Buscar

Aula 12-tgp

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 12
Aspectos/elementos da jurisdição
Material: Consiste nos poderes de julgar e executar os julgados. Diz respeito ao próprio conteúdo/ matéria da jurisdição.
Formal: Diz respeito à forma pela qual se efetiva a jurisdição.
Processo- meio pelo qual a jurisdição se efetiva. O Estado-juiz só pode dar uma resposta ao autor se houver um processo formal instaurado.
Coisa julgada- Somente a partir dela é que se pode afirmar que o conflito foi resolvido formalmente.
Orgânico: Poder Judiciário.
Jurisdição no Estado Constitucional
Fundamentos. Características e finalidades comuns às diversas funções do Estado Constitucional.
Noções introdutórias
O Estado moderno ou pós-moderno, o Estado em um contexto de Estado Democrático de Direito possui 3 funções: legislativa, que corresponde às atividades exercidas organicamente pelo poder legislativo; administrativa, que organicamente corresponde ao poder executivo; jurisdicional, que organicamente corresponde ao poder judiciário. O Estado moderno surge com o intuito de aperfeiçoar as condições de vida em sociedade, para isso vai executar essas 3 funções.
A função legislativa do Estado trata de elaborar as regras de conduta que se destinam a regular os comportamentos das pessoas em sociedade, além de regular as relações do próprio Estado com as instituições e com as pessoas, bem como trata de elaboras as regras que se destinam a disciplinar os mecanismos de solução dos litígios havidos na sociedade. 
Na função administrativa, o Estado-administração aplica as normas elaboradas pelo legislativo para, assim, gerir, administrar os interesses do Estado e dos cidadãos. Toda conduta do adm. público é vinculada aos termos da Lei, o adm. não faz nada sem uma previsão legal.
Na função jurisdicional, o Estado aplica as normas com a finalidade de compor, dirimir, resolver os litígios.
Jurisdição e legislação: Em regra geral a legislação antecede a jurisdição, mas o contrário pode acontecer pois quando não há uma lei para determinado caso, o juiz tem que decidir assim mesmo em virtude do principio de inafastabilidade. O Estado-jurisdição vai buscar as regras elaboradas genérica e abstratamente pelo legislativo para concretizá-las, particulariza-las ao caso concreto; o papel da jurisdição, como regra geral, é concretizar as normas elaboradas pela função legislativa. 
Jurisdição e administração: Ambas aplicam as normas elaboradas pelo legislativo. A jurisdição tem uma “função julgar”, enquanto a administração tem uma “função administrar”, entre aspas porque, em dados momentos, um realiza o que seria função do outro. A diferença real entre os dois é determinada por fatores como Iniciativa, o administrador tem iniciativa, já o órgão jurisdicionário não, ele precisa ser provocado; a aplicação da Lei, ambos aplicam a Lei, mas comente o julgador tem na aplicação da Lei o próprio conteúdo de sua atuação, já para o adm. a Lei é uma forma de estabelecer um limite à sua atuação; a atuação de cada função, o órgão jurisdicional age com a finalidade de compor, resolver um litigio, aplica a lei para resolver um litigio, enquanto a função adm. aplica a lei para gerir, gerenciar os interesses do próprio Estado, decorrente disso surge o ultimo elemento distintivo entre essas duas funções; o órgão jurisdicional, ao aplicar a norma para compor o litigio, age com imparcialidade, enquanto a adm. vai aplicar a Lei em proveito próprio para que ela possa realizar os seus propósitos.

Outros materiais