Buscar

Aula 20

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classificação sistemática (científica) das ações (demandas). Classificação de Adolf Vach
Relembrando, a ação é o meio pelo qual o autor pede ao juiz a tutela jurisdicional e a obtem. 
Desta forma, a ação deve ser classificada com base na tutela que o autor pediu e obteve do Estado. Sabe-se que o Estado não pode dar ao autor uma tutela diferente da que ele pediu.
Tutela jurisdicional pode consistir numa decisão, numa sentença. Nesse caso haverá uma tutela de conhecimento. Assim, a tutela de conhecimento resulta de um pedido de tutela ao Estado-juiz para que ele profira uma sentença. Essa tutela pode ser meramente declaratória, condenatória e constitutiva. A parte também pode pedir, não que o juiz profira uma sentença, mas que ele pratique atos de execução; nesse caso, essa tutela receberá o nome de tutela de execução ou executiva, ela pode partir de uma sentença proferida no processo de conhecimento, aí será uma tutela de execução por titulo judicial ou pode ser também uma tutela por título extrajudicial. A parte autora também pode pedir medidas cautelares ou preventivas, o que resultará em uma tutela cautelar.
Ordem à autoridade publica resulta em tutela mandamental- Contribuição de Pontes de Miranda para a classificação de Vach.
A classificação da ação será basicamente a mesma da tutela. Dessa forma, há:
Ação de conhecimento: Pode ser meramente declaratória, condenatória, constitutiva.
Ação de execução ou executiva: Poderá ser por titulo judicial ou por titulo extrajudicial.
Ação cautelar: pode ser inicial ou incidental
Ação mandamental
Classificação do processo.
A ação provoca à jurisdição que vai se manifestar por via do processo e, posteriormente, dar a tutela. Para a ação ser outorgada ela precisa de um instrumento, esse instrumento é o processo. Dessa forma, a classificação do processo também é a mesma da tutela e da ação.
Processo de conhecimento: Processo meramente declaratório, processo condenatório, processo constitutivo.
Processo de execução ou executivo: Pode ser por titulo judicial ou por titulo extrajudicial.
Processo cautelar: pode ser inicial ou incidental.
Processo mandamental
A ação de conhecimento é aquele pela qual o autor pede ao Estado-juiz, uma tutela
A ação de conhecimento meramente declaratória é a ação de conhecimento pela qual a parte autora pedi ao Estado-juiz que profira uma decisão que declare acerca da existência ou inexistência de uma relação jurídica ou declare o modo de ser de uma relação jurídica, como a autenticidade ou falsidade de um documento. Então o objetivo dessa ação é obter a certeza jurídica. Essa ação teve origem na obra Da pretensão da mera declaração de Adolf Vach. Diferença entre essa ação e a função consultiva do Estado é que não há litigio nesse segundo, o que há é uma tutela do tipo jurisdição voluntária. Art 19 e 20 do cpc.
Ação de conhecimento condenatória é aquela pela qual a parte autora pede ao Estado-juiz a prolação de decisão que condene o réu a uma prestação de dar, fazer ou não fazer. 
Ação de conhecimento constitutiva é aquela pela qual a parte autora pede ao Estado-juiz que profira uma decisão que, modificando uma situação jurídica em andamento, venha a criar uma nova situação jurídica.
Ação de execução ou executiva é aquele pela qual a parte autora (exequente), pede ao Estado-juiz a pratica, a adoção de atos de execução destinados a concretizar um comando contido numa sentença proferida em uma ação condenatória (execução por titulo judicial), ou ainda, destinada a concretizar um documento ao qual a lei atribua eficácia executiva (execução por titulo extrajudicial).
Ação cautelar é aquela pela qual a parte autora (requerente) pede ao Estado-juiz a prática, a adoção de medidas cautelares ou preventivas, destinadas a resguardá-la de uma eventual demora no processo de conhecimento (ação de conhecimento) ou no processo de execução (ação de execução). 
Ação cautelar pode ser inicial ou incidental 
A ação mandamental é aquela pela qual o impetrante pede ao Estado-juiz que espeça uma ordem dirigida a uma autoridade publica. A liminar que a parte pede nesse tipo de ação é de natureza cautelar e mandamental.

Outros materiais