Buscar

4 DIREITO EMPRESARIAL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARIAL IV
	Simulado: CCJ0029_SM_201301761982 V.1 
	Aluno(a): ANTONIO GONÇALVES DE LIMA
	Matrícula: 201301761982
	Desempenho: 0,2 de 0,5
	Data: 03/11/2017 19:20:08 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201302479428)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A recuperação judicial é uma ação que tem por objetivo viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira de uma empresa. Em relação a este instituto, analise as assertivas a seguir. I. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, desde que vencidos. II. Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso. III. O plano de recuperação judicial será apresentado pelo devedor em juízo no prazo improrrogável de 45 (quarenta e cinco) dias da publicação da decisão que deferir o processamento da recuperação judicial, sob pena de convolação em falência. IV. O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a um ano para pagamento dos créditos derivados da legislação do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho vencidos até a data do pedido de recuperação judicial. V. O plano de recuperação judicial não poderá prever prazo superior a 30 (trinta) dias para o pagamento, até o limite de cinco salários mínimos por trabalhador, dos créditos de natureza estritamente salarial vencidos nos três meses anteriores ao pedido de recuperação judicial. Está correto o que se afirma apenas em:
		
	 
	I, II, III e V.
	
	III, IV e V.
	
	I, III e IV.
	
	II, III, IV e V.
	 
	II, IV e V.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301979729)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Armando e Arnaldo, irmãos, constituíram uma sociedade para realizar, por prazo indeterminado, a revenda de peças para automóveis, no entanto a atividade está sendo realizada sem o arquivamento dos atos constitutivos da sociedade no órgão competente. Considerando essa situação hipotética bem como, as normas sobre recuperação judicial, pode-se afirmar:
		
	
	A sociedade apresenta legitimidade para requerer seu pedido de recuperação judicial.
	
	A sociedade não apresenta legitimidade para ter sua falência requerida , diante da insolvência de seus créditos na praça.
	
	A sociedade apresenta legitimidade para requerer seu pedido de recuperação extrajudicial
	
	A sociedade apresenta legitimidade para requerer a falência de um outro empresário que esteja insolvente .
	 
	A sociedade apresenta legitimidade para ter sua falência requerida , diante da insolvência de seus créditos na praça.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201302605592)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paulo ajuizou perante a Justiça do Trabalho reclamação trabalhista visando à cobrança de salários atrasados contra empregador cuja falência veio a ser decretada pela Justiça Comum. A partir desse caso, considere: I. Acolhida a reclamação, o cumprimento da sentença será promovido perante a Justiça do Trabalho, a quem compete promover os atos de constrição e expropriação dos bens do executado, já que os créditos trabalhistas não se sujeitam a concurso. 17 II. É permitido pleitear, perante o administrador judicial, a habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentença. III. Decretada a falência, o cumprimento da sentença proferida na reclamação trabalhista ficará suspenso pelo prazo de 180 (cento e oitenta) dias, após o que poderá ser retomado perante a própria Justiça do Trabalho, independentemente da solução do processo falimentar. IV. O Juízo Trabalhista poderá determinar a reserva da importância que estimar devida na falência, e, uma vez reconhecido como líquido o direito, será o crédito incluído na classe própria. V. A decretação da falência desloca para a Justiça Comum a competência para o julgamento da reclamação trabalhista, por força do princípio da universalidade do juízo falimentar. Está correto o que consta APENAS em
		
	 
	II e IV.
	 
	II e III.
	 
	I e V.
	 
	IV e V.
	 
	I e III.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302749111)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(Juiz TRF/5 2011 CESPE) Uma sociedade limitada, alienante, celebrou contrato de trespasse com uma sociedade anônima, adquirente, e, decorridos três meses, a alienante requereu a própria falência, que lhe foi deferida. Com relação a essa situação hipotética e ao contrato de trespasse como regulado pelo Código Civil, assinale a opção correta.
		
	
	Como o trespasse ocorreu dentro do termo legal da falência, o negócio jurídico deve ser revertido, devolvendo-se o que foi adquirido à massa falida.
	 
	A sociedade anônima pode extinguir sua responsabilidade pelos débitos da falida se depositar no juízo da falência os bens adquiridos e notificar os credores para receber o que lhes for devido por rateio.
	
	Mediante contrato de trespasse, transfere-se ao adquirente uma universalidade de direitos, ou seja, todo o patrimônio da alienante.
	
	Os débitos contabilizados pela sociedade limitada que sejam anteriores ao trespasse devem ser cobrados na falência, não sendo oponíveis à sociedade anônima adquirente.
	 
	Os credores da sociedade falida à época não poderão requerer a ineficácia do trespasse se, demonstrado que foram devidamente intimados da alienação, não tiverem manifestado oposição no prazo de trinta dias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302427352)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A respeito da falência do empresário e da sociedade empresária prevista na Lei nº 11.101/2005, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Na falência, a insolvência do devedor é real, ou seja, o passivo do devedor empresário tem que superar seu ativo.
	
	As sociedades em conta de participação incidem em falência, mas podem requerer recuperação judicial.
	
	O devedor pode apresentar pedido de recuperação judicial no prazo de 15 dias a contar da citação.
	
	Da decisão que decreta a falência cabe apelação.
	 
	A impontualidade do devedor empresário, na falência, somente pode ser comprovada com a certidão de protesto.

Outros materiais