Buscar

APOL 1 Juliana Setembro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APOL 1 – Comunicação Organizacional/ Sistemas de Informações Gerenciais 
Questão 1/5 - Comunicação Organizacional
Realize a leitura do trecho abaixo:
O processo de comunicação, apesar de ser complexo, possui relevância fundamental nas organizações contemporâneas. Dentro de uma empresa a comunicação está inserida no desenvolvimento das atividades, sendo necessária no planejamento, implementação e avaliação de cada atividade. Por isso a comunicação nas organizações pode ser observada em diferentes níveis: intrapessoal, interpessoal, organizacional e tecnológico. Em relação aos níveis de comunicação, avalie as afirmações a seguir:
I Na comunicação intrapessoal o emissor e receptor da mensagem são a mesma pessoa. Ela ocorre no íntimo de indivíduo, ou seja, é subjetiva. Para que o indivíduo tenha boa convivência com os demais colegas no ambiente de trabalho ele deve compreender que a comunicação intrapessoal é um processo de reflexão e discussão interior que dará embasamento a este indivíduo para melhor lidar com as ações e comportamentos.
II A comunicação interpessoal engloba a comunicação direta entre com uma ou mais pessoas. Tem-se a análise da comunicação entre os indivíduos, as intenções e expectativas diante das demais pessoas envolvidas. Neste tipo de comunicação também é possível perceber como as pessoas se afetam mutuamente.
III A comunicação organizacional trata do uso do computador e da internet para que ocorra a interação entre o indivíduo com as demais pessoas que estão fora da organização que este indivíduo atua profissionalmente. Por meio da comunicação organizacional tem-se a internet como base para o plano de comunicação da empresa.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	I, apenas.
	
	B
	II, apenas.
	
	C
	III, apenas.
	
	D
	I e II, apenas.
	
	E
	II e III, apenas.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Observe a charge a seguir:
FONTE: https://portfeevale2012.wordpress.com/page/2/. Acesso em 09/07/2017.
Cada ocasião enfrentada pelas pessoas no seu dia-a-dia acaba exigindo que estas utilizem uma linguagem diferente. Neste sentido, para que haja efetividade na comunicação, emissores e receptores devem considerar o nível de linguagem, isto é, a adaptação da mensagem de acordo com o grupo social em que se está inserido.
Considerando a charge e o conteúdo sobre os níveis de linguagem apresentado na Aula 01 da disciplina de Comunicação Organizacional, pode-se afirmar que a charge ilustra uma situação de uso da linguagem:
	
	A
	Coloquial ou popular.
	
	B
	Gíria.
	
	C
	Culta ou padrão.
	
	D
	Regional.
	
	E
	Vulgar.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
No contexto organizacional contemporâneo, a informação, e a sua utilização, passou a ter um papel de destaque nas ações e nas estratégias de empresas de todos os setores. Neste sentido, e a partir dos conteúdos vistos em aula e no material didático, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para Verdadeiro e F para Falso:
( V ) As tecnologias digitais influenciaram a forma de fazer gestão nas empresas contemporâneas ao transformarem informações em registros digitais, que podem ser processados eletronicamente.
( F ) As informações digitais aumentam a eficiência organizacional e melhoram os processos de negócios, aumentando o volume de tarefas manuais repetitivas para os processos de registro e armazenagem de dados e informações.
( V ) Os formatos digitais da informação facilitam a sua transferência e gestão dentro das empresas, mas, mesmo assim, a informação só é útil quando chega até as pessoas que delas precisam na hora certa.
( V ) A capacidade de comunicação efetiva nas organizações, o que facilita a circulação das informações, é resultado de interação entre pessoas, computadores, softwares e redes de comunicação.
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V; V; F; V;
	
	B
	V; V; V; F;
	
	C
	V; F; V; V;
	
	D
	F; V; V; V;
	
	E
	F; F; V; V.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
Leia o texto a seguir, o qual aborda sobre o histórico da comunicação organizacional.
Podemos dizer que, desde que as civilizações humanas estruturaram empresas e outros tipos de organizações profissionais, houve comunicação entre as pessoas que faziam parte dessas estruturas. Afinal, comunicar-se é condição fundamental para o ser humano.
Traçar um apanhado histórico de documentos que podem ser enquadrados como comunicação organizacional é tarefa complexa. No entanto, do ponto de vista do que se convencionou chamar de Relações Públicas podemos considerar como marco:
	
	A
	No século IV a.C., quando Aristóteles descreveu a ação comunicacional em A Retórica.
	
	B
	A eclosão da Primeira Guerra Mundial, com as discussões sobre estratégia.
	
	C
	A proliferação dos regimes de ultradireita na Europa e no Brasil, que utilizavam a propaganda oficial para manipular o povo.
	
	D
	A contratação de um escritor, no século XVIII, para traçar estratégias de comunicação para a emancipação dos EUA.
	
	E
	A contratação de um designer, no século XIII, para traçar estratégias para a emancipação da Inglaterra.
Questão 5/5 - Comunicação Organizacional
Sobre os elementos da comunicação, analise as seguintes situações: 
- Um jurista é convidado a palestrar em um congresso de Medicina para falar de implicações legais de determinados atos médicos. Sua linguagem é recheada de termos jurídicos, expressões em latim e palavras difíceis. Mesmo sendo considerados muito cultos para os padrões sociais vigentes, vários médicos participantes do congresso não conseguiram compreender na totalidade os temas abordados pelo palestrante;
- Um jovem estudante universitário tem um artigo científico aprovado para um congresso nacional e é convidado a apresentá-lo. O congresso acontece em outro estado. A linguagem utilizada pelo estudante em sua apresentação é composta por gírias e regionalismos, de modo que muitas das pessoas presentes ao congresso não puderam compreender o conteúdo em plenitude.
Podemos dizer que, nos dois casos, houve ruídos na comunicação, pois os públicos não foram impactados da forma como os emissores pretendiam.?Isso ocorreu porque:
	
	A
	O referente (contexto) não era adequado à mensagem.
	
	B
	Emissor e receptor não partilhavam do mesmo código.
	
	C
	O canal utilizado não foi o mais adequado.
	
	D
	Emissor e receptor não estavam preparados para uma exposição tão rica em detalhes.
	
	E
	O canal utilizado não foi o mais adequado e o emissor estava preparado para se fazer entender em todas as opções.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais