Buscar

Aula 21

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Das condições da ação
Noções introdutórias e conceituais
Embora a ação seja abstrata, assim é, seja um direito de todos , nem sempre o juiz tem que prestar completamente a tutela pedida, pois as vezes essa se mostra inviável. É necessário analisar os requisitos materiais para saber se pode avançar até o mérito.
As condições da ação são os requisitos que o exercício do direito de ação deve observar para que se profira uma sentença de mérito.
As condições da ação no CPC de 1973
Possibilidade jurídica do pedido: É a condição da ação que diz respeito à pretensão do autor, o pedido do autor deve ser juridicamente possível, algo que o Estado-juiz , em tese, pode atender, que ele não tenha nenhum obstáculo jurídico para atender o pedido
Interesse processual ou interesse de agir: Diz respeito ao interesse na composição da lide pela via adequada.
Legitimidade das partes ou legitimação para agir, qualificação para agir, legitimaxio ad causan: As partes devem ser legitimas, ou seja, o autor (sujeito ativo) deve ser o titular da pretensão contida no litigio; enquanto o réu (sujeito passivo), deve ser o titular da resistência oposta à pretensão na lide, réu deve ser o que efetivamente está reinsistindo à pretensão do autor.
O juiz só poderia partir para o exame do mérito se as três condições estivessem presentes
As condições da ação no CPC de 2015
Interesse processual ou interesse de agir: Não tem interesse de agir quem pede uma tutela relativa a uma ação juridicamente impossível
Legitimidade das partes: 
Da carência da ação
Carência da ação quer dizer que o juiz não examinou ou não resolveu o mérito porque percebeu que faltava alguma condição da ação. Não foi uma tutela completa.
Da cumulação de ações.
Noções introdutórias e conceituais
Duas ou mais ações podem se cumular em um único processo, resultando na cumulação de ações ou cumulação de pedidos
Requisitos de cumulação da ação
Compatibilidade entre os pedidos: Os pedidos que vão dar origem à cumulação devem ser compatíveis ou devem ter uma relação entre si. 
Identidade de competência do juízo: O juiz competente deve ter competência para ambas as ações.
Identidade de procedimento: O procedimento para ambas as ações deve ser o mesmo. No entanto, se as ações tivessem procedimentos diferentes, mas a parte autora quiser usar um procedimento comum para ambas as ações é permitido.

Outros materiais