apresentadas, exercer um controle social formal e institucional que atenda à toda a coletividade. Neste contexto, diante do Estado Democrático de Direito, baseado na dignidade da pessoa humana, assinale a alternativa correta acerca das missões e características do Direito Penal:
 a)     o Direito Penal visa tutelar todos os bens jurídicos, relevantes ou não, dando uma satisfação e uma sensação de segurança à sociedade;
 b)     o Direito Penal possui como missão a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, sendo, portanto, utilizado como primeira forma de controle social com vistas à máxima repressão das condutas delitivas; 
c)      o Direito Penal tem como fim limitar o poder punitivo do Estado e garantir que o cidadão não sofra arbitrariedades por parte do Estado, o qual sempre deverá agir segundo a lei.
 d) o Direito Penal possui como missão castigar as condutas lesivas e perigosas, excluindo o infrator do convívio social para que a sociedade de bem possa evoluir num ambiente saudável. 
 Resposta C 3) Segundo a aula ministrada sobre as fontes do Direito Penal, assinale a alternativa incorreta:
 a)Na ausência de lei penal, o juiz pode usar os costumes para sancionar uma conduta considerada lesiva
 b) Os Estados membros e municípios não podem legislar matéria criminal 
 c) As medidas provisórias, atos normativos exclusivos do Presidente da República, embora com força de lei, não são lei, por isso não podem tratar matéria criminal
 d) O legislador penal, em atenção ao princípio da intervenção mínima, deverá evitar a criminalização de condutas que possam ser contidas satisfatoriamente por outros meios de controle, formais ou informais, menos onerosos ao indivíduo
 
12thumb_down
irina bergman moreira
há mais de um mês
Não, pois uma conduta , apesar de ser considerada ilícita pode ser atipificada através do princípio da insignificância, que desconsidera crime aquelas condutas com baixo teor ofensivo, que nao tenha periculosidade. Afinal, o direito penal só considera crime condutas contra os bens de maiores importância para o Estado , caso lhes sejam aferidas lesões graves.
 thumb_up3thumb_down
Debora Cristina
há mais de um mês
Nao, pois alem de ilicitos penais existem os ilicitos civis, e mais, estao elencados no nosso Codigo Penal as situações em que recaim os excludentes de ilicitude  CASO FORTUITO OU FORÇA MAIOR, LEGITIMA DEFESA, ESTRITO CUMPRIMENTO DO DEVER LEGAL, EXERCICO REGULAR DE DIREITO .. ALEM DAS PREVISOES ESPECIFICAS NO CASO DE ABORTO
 thumb_up1thumb_down
Lyra
há mais de um mês
o direit penal é a ultima ratio... o direito penal é uma ilha no mar ilicitudes..apenas alguns ilicitos merecem a tutela penal, que é a mais grave!
 thumb_up1thumb_down
Jhonny Silva
há mais de um mês
Primeiro, CRIME OU DELITO e CONTRAVENÇÂO PENAL é uma espécies de infração penal. Quaisquer ações e comportamentos que infrinjam uma lei já estabelecida ela se torna ilícita (O Principio da Legalidade: é garantidor ao indivíduo que somente seja processado e punido se houver lei penal anterior definindo determinada conduta como crime). Então logo, existe fato, típico,antijurídico e culpavel, a culpabilidade na verdade não faz parte da teoria do delito (do fato punível) mais é um fundameto da pena. Se o legislador elaborar um tipo penal sem pena, ainda que o denomine como crime, é natural que se torne insignificante. Delito é o ilicito que a sociedade almeja ver punido com pena e não com qualquer outro tipo de sanção. 
 thumb_up1thumb_down
Fabio Pio
há mais de um mês
Não. Pois o que difere o ilícito Civil do Penal, é a aplicabilidade das penas aos indivíduos, sendo o penal mais rigoroso, pois poderá cercear sua liberdade; ainda que o ilícito é tudo aquilo que é contrário ao Direito. Ex. "Dirigir no Brasil sem cinto de segurança". Isso configura um ilícito mas não um crime, pois a sanção é somente administrativa, que é o pagamento de multa

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais