Buscar

aula 1- TGP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Teoria Geral do Processo 1
1/ Primeiras noções
1.1 Necessidades humanas. Bens da vida. Interesses. Classificações.
- O ser humano precisa de determinados bens para seu desenvolvimento e sobrevivência, esses bens são chamados de “bens da vida”: Ex. alimentos, roupas. Os bens da vida são os bens que se destinam a serem utilizados pelo ser humano, bens que atendem a uma necessidade humana.
- Interesse é a razão, a relação que se coloca entre ser humano e o bem da vida, que pode ser maior ou menor dependendo de seu propósito: Ex. minha bolsa é um bem da vida, se eu a utilizo eu tenho interesse por ela. O bem que importa pra um pode não importar para outro.
- Sujeito do interesse/ titular do interesse: Ser humano
- Objeto do interesse: Bem da vida
- Podemos dizer que o interesse é a posição favorável do ser humano em relação a um determinado bem da vida, de modo a se atender a uma necessidade humana.
--- Classificação dos interesses
- Classificação quanto à razão que se coloca entre o ser humano e o bem da vida: Interesse positivo ou interesse negativo. Positivo quando o ser humano apresenta uma posição favorável a um bem da vida, de modo a atender uma necessidade sua. Negativo quando o ser humano não tem uma posição favorável em relação a um bem da vida, ou seja, na verdade não há interesse pelo bem.
- Classificação quanto à amplitude do interesse: Interesse individual, interesse coletivo ou interesse difuso. Individual quando a relação que se coloca entre o ser humano e o bem da vida é tomada em um aspecto meramente individual. Coletivo quando a relação entre o ser humano e o bem da vida se coloca no contexto de um grupo determinado, definido de pessoas. Difuso quando a relação entre o ser humano, como titular do interesse, e o bem da vida é analisada a partir de um grupo indefinido, indeterminado de pessoas.
1.2 Conflitos intersubjetivos de interesses e formas espontâneas de composição
- Nasce um conflito de interesses quando duas ou mais pessoas têm interesse por um mesmo bem que só pode atender a uma das pessoas.
- Origem mais remota desses conflitos: Escassez, número limitado de bens da vida para um número ilimitado de interesses. Vão sempre surgindo novas necessidades e interesses.
-

Outros materiais